anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Vírus no navegador

Vírus no navegador? Essa é nova, não é não? Esse post chegou para salvar a sua vida, baseado em experiências vividas resolvi compartilhar com vocês informações que irão auxiliar na remoção dessas pragas virtuais.


 Sou a Instrutora Renata dos Santos da escola Microcamp Praia Grande e irei compartilhar com vocês a minha experiência em relação a vírus no navegador, caso queira entrar em contato comigo deixe uma mensagem no campo de comentários no final da página ou acesse meu Blog ou perfil no Facebook.


FIGURA01

POR ONDE COMEÇAR?

Primeiramente vamos entender o que é um vírus. Trata-se de programas mal-intencionados que visam roubar informações ou forçar determinadas ações no seu computador. Na maioria das vezes o intuito do vírus é apenas lucrar e não danificar o seu computador.

COMO SE PEGA ESSE VÍRUS?

FIGURA02

Imagine um computador que acabou de ser formatado e assim que você acessa uma página da internet ele mostra diversas propagandas “duvidosas”, já imaginou?

Nesse momento você se questiona, como pegou esse vírus? Muitas vezes esse tipo de vírus aparece de forma sutil no momento em que você está instalando um programa, o programa solicita que instale um plugin ou uma barra de ferramentas e junto esse tipo de propaganda é habilitada.

COMO IDENTIFICAR?

FIGURA03

Os primeiros indícios de que o seu computador possa estar infectado é a lentidão, causada por vários processos sendo executados por esse programa.

Algumas vezes são abertas páginas que não solicitamos e também são apresentadas mensagens de erro com muita frequência, pois afinal o programa fica executando sem o usuário perceber vários processos para que seja possível roubar as informações.

No nosso caso, vamos abordar um vírus específico de navegador. Aquele vírus incômodo que espalha falsas propagandas em todas as páginas que você visitar.

Note que toda a página que abrir, aparecerá propagandas de como ganhar dinheiro fácil e rápido, como trabalhar em casa, ou até mesmo abrir várias vezes páginas de horóscopo, como demonstra a Figura 01.

FIGURA04

E AGORA COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA?

FIGURA05

Calma, não se desespere, lembrando que o vírus é um programa (software) que realiza configurações que não são solicitadas. Para resolver, basta desfazer as configurações feitas por ele.

A modificação é realizada nas extensões do navegador, portanto, basta desativá-la e os sites voltarão a aparecer normalmente sem as propagandas indesejadas.

No navegador Google Chrome, essa configuração poderá ser feita no ícone de ferramentas que se encontra no canto superior direito, escolher a opção Ferramentas e em seguida escolher a opção Extensão como demonstra a Figura 02, como indica a seta vermelha.

FIGURA06

Feito isso, basta desativar ou até mesmo excluir todas as extensões que julgar suspeitas, clicando no botão desativar ou no ícone da lixeira, como demonstra a Figura 03.

FIGURA07

Caso seu navegador seja o Internet Explorer, clique na opção Ferramentas (ou ícone em forma de engrenagem, dependendo da versão) e escolha a opção Complemento como demonstra a Figura 4.

FIGURA08

Aparecerá uma janela, onde basta selecionar a extensão “suspeita” e clicar em desativar, como demonstra a Figura 5.

FIGURA09

Com essa configuração seus problemas irão acabar, basta desabilitar tudo que for suspeito e aproveitar uma navegação limpa e livre de anúncios indesejados.

Espero que tenham gostado! Clique, curta e compartilhe para que seus amigos também saibam como se livrar desse problema, não se esqueça de postar aqui os seus comentários e sugestões para o próximo posts.

Até mais!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Vírus
Vírus: o que são e como agem? Desde sempre aprendemos que na internet existem vírus. Mas o