anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Windows 10 – Conheça o mais novo Sistema Operacional da Microsoft!

Fala galera, beleza?! Ansiosos para o lançamento do Windows 10? Eu também estou! E pra acalmar um pouco nossos ânimos, trouxe hoje pra vocês um post contando um pouco sobre algumas das muitas novidades do novo SO da Microsoft, o Windows 10. Então vamos lá!

Windows 10 logo

Windows 10? E cadê o Windows 9?!?

No dia 30 de setembro de 2014, a Microsoft anunciou oficialmente o lançamento do Windows 10. Mas por quê Windows 10 e não Windows 9? Este foi o primeiro rumor que surgiu referente ao lançamento do novo SO. Com o Windows 10, a Microsoft “pulou” um número na sequência das versões de seus sistemas operacionais. Esse, por exemplo, era chamado de “Windows 9” até uma semana antes do lançamento oficial.

“Quando você vir o produto em sua integralidade, eu acredito que você irá concordar conosco que esse é o nome mais apropriado”

– Terry Myerson, chefe da divisão de Windows na Microsoft, durante o evento de apresentação.

Então pode-se concluir que o “10” foi apenas uma jogada de Marketing para chamar a atenção dos consumidores…

E caso queira experimentar a versão para testes do Windows 10, basta clicar neste link: https://insider.windows.com/ e baixar a mais nova versão do Windows 10. Lembrando, a Microsoft aconselha à quem deseja utilizar a versão de testes do novo SO que a instale em um segundo computador, pois ainda podem haver alterações no sistema e pode ser prejudicial para seu PC.

 

Novidades do Windows 10

Bom, sabemos quando foi anunciado, sabemos também o por que será chamado de Windows 10 mas… o que muda? Quais são as inovações que o novo SO trazem para seus usuários?! É sobre isso que falaremos agora e, para isso, preparei uma lista de mudanças que mais chamaram a atenção no lançamento do Windows.
A primeira delas e a mais notável é sem dúvidas a volta do botão Iniciar na barra de tarefas, aquele onde nas versões anteriores como a do Windows 7, clicávamos para acessar nossos arquivos e até para desligar o computador. Com o novo Windows, será possível ter acesso à essas ferramentas como antigamente, e teremos outra novidade, os aplicativos como “Notícias”, “Loja” e “E-mail” também aparecem em destaque ao clicar no botão do menu iniciar! Isso promete trazer mais praticidade para os usuários que querem ter contato direto com as novidades podendo ser alteradas facilmente. Veja como na imagem a seguir:

Interface nova do Windows 10

 

Outro ponto que teve destaque com a chegada do novo sistema foi a implantação do assistente pessoal “Cortana”, que funciona basicamente como o Siri da Apple, que através de comandos de voz abre por exemplo músicas, aplicativos e e-mails. Na versão para testes, o sistema ainda apresenta algumas falhas, porém a Microsoft deve investir no Cortana e trazer total funcionalidade para este novo e excelente recurso.

Windows 10 - Cortana

 

Outro tópico interessante, porém não deveria ter tanta importância assim, é o modo como os aplicativos serão abertos no novo Windows. Nas versões do Windows 8, a Microsoft recebeu muitas críticas sobre isso em relação a quando se abria um aplicativo no Windows como por exemplo as “Notícias” automaticamente a janela já se abria em tela cheia tampando toda a tela do PC, ou seja, caso quisesse trabalhar com outros aplicativos ao mesmo tempo, era necessário alternar entre as janelas o tempo todo. Na nova versão é possível abrir os aplicativos em modo janela, podendo maximizá-los ou não, e também alterar a largura ou comprimento da janela. Novidade que voltou para agradar os usuários. 😉

Windows 10 - navegabilidade entre aplicativos

 

Outra novidade muito interessante é a chegada das “Multi desktops” ou “Múltiplas áreas de trabalho”. O usuário do Windows 10 vai poder criar áreas de trabalho adicionais e colocar um grupo de aplicativos em cada uma delas. Bastará um clique para alternar entre essas áreas virtuais. É um recurso que existe há anos em sistemas operacionais como Linux e OS X.

Windows 10 - Multi desktops

 

E para finalizar, o adeus ao nosso “querido” Internet Explorer. Com a chegada do Windows 10, a Microsoft também idealizou um novo projeto, que se chama “Project Spartan”, no qual para trazer uma nova cara para o Sistema Operacional, a Microsoft desenvolveu um “novo” browser, o Spartan. Fala-se muito sobre o novo navegador da empresa, já está sendo muito aguardado com o lançamento da versão oficial do Windows 10.

Windows 10 - Spartan

E quando poderemos adquirir o novo S.O? Segundo a empresa, a versão oficial do Windows 10 estará disponível à partir do segundo semestre deste ano. Então, só nos resta aguardar e já ir nos socializando com a versão para testes do sistema. Para mais desta e outras novidades, fique ligado no nosso blog!

 


 

10157260_1402681770005951_3254886618967700468_n

 Sobre o Autor

Bom galera, sou o instrutor Felipe Matheus, tenho 19 anos e ministro aulas de Informática e Hardware em Mogi das Cruzes. Sou apaixonado por futebol, vídeo games e filmes de ação, especialmente por Velozes e Furiosos 😉 . Espero que tenham gostado do post e aguardo vocês no próximo!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Tutorial de GameMaker
GameMaker – Como fazer um objeto andar? Olá pessoal! Tudo bem com vocês?  Hoje trago um