Google Docs: o que é e como utilizar
Já falamos de Computação em Nuvem: Vantagens e Desvantagens.
Agora, vamos à prática!
O que é?
O Google Docs é um pacote de aplicativos que permite criar diferentes tipos de documentos, armazenar e compartilhar com outras informações e usuários. Gratuitamente! Com acesso fácil de qualquer computador, celular ou tablet – em qualquer lugar do mundo – com internet.
O que é possível fazer no Docs:
– Criar documentos de textos, planilhas, apresentações de slides, formulários, tabelas, desenhos e scripts;
– Fazer Upload, gerenciar e armazenar arquivos;
– Compartilhar documentos, arquivos e até mesmo uma coleção inteira do Google Docs;
– Visualizar seus documentos e arquivos antes de compartilhá-los;
– Pesquisar os itens compartilhados.
Acessando o Google Docs.
Para acessar o Google Docs, acesse Google, selecione a opção “Docs”, como a imagem abaixo ou pelo link direto Google Docs
Você será redirecionado à página abaixo, clique em “Experimente o Google Docs agora” para se cadastrar com uma conta Google, ou utilize seu login e senha – o do email, mesmo!
No exemplo veremos o acesso ao Docs utilizando o login e senha da minha conta Google.
Após o login, você será redirecionado para a tela principal do Google Docs. A opção “Create” para criar um novo documento ou “Upload” para subir um arquivo (Office) do seu computador.
Opções de Criação de arquivos
• Document – Documento
• Presentation – Apresentação de Slides
• Spreadsheet – Planilha Eletrônica
• Drawing – Desenhos
• Table – Tabela
• Script – Códigos para utilizar em conjunto com o Docs
• Collection – Nesta opção você poderá criar novas coleções. Exemplo: você pode organizar seus documentos de textos e planilhas em duas coleções separadas.
No exemplo a seguir veja a opção de Spreadsheet.
Note que a interface da janela é muito semelhante à do Microsoft Excel, que você já conhece.
Veja um exemplo simples, utilizando uma função muito utilizada em planilhas eletrônicas: a função média. O funcionamento é perfeito.
Preencha a planilha eletrônica com os dados, conforme a imagem a seguir:
Insira a fórmula da média.
Dica: No Google Docs, utiliza-se “.” ponto no lugar de “,” vírgula para identificar os números não inteiros. Outra informação importante é que a função “média” no Docs chama-se “Median” de mediana. Assim que começamos a digitar o nome da função, ela será exibida conforme a imagem abaixo:
Assim que aparecer a função, pressione “Enter” ou duplo-clique sobre ela, no campo F2 “Median(“, aí é só selecionar o intervalo – ou seja, as célula inicial e final:
Pressione “Enter” e a média estará calculada. Depois, como nos demais softwares de planilhas, selecione a célula com a média calculada e aproxime o mouse do canto inferior direito da célula, no sinal “+”. Clique e mantenha pressionado, arraste até a célula da última média:
A planilha estará completa!
Renomeamos a planilha:
File > Rename > Adicione o nome
Clique em OK.
Sua planilha esta salva.
Para visualizar na tela principal do Google Docs, feche a aba da planilha.
Você poderá visualizar e acessar sua planilha de qualquer computador, simplesmente acessando o Docs.
Certifique-se de que seu documento foi salvo.
Conclusão
O Google vai muito além de pesquisas e o Google Docs é um bom exemplo disso.
Mãos à obra e descubra tudo o que o Google tem a oferecer. Aproveite, é gratuito!
Espero que este post tenha ajudado a tirar muitas dúvidas sobre o que é e como funciona o Google Docs e garantido conhecimento suficiente para iniciar sua nuvem e reservar o seu lugar no céu!
É sua vez de usar sua habilidades! Otimize sua nuvem.
Até o próximo post!