anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Você fala Espanhol ou Castelhano??

Quando se fala sobre a língua Espanhola, sempre pensamos sobre a língua oficial da Espanha. Espanhol (ou Castelhano), porém, não é a única língua falada na Espanha. Mas antes de falarmos sobre esse assunto, temos que ter uma pequena ideia de como a Espanha foi formada.

A região onde hoje se compreende a Espanha, conhecida na época como região Ibérica, era habitada por diversos povos. Em um certo ponto da história, esses povos decidiram unificar suas terras a fim de evitar conflitos, originando assim o Reino de Espanha. Nessa união foi eleita a língua oficial do reino, o idioma do povo que possuía o maior território, o reino de Castela, cujo idioma era o Castelhano. Entretanto, as línguas dos outros reinos não foram extintas, mas sim adotadas como línguas co-oficiais. Entre essas outras línguas da Espanha podemos citar o Galego, o Basco e o Catalão.

“Então, se eu quiser ir à Espanha preciso saber outras línguas além do Espanhol?”

Claro que não! Todas estas outras línguas “extra-oficias” da Espanha têm traços similares. Portanto, quando alguém diz que sabe falar “Espanhol”, entendemos que essa pessoa também fala esses outros idiomas.

Bandeira da Espanha (Foto: Freepik)

Então quer dizer que existe também uma diferença quando eu falo “Espanhol” e “Castelhano”?

Na verdade não. As duas palavras levam ao entendimento da mesma língua. A diferença entre dizer que você fala Espanhol ou Castelhano é meramente política. Alguns países preferem dizer que falam Castelhano, pois dizer que se fala Espanhol, os remete ao período colonial. Na América do Sul é muito usado o termo Castelhano. Já em países que fazem fronteira com nações que têm como língua materna o Inglês, é comum o uso do termo Espanhol. Dentro da própria Espanha também se usam os dois termos, sendo que Castelhano é fortemente usado na região norte.


Valter de Araújo, teacher de inglês, Espanhol e Especializações.

Próximo

Postado por