Você é um Peopleware?
Estamos na era da informação rápida, da informação precisa e de sistemas que cada dia mais automatizam e facilitam nossas vidas.
A tecnologia fica cada vez mais ousada, hoje aplicativos conectado a utensílios domésticos, a tvs, câmeras, terminais de autoatendimento vem possibilitado captura, compra, processamento de informações, armazenamento e resultados eficazes, intimamente ligados a uma mudança de comportamento por parte de seus usuários. Lembrando que, os sistemas por si só não são a solução para os problemas das organizações e das pessoas.
Daí a essencialidade do termo Peopleware (Tradução crua: People = Pessoa Ware = Mercadoria), estranho?!! Melhor continuar com o termo em inglês sem análise de etimologia e traduções que podem nos confundir…
… O termo PEOPLEWARE é relativo à pessoas que utilizam o Hardware e o Software, inserindo ou retirando informações do sistema. Alguns exemplos de Peopleware são os Usuários (com conhecimento limitado), Digitadores (são ágeis, rápidos e dinâmicos), Operadores (um usuário profissional), Analista de Sistema (é contratado para analisar a situação de uma empresa ou local e propor às devidas transformação na parte técnica. Sugere a implantação ou não de uma rede, Internet, servidores, quais os softwares utilizar, etc.), Programador (tem como principal função projetar e elaborar os programas necessários para seu cliente ou empresa onde trabalha).
Melhor definição: Peopleware é a parte humana que se utiliza das diversas funcionalidades dos sistemas Computacionais, seja este usuário, um analista de sistema ou até mesmo um simples cliente que faz uma consulta em um caixa eletrônico da rede bancária, bem como uma atendente de um supermercado.
Os sistemas de hardware e software têm evoluído de uma forma tão rápida que os processos se tornaram cada vez mais automatizados e simplificados. Apesar de os sistemas evoluírem muito depressa e automatizarem cada vez mais as nossas atividades diárias, o peopleware interage com estes sistemas, evoluem de forma mais lenta que a demanda de mercado e de serviços. Assim, percebemos que cada vez mais há a necessidade de integração entre hardware, software e pessoas (peopleware).
Nas empresas, as políticas de RH têm papel fundamental na determinação da cultura do peopleware. As pessoas precisam se sentir familiarizada com o sistema e entender que são parte de uma nova cultura e que torna-se questão de sobrevivência o relacionamento diário com as automações de suas rotinas, onde o melhor software manuseado por Peopleware má qualificado não terá a produtividade esperada pelos seus desenvolvedores.
Portanto, nesse mundo tecnológico o ser humano tem um espaço mais exigente, onde adequações e mudanças relacionadas ao mercado de trabalho principalmente, faz com que este termo Peopleware torna-se cada vez mais comum no dia-dia, seja na produção do pãozinho na padaria através de um forno elétrico totalmente automatizado, ao programados responsável pelo desenvolvimento do software que gerencia a temperatura e outras funções no forno. Seja qual for a sua função, se estiver ligado a tecnologia… Sinta-se um Peopleware!!