Windows 10 e Directx12, o que esperar deles?
A Microsoft anunciou no final do ano passado que já estava desenvolvendo o novo Windows, que foi batizado como Windows 10. Recentemente também revelou que estava desenvolvendo uma nova plataforma, o DirectX, que é responsável pela plataforma 3D e leitura, trabalhando em conjunto com sua placa de vídeo.
Com lançamento previsto para este ano (entre outubro e novembro), veja o que podemos esperar dos novos sistemas:
Windows 10

Novo Menu iniciar que preserva um pouco dos menus antigos e também trás itens do Windows 8.1
O novo sistema operacional promete ter uma mistura de tudo de bom já feito pela Microsoft até então. Uma das coisas das quais os clientes mais reclamaram foi a falta da presença do menu Iniciar, presente até a versão do Windows 7. Com a nova versão do sistema, devem retornar o item clássico, área de trabalhos múltiplas e uma plataforma unificada. Ou seja, o sistema que você mexer no computador será o mesmo no seu tablete, celular, smartphone e até mesmo notebook!
Além destas vantagens, o novo sistema deve ter integração com os consoles da Microsoft, como o Xbox One, ou seja, você poderá deixar o seu console ligado e jogar usando o Windows, lembrando que o jogo não estará rodando fisicamente no seu Windows e sim no console. O Windows apenas usará o sistema do Xbox para retransmitir o jogo.
DirectX 12

DirectX 12 já tem apoio das principais empresas de hardware.
Todas as placas de vídeo atualmente no mercado precisam se comunicar com o sistema operacional. No Windows quem faz esse papel é o DirectX. Ele é o grande responsável por conseguir tornar as coisas “mais bonitas” no Windows. Desde que foi lançado teve diversas versões e até o momento está na Versão 11.
Para conseguir um desempenho melhor em jogos, o DirectX “descomplica” a comunicação do Windows com o processador, afim de aproveitar melhor os gráficos dos jogos.
Com o novo Windows deve vir a nova plataforma do DirectX, a versão 12. Porém, com essa atualização a maioria das placas de vídeo devem perder a compatibilidade. Entre algumas das melhorias está o baixo consumo de processamento, melhor uso do hardware da máquina e comunicação direta com os aplicativos em uso.
O que podemos esperar?
Vamos esperar para ver como serão as novas ferramentas apresentadas. Esse novo Windows promete muitas ferramentas incríveis e o programa de teste do sistema operacional já está aberto, apesar de ter algumas pequenas restrições, mas que já podem ser usadas (necessita de cadastro na Windows Partnership Program): http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/preview-iso
Deixo aqui também um vídeo do anuncio oficial do novo Windows (infelizmente apenas em Inglês, mas acredito que já tenha versões legendadas): https://www.youtube.com/watch?v=NfveyXCsiA8
Sobre o autor
Karlos Jardel é instrutor na Vila Formosa, trabalha como instrutor a mais de 3 anos e também já trabalhou com consultoria de Marketing durante 5 anos e design durante 3 anos. Atualmente leciona informática e hardware.