anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Você sabe qual é sua velocidade da sua internet? Aprenda conosco!

O Brasil fechou o ano de 2011 com 79,9 milhões de pessoas com acesso à internet, segundo relatório divulgado, hoje, pela empresa Ibope NetRatings, segundo informações  no site  infoline.

Entenda como funciona o cálculo da sua velocidade real

A velocidade informada no plano adquirido, não é sua velocidade real. Fique atento!
O provedor anuncia e vende um valor fechado, pré determinado e fixo, como o valor a ser pago mensalmente. Além de altas taxas de transferência.

Em média, usamos 10% da  velocidade  contratada, mais  precisamente, ao contratar  um plano não levamos em conta  os Bits e Bytes, por exemplo descobre-se que 1 megabit, por exemplo, é o equivalente a 124 kilobytes por segundo (KB/s), ao  efetuar  um download.

Portanto, há diferenças entre a velocidade contratada e a efetivamente utilizada.
Isso ocorre porque, no caso das conexões domésticas, existe o compartilhamento da rede.  Ainda, nos momentos de maior demanda da rede de dados, a velocidade obtida é sempre menor do que a contratada. E isso vale qualquer tipo de serviço relacionado ao uso da internet, banda larga – independente da tecnologia utilizada: seja Speedy, Virtua da Net, Velox ou qualquer outro produto.

Há mais um fator que influencia a velocidade de tráfego: a distância da sua casa até a central de distribuição mais próxima e a presença ou ausência de dispositivos que amplificam o sinal em sua região.  Informações desanimadoras? Nada, logo abaixo aprendermos como ficar de olho na velocidade e garantir o serviço contratado.

Aprendendo a identificar sua real velocidade!

É necessário fazer um teste em sua conexão. Essas medições vão ajudar você a constatar se a velocidade da sua internet está dentro do limite contratado. Você pode encontrar diversos serviços on line que possam medir sua velocidade, mas o speedtest.net é o mais famoso e preciso. Também tem  facilidade  para  analisar  as  informações após alguns cliques.

 Ao acessar a página, você encontra o seguinte:

Iniciando Teste

O aplicativo mostra sua localização pelo IP de sua conexão, informa o servidor mais próximo, ajudando na exatidão dos dados fornecidos.

Para começar o teste clique sobre o botão “INICIAR TESTE”.

Primeiro é medido o ping da conexão (é um utilitário para testar a conectividade entre equipamentos. Seu funcionamento consiste no envio de pacotes para o equipamento de destino e na “escuta” das respostas. Se o equipamento de destino estiver ativo, uma “resposta”, o “pong” – uma analogia ao famoso jogo de ping-pong – é devolvida ao computador solicitante. Fonte: Wikipédia).

Velocidade atual

Velocidade atual

Nesta medição acima, a velocidade paga é de 100 Mega, mas, como o computador esta em rede e outras pessoas estão utilizando, neste momento estamos recebendo apenas 87 Mega.

DICA: Se você quer uma medição precisa, retire todos os equipamentos da rede e teste em um só micro, nada de roteador, hub e switch.

Após o teste de ping, o serviço fará a medição da velocidade de download (velocidade para baixar as informações) e, logo em seguida, a velocidade de upload (velocidade de carregamento das informações).

Velocidade atual

Velocidade atual

Após verificar qual sua velocidade real, você pode entrar em contato com a prestadora de serviço, questionar a respeito da velocidade contratada ou simplesmente constatar que a velocidade está de acordo com o plano adquirido, por isso, é importante ter conhecimento do contrato de serviço.

DICA: Caso encontre alguma irregularidade – e nenhuma prestatividade da operadora – procure o PROCON e a Anatel, para interceder por seus direitos.

Neste site você também pode se cadastrar, no mesmo local que apresenta o resultado de ping, download e upload, há uma área em que você pode informar seu e-mail, conforme a imagem abaixo:

Cadastro

Cadastro

Qual a vantagem de se cadastrar? Você pode garantir medições diárias e depois fazer comparações de como anda o seu serviço de internet. Basta preencher as informações solicitadas, clicar no botão enviar e a seguinte tela carregará:

Dados de Registro

Dados de Registro

Após o preenchimento, uma mensagem será exibida: você deve fazer a confirmação do cadastro em seu e-mail:

Confirmação por email

Confirmação por email

Agora, poderá usufruir da área reservada, onde encontrará gráficos, análise de Upload e Download, servidores disponíveis para medição.

Resultados

Resultados

Antes de ligar para sua operadora solicitando suporte – que muitas vezes é demorado e/ou ineficiente – certifique-se  de sua velocidade de internet, se há algum problema, de fato ou se pode ser algo físico, em seu próprio computador.

Tudo feito corretamente, agora você já pode garantir a qualidade do seu serviço e seus direitos como consumidor!

Aprenda, pratique, produza! Aguardem mais uma de nossas postagens.

Próximo

Postado por