anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Você fala Espanhol ou Castelhano??

Quando se fala sobre a língua Espanhola, sempre pensamos sobre a língua oficial da Espanha. Espanhol (ou Castelhano), porém, não é a única língua falada na Espanha. Mas antes de falarmos sobre esse assunto, temos que ter uma pequena ideia de como a Espanha foi formada.

A região onde hoje se compreende a Espanha, conhecida na época como região Ibérica, era habitada por diversos povos. Em um certo ponto da história, esses povos decidiram unificar suas terras a fim de evitar conflitos, originando assim o Reino de Espanha. Nessa união foi eleita a língua oficial do reino, o idioma do povo que possuía o maior território, o reino de Castela, cujo idioma era o Castelhano. Entretanto, as línguas dos outros reinos não foram extintas, mas sim adotadas como línguas co-oficiais. Entre essas outras línguas da Espanha podemos citar o Galego, o Basco e o Catalão.

“Então, se eu quiser ir à Espanha preciso saber outras línguas além do Espanhol?”

Claro que não! Todas estas outras línguas “extra-oficias” da Espanha têm traços similares. Portanto, quando alguém diz que sabe falar “Espanhol”, entendemos que essa pessoa também fala esses outros idiomas.

 

Então quer dizer que existe também uma diferença quando eu falo “Espanhol” e “Castelhano”?

Na verdade não. As duas palavras levam ao entendimento da mesma língua. A diferença entre dizer que você fala Espanhol ou Castelhano é meramente política. Alguns países preferem dizer que falam Castelhano, pois dizer que se fala Espanhol, os remete ao período colonial. Na América do Sul é muito usado o termo Castelhano. Já em países que fazem fronteira com nações que têm como língua materna o Inglês, é comum o uso do termo Espanhol. Dentro da própria Espanha também se usam os dois termos, sendo que Castelhano é fortemente usado na região norte.


Valter de Araújo, teacher de inglês, Espanhol e Especializações.

Próximo

Postado por