Usando guia do desenvolvedor e macros no Excel
— Fala pessoal tudo bem?
Hoje vamos falar de Macros, mais especificamente no Microsoft Excel, no meu exemplo estou utilizando o Microsoft Office 2013, mas nada impede de utilizar este recurso no Office 2010.
Bom, primeiro vamos entender a parte conceitual.
O que é Macro?
De uma forma simples e prática Macro é um recurso do Office utilizado para realizar uma tarefa repetitiva.
Vantagem
A grande vantagem é poder realizar uma tarefa repetitiva, imagine ter que realizar a função SOMA várias vezes e sempre em uma determinada célula, pois bem, podemos agilizar este processo utilizando uma MACRO.
Desvantagem
As macros podem ser muito úteis, porém é importante deixar bem claro que você não deve abrir qualquer arquivo do Office que utilize MACROS, as macros gravam ações do usuário para podermos aplicar futuramente, com isso existem os vírus de MACRO.
Habilitando a guia Desenvolvedor
Bom, vamos abrir o Excel, a primeira coisa que devemos verificar é a barra de menu, pois as opções de MACRO são encontradas na Guia do desenvolvedor que geralmente vem desabilitada, então vamos habilitá-la.
Conforme a figura 1, devemos clicar no menu ARQUIVO.
Após ter clicado em opções como mostra a figura 2 uma janela deverá ser aberta, veja a seguir na figura 3.
Nesta janela devemos clicar na opção Personalizar Faixa de Opções.
A janela ao lado direito vai mudar, e nela devemos marcar a opção Desenvolvedor, como podemos observar a figura 4, em seguida clique em OK.
Agora a guia do DESENVOLVEDOR estará disponível, como podemos ver na figura 5.
Vamos à prática!
No exemplo vou mostrar como criar uma calculadora que realize as operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão, utilizando dois números.
Primeiramente vamos criar os campos Número 1:, Número 2:, e Resultado: nas células A1, A2 e A3 conforme a figura 6.
Agora vamos inserir valores em importância para os campos que vão receber os números, e posicionar o cursor na célula B3 onde será exibido o resultado e vamos iniciar a gravação da MACRO.
Quando clicarmos na opção gravar macro, precisaremos nomeá-la, após nomeá-la clique em OK. Observe a figura 8.
Feito isso, basta digitar a fórmula, no nosso caso utilizaremos a SOMA ().
Repare que enquanto estamos digitando a fórmula, a Guia do Desenvolvedor nos mostra a opção Parar Gravação no lugar da opção de Gravar Macro.
Com a Macro gravada clique em Parar Gravação, para criar as demais macros apague o resultado e grave as outras fórmulas para subtração, Multiplicação e Divisão.
Para finalizar vou mostrar como vincular uma MACRO a um botão que podemos acrescentar. Observe a figura 10.
Quando clicar em inserir Botão a janela Atribuir Macro será exibida, selecione a MACRO desejada e clique em OK.
Resultado Final
Pronto, agora você pode renomear o botão, digitar os valores desejados, deixar o cursor na célula onde será exibido o resultado e depois clicar no botão desejado. Observe o resultado final na figura 12.
Observação: É muito importante manter o cursor no campo Resultado antes de clicar nos botões ou vai aparecer o resultado 0.
Bom pessoal, espero que gostem deste post, caso alguém desenvolva um projeto legal com estas dicas comente no final da página. Não se esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos!
Até a próxima!