Validação de dados – Protegendo seus dados no Excel
Este post aborda sobre uma ferramenta do Excel que se chama validação de dados. É um recurso muito interessante que tem a função de restringir as informações da sua tabela.
Para entendermos melhor: imagine que tenha uma tabela de notas dos alunos e nessa tabela na coluna das notas, você queira criar uma regra: o professor só poderá inserir informações de 0 até 10, ou seja, se alguém tentar colocar um valor maior que 10 e menor que 0 ou ainda inserir uma letra sem querer, o Excel irá avisar ao usuário que isso não será possível.
Mão na massa galera
Para continuar com o nosso exemplo crie uma planilha como mostra na imagem 1.
Após criar a tabela, selecione as células onde deverão inserir as notas dos alunos, como mostra a imagem 2.
Clique na Guia Dados e depois Validação de Dados, como mostra a imagem 3.
Irá aparecer uma nova janela, mude a opção Permitir para Decimal, dessa forma poderá digitar números quebrados (com vírgula). Exemplo: 6,5. Depois mude a opção Dados para Está entre e coloque Mínimo 0 e Máximo 10, ou seja, as informações que serão digitadas só poderão ficar entre 0 até 10, como mostra a imagem 4.Agora vamos configurar uma mensagem de erro caso alguém digite algum valor que não fique entre 0 e 10. Clique na aba Alerta de erro e depois configure a seguinte forma: Estilo de forma: Parar, no Título: AVISO, e na mensagem de erro digite: Digite valor entre 0 e 10 e depois clique em OK, como mostra a imagem 5.
Agora vamos testar. Em qualquer célula que você selecionou, digite o valor 50 e clique na tecla ENTER e verifique se deu o erro, como a imagem 6.
Espero que tenham gostado e não se esqueçam de curtir e divulgar para seus amigos. Até a próxima.