anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Vai viajar? Como tirar o passaporte?

Vai viajar e te disseram que precisaria de um passaporte?

Mas afinal de contas, pra que serve o passaporte? É muito difícil de tirar um? Tem custo? Responderei a essas e outras perguntas e dúvidas referentes ao passaporte.

PRA QUÊ SERVE O PASSAPORTE?

R: O banco de dados do Registro Geral brasileiro não, necessariamente, está ligado ao banco de dados europeu. Sendo assim, os dados do seu R.G. podem ser insuficientes para te identificar fora do país. O passaporte emitido pela Polícia Federal é o principal documento na hora de viajar para o exterior. Ele identifica o cidadão brasileiro em outros países e permite a entrada e a saída pelos portos, aeroportos e vias de acesso internacional.

Imagem retirada do site http://hilariousgifis.com

Imagem retirada do site http://hilariousgifis.com

 

COMO FAÇO PARA TER UM PASSAPORTE?

R: Para a emissão ou renovação do novo passaporte brasileiro é necessário solicitar a requisição junto a Polícia Federal, efetuar o preenchimento do formulário no sistema da PF, cadastrar as informações, emitir e pagara taxa GRU (Guia de Recolhimento da União, taxa obrigatória para todos os requerentes) e realizar agendamento no posto da Polícia Federal.Tirar o passaporte requer muita atenção, principalmente com a documentação exigida. Qualquer erro neste processo pode implicar na NÃO obtenção do passaporte.

3- GRU? Quanto custa essa taxa?

R: Toda a emissão de um documento oficial tem custos administrativos e taxas para a emissão do mesmo, principalmente o passaporte, que é um documento internacional. As taxas do GRU variam ano após ano.

“O novo passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em todo território nacional. Atualmente a taxa para confecção do novo passaporte é de R$ 257,25.

Obs: O titular do passaporte comum antigo, cor verde, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento constante na caderneta.”

Segundo o site da Polícia Federal. Porém, caso queria consultar, é só clicar nesse link: Dúvidas Frequentes/ FAQ.

(É, piá! Se você pensava que só se preocuparia com o dinheiro das passagens, se enganou)

4- DA PARA FAZER A SOLICITAÇÃO DO PASSAPORTE PELA INTERNET?

R: Para esclarecer dúvidas e ajudar no acompanhamento da emissão do passaporte, o Departamento da Polícia Federal disponibilizou um “Passo-a-passo” dos procedimentos a serem seguidos. Vou explicá-los logo mais.

 

Passo a passo para a emissão do tão sonhado passaporte

 

http://travel.state.gov/content/passports/english.html 20/09/2015 às 01:11PM BR UTC-3

http://travel.state.gov/content/passports/english.html 20/09/2015 às 01:11PM BR UTC-3

Primeiro: Você deve certificar-se de possuir todos os documentos atualizados. Veja a lista de documentos solicitada clicando neste link: Documentação para Passaporte Comum (Apenas para maiores de 18 anos). Se for menor de 18 anos, deve clicar no seguinte link: Documentação para Menores de 18 anos.
Segundo: Tendo a documentação em mãos, você deve solicitar o seu passaporte através do site da Polícia Federal.
Terceiro: Deve efetuar o pagamento do GRU.
Quarto: Após confirmado o pagamento, você deve agendar a expedição num dos postos da Polícia Federal. Para solicitar o agendamento eletrônico, deve digitar o número do protocolo do GRU pago.
Quinto: A parte mais difícil já fora feita. Agora, deve só aguardar. Você pode consultar o andamento através do link: Consultar Situação da Solicitação.
Sexto e ultimo passo: Você deve ir retirar o seu passaporte. “O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário”

Fonte: http://www.dpf.gov.br/

 

Prontinho! Agora, é só arrumar uma agência de viagem confiável, contratar o Seguro de Viagem (se preciso) e “Hasta la vista, baby!”.

Ah, e não se esqueçam de me trazer souvenir. Adoro lembrancinhas!


 

euo

Sobre o Autor

Oh! Hello! I’m the Doctor! Fala, galerinha! Eu sou o instrutor Erik Sartor. Sou Paulistano, vegetariano e apaixonado pela Irlanda e Doctor Who. Sou instrutor de inglês em Cotia. Até a próxima!

 

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

GIT: versionamento e produtividade sem medo
Fala galera, tudo bem? Espero que sim, no post de hoje iremos entender de uma