anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Vírus

Vírus: o que são e como agem?

malware-types

Desde sempre aprendemos que na internet existem vírus. Mas o que são esses vírus?

Na verdade, vírus é o nome comum que a gente costuma falar, mas o correto a se falar é Malware, que não são nada mais e nada menos do que comandos programados para executar alguma ação para atingir os usuários de computadores.

Como o próprio nome remete aos vírus biológicos, eles funcionam mais ou menos da mesma forma, se propagando para infectar o maior número de dispositivos, tentando encontrar falhas de segurança do sistema para que assim, possa atacar.

 

Mas o que um vírus pode fazer no meu computador?

Bom, é difícil saber exatamente o que eles fazem, até porque nem todos são programados para executar a mesma função. Eles podem deixar o computador lento, podem alterar arquivos, capturar informações e até mesmo impedir que seu computador entre em alguns sites específicos.

Os primeiros vírus eram desenvolvidos em linguagens de programação como o Assembly. Já hoje, existem até ferramentas que ajudam na criação. Antigamente, os vírus tinham a propagação muito limitada, pois eram transmitidos através de disquetes contaminados (Sim! Disquetes! Isso não é uma tecnologia que está muito longe do nosso presente não!) que eram colocados em máquinas.

Hoje em dia com a internet, os vírus se propagam de uma maneira bem maior, pois todos os computadores estão interligados através dela, então para a contaminação eles exploram vários tipos de entradas como falhas de segurança, mais conhecida por Bugs, eles procuram alguma falha na segurança para que possam se infiltrar e assim atacar. Também se propagam por e-mails, convencendo o usuário a executar algum arquivo ou baixá-lo para o computador. Caso o usuário o faça, seu computador será infectado.

Como sabemos, existem vários tipos de Malwares, mas você conhece o nome e o que cada um deles pode fazer? Então listarei alguns aqui para que vocês possam entender como cada um se comporta em nosso computador.

 

Cavalo de tróia (trojan)

3d white person. Antivirus metaphor. Knight fighting worm virus. 3d image. Isolated white background.

Esse daqui é bem conhecido pelo nome, pois como a história esse vírus se passa por um outro tipo de arquivo, podemos baixar ele pensando ser uma outra coisa mas quando na verdade é um desses cavalos de tróia. Ele fornece acesso remoto após ser infectado, mas também pode capturar dados dos usuários para mandar para outra máquina. Louco, né?

 

Worm

worm_Vector_Clipart

Esse vírus é mais inteligente que os demais, porque ele pode se propagar muito rapidamente pela internet. Para que ele funcione ele precisa meio que de um “consentimento” do usuário, ou seja, se você receber um e-mail e executar um dos arquivos que contenha o worm, ele irá infectar o seu computador de uma maneira muito discreta, procurando falhas no seu sistema.

 

Spyware

Basic RGB

Como o próprio nome diz, ele é um programa que espiona os usuários, capturando informações para serem transmitidas pela internet, isso pode ser desde dados de navegação como senhas. Eles se propagam por meio de softwares, eles são embutidos e oferecido como um tipo de freeware ou shareware.

 

Keylogger

wifime_wifi_ladrao

São pequenos aplicativos que vem junto com algum vírus, spyware ou softwares e tem a função de capturar tudo que for digitado pelo usuário, é um meio que hackers usam para conseguir diversas senhas. (Ficou com medinho né?)

 

Hijacker

20150709155919559e29d7047ab

Esse daqui é um dos que mais vemos por ai, eles meio que “sequestram” o nosso navegador, modificando nossa página inicial, instala barra de ferramentas que não sabemos de onde vem, abrem janelas novas sem que a gente autorize, e o pior de tudo, é que nos impede de desinstalar e modificar o que foi alterado por ele, um que você pode ter em seu computador e não sabe é o famoso HAO123, que por mais que tentemos desinstalar ele persiste em ficar no nosso navegador.

 

Combate ao vírus

Enfim, como existem antivírus para combater essas “pragas”, existem também os falsos antivírus, normalmente aparece na sua tela uma mensagem que foram encontrados não sei quantos mil vírus, se você clicar na janela, você será redirecionado para um site e baixar um software que se passa por um antivírus, ao baixa-lo ele finge executar uma varredura e encontra muitos vírus, oferece a retirada dos vírus mediante a um pagamento. Para que não tenhamos problemas com isso, é aconselhável baixar antivírus conhecidos, aqui vai uma pequena lista de alguns deles:

– AVG

– Avast

– Microsoft Security Essentials

– Norton

– Panda

– Avira

– McAfree

Então, é sempre importante prestar atenção no que executamos nos nossos computadores, se realmente é um arquivo de uma fonte confiável, até porque, até mesmo um pendrive infectado pode passar vírus para a sua máquina. Então vamos ter cuidado com o nosso PC, dor de cabeça por algo que foi avisado é horrível. Enfim, até a próxima galera!image001


10704142_941771905839024_462199313259443897_n

Oi galera, meu nome é Kayne Oliveira, sou instrutora de informática em Taboão da Serra há dois anos. Nas horas vagas, gosto de ler, assistir Hora de Aventura e Steven Universo (Pokémon também), adoro cinema e filmes de super-heróis. Sou apaixonada por vídeo games antigos.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

post-montar um pendrive de boot
Corrigindo Pen Drive afetado por vírus!
Vírus! Todos sabemos como um vírus pode prejudicar o nosso computador e atrasar o nosso