anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Usando o efeito lente – Corel Draw

Olá! Enfim chegamos em 2014, ano em que a copa do mundo será sediada em nosso país, e para começar o ano mandando energia positiva para o Brasil, que tal aprendermos a criar uma bola de futebol usando o efeito lente no Corel Draw?

CAPA

Além de aprender a fazer uma bola de futebol com todos os seus detalhes de maneira simples e rápida, vamos aprender a utilizar um efeito muito interessante que é a lente de aumento, que oferece ao trabalho um toque especial.

Por onde começar?

Primeiramente abra o programa Corel Draw e selecione a ferramenta de polígono, como mostra a figura 01.

Criando polígonos

Em seguida, será necessário fazer alguns ajustes na ferramenta, como por exemplo o número de arestas que a mesma possui, iremos utilizar 6 arestas, modifique essa opção como mostra a figura 02, para isso é necessário que a ferramenta esteja selecionada.

Aumentando o número de arestas

Após ter aumentado o número de arestas, desenhe aproximadamente 16 polígonos, utilize atalhos que facilitem a duplicação do objeto, desenhe o primeiro, utilize o atalho para duplicar CTRL+D, posicione corretamente utilizando o Zoom se for o caso, e duplique novamente utilizando o atalho CTRL+D, assim de maneira automática será posicionado um ao lado do outro. Observe a figura 03.

Duplicando o objeto

Agora para que comece a tomar o formato de uma bola de futebol devemos pintar, para que fique uma sequência coerente, iremos pintar a primeira na cor preta, pular uma sequência de dois polígonos e pintar novamente de preto e assim sucessivamente até terminar a sequência de polígonos. Observe a figura 04.

Colorindo o objeto

Selecione todos os polígonos criados e utilize a tecla de atalho CTRL+G (para agrupar). Em seguida duplique o objeto podendo utilizar o atalho CTRL+D ou simplesmente o sinal de + (soma). Posicione na fileira de baixo duas posições após a primeira fileira. Observe a figura 5.

Criando as fileiras

Crie uma malha com aproximadamente 8 fileiras, selecione-as e agrupe através da tecla de atalho (CTRL+G). Observe a figura 06.

Criando a malha da bola

Crie um círculo da altura da malha, em seguida duplique esse círculo através do sinal de soma (+). Observe a figura 07.

Criando círculo

Posicione os dois círculos abaixo da malha, clique na malha com o botão direito do mouse e arraste até o primeiro círculo, chegando em cima solte e aparecerá um menu, clique na opção Power Clip dentro. Observe a figura 8.

Efeito Power Clip

Usando o efeito lente no corel

Agora iremos colocar o efeito de lente no círculo vazio ao lado, através do menu Efeitos, opção Lentes, ou através da tecla de atalho (ALT+F3). Observe a figura 09.

Menu LenteAo habilitar o menu Lente, aparecerá um painel de configurações ao lado direito da tela, estando com o círculo vazio selecionado, escolha o efeito Olho de Peixe. Observe a figura 10.

Olho de peixe

Agora basta posicionar o círculo em cima da bola, e observar o efeito impressionante que o Corel Draw pode proporcionar. Observe a figura 11.

Resultado final

Esse recurso pode ser utilizado em qualquer ocasião, use e abuse de sua criatividade e dos recursos que só o Corel Draw pode oferecer.

Até o próximo post!

Qualquer dúvida ou sugestão é só comentar ao final desse post. Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Criando uma Maçã no CorelDRAW
Já se imaginou criando uma maçã no computador? Não? Então hoje, você irá aprender nesse tutorial