anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Usando pendrive no Virtualbox

Fala pessoal, hoje vamos conhecer mais um recurso do Virtualbox, como acessar o Pendrive (Físico) pela VM.

O procedimento é bem simples. Primeiro é necessário (Lógico), ter uma máquina virtual criada e com sistema operacional. Neste tutorial, vou usar o Windows 7 como máquina física e virtual.

Outra observação importante é que é necessário instalar o Adicional de convidado.

Nota: Não é possível usar o pendrive na máquina física e virtual ao mesmo tempo, ou seja, ao conectar o dispositivo na máquina virtual ele automaticamente será desconectado da real e vice-versa.

Vamos lá.

capa-virtualbox-pendrive

INSTALANDO ADICIONAL DE CONVIDADO

Para quem não sabe, o adicional para convidados, é uma espécie de conjunto de drives que fornece alguns recursos à máquina virtual, como tela cheia, compartilhamento de arquivos e o uso do dispositivo USB.

A instalação é bem simples, com a máquina virtual ligada, clique no menu dispositivo > Instalar Adicionais para Convidado.

1

Faça a instalação como um software qualquer… Habilite a opção Sempre confiar em softwares da Oracle, isso economiza alguns cliques durante a instalação…rs

2

Ao finalizar a instalação, será necessário reiniciar a máquina virtual, note que agora é possível, por exemplo deixar em tela cheia e já não é necessário também, pressionar a tecla CTRL para retirar o mouse…

3

Agora que o Adicional para convidado está instalado, vamos ao USB.

Primeiro conecte um pendrive na sua máquina física em seguida verifique se o mesmo está aparecendo corretamente:

4

Antes de continuar verifique se as opções Habilitar controladora USB da VM está habilitada: Clique em Configurações > USB

5

Caso esteja desabilitado, desligue a máquina e habilite as duas opções como mostrado acima.

Ainda antes de conectar o pendrive na VM, observe que não há Pendrive conectado de fato. Veja:

6

CONECTANDO PENDRIVE À VM

Agora clique com o botão direito do mouse no botão com o ícone de um conector USB no rodapé da VM, como mostra a imagem abaixo e escolha o seu pendrive (Observe que é possível escolher qualquer dispositivo que você tiver conectado a sua máquina física, tornando possível, por exemplo, o uso de placas wireless USB, impressoras, entre outros). Provavelmente você irá ouvir o som do dispositivo desconectando (da máquina física) e conectando (na VM).

7

Veja o resultado na imagem abaixo:

8

Pronto. Bem fácil, não?!

É isso pessoal, qualquer dúvida, basta comentar.

Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Emulando o Android
O Android (sistema operacional lançado pela empresa Google) se tornou um sucesso entre os usuários