anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Usabilidade – Parte I

Já ouviu falar de usabilidade?

Neste post, irei comentar sobre usabilidade e sua importância no desenvolvimento de um software, sobre a interação entre nós humanos e os software. Acreditem, cerca de 80% das funções de um aplicativo não é utilizado pelos seus usuários.

Usabilidade de Software

Usabilidade é utilizada no processo de desenvolvimento de sistema interativo, no qual a principal função é de criar um sistema satisfatório e útil para o usuário.

Para entendermos melhor, podemos considerar que a usabilidade nada mais é do que a criação de um software simples, fácil de usar e que realiza com eficiência todas as tarefas  em um curto espaço de tempo. Digamos que a usabilidade é essencial na criação de softwares nos dias atuais.

Então, se você pretende seguir a carreira de programador, deve ficar atento neste post e atualizado. Darei algumas dicas importantes.

O que é sistema interativo?

Como se usa esse site?

Sistema interativo é um software caracterizado pela interação entre o sistema e o ser humano, ou seja, é a forma que o usuário e o aplicativo interagem. Com isso facilita para que as tarefas sejam realizadas mais rapidamente, com menos erros e com qualidade.

É um conceito que vem ganhando espaço no desenvolvimento de software, e é essencial nos aplicativos. Não sei se vocês vão concordar comigo, mas com certeza é melhor utilizar um software simples e eficiente do que algo complicado que o resultado não é aquilo que você esperava. Mas o grande segredo da usabilidade é a parte gráfica, pois ela é determinante para o sucesso do software. Não se esqueça que o usuário deve ter sempre a opinião decisiva sobre a funcionalidade do software.

Como criar um sistema interativo?

Para você criar um software interativo, é necessário ter uma equipe dividida, onde cada um faça uma tarefa específica e transformar as entradas em saídas, e também é necessário criar junto ao cliente o esboço da interface, isso é possível através de uma entrevista com os usuários que utilizaram o sistema e depois definir a arquitetura do sistema, e nunca esquecer, criar um software de teste para o usuário verificar a usabilidade do software e realizar as mudanças necessárias solicitadas pelo mesmo.

Todo sistema interativo deve ser dividido em duas partes:

– Software da aplicação: É toda funcionalidade do sistema.

– Software da interface: É o mediador da comunicação entre o usuário e o software, como mostra a imagem 1.

Sistema Interativo

Sistema interativo

Há três fases para a criação de um software interativo, vamos ver abaixo:

– Definição: É a fase de compreender e identificar as informações que devem ser processadas, suas funções e desempenho desejados, a interface que irá ser utilizada, perfil do usuário do sistema, etc.

– Desenvolvimento: É responsável pela estrutura de dados e arquitetura do software, a conversão da linguagem de programação que irá ser utilizado no projeto, criação de teste e avaliação.

– Manutenção: Serão as modificações necessárias ou as correções, com a meta de atender os requisitos do sistema.

Ainda não acabou!

Gostou do tema? Então fique atento ao próximo post sobre usabilidade de software, é um tema importante que não podemos deixar de lado, pratique as dicas aqui sugeridas e sempre se mantenha atualizado. Em breve estaremos publicando a segunda parte sobre usabilidade.

Espero que tenham gostado. Não se esqueçam de curtir e compartilhar esse post com seus amigos, comente suas experiências ou sugestões para próximos posts.

Até a próxima!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Atalhos do Photoshop
Facilite e agilize sua vida no Photoshop Iremos aprender algumas ferramentas muito interessantes que irão