anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Upgrade: Melhorando seu computador

Lembram-se dos computadores XT? Fizeram sucesso no Brasil… HD de 4MB, velocidade de 40mhz, e nada de Windows ou mouse! Era preciso saber todos os comandos de MS-DOS. A mídia de transporte de dados se resumia a disquetes ¾ com capacidade de menos de 1MB!

Com o avanço da tecnologia na área de informática, um lançamento fica ultrapassado em questões de dias. E, apesar dos preços caírem cada vez mais, precisamos sempre comprar uma ou outra peça mais avançada se quisermos nos manter atualizados. Afinal, quando devemos mudar realmente? Atualizar o antigo ou comprar um novo?

Computador Atual.

 

Não existe uma resposta ideal, tudo dependerá de quanto você pode gastar e sua disposição em investir ou para que investir.

Quem utiliza o computador para fazer trabalhos de escola, tabelas de Excel, navegar na internet, usar MSN e outras atividades normais de usuários básicos, não precisa comprar um computador de última geração, pois estas tarefas não exigem um processador avançado. Podemos verificar se a placa mãe pode aceitar mais memória RAM para melhorar a agilidade da máquina. A memória RAM é a chave para ter muitos programas abertos ao mesmo tempo no computador sem perder muita performance. Primeiro abra o gabinete e observe se sua placa mãe tem muitos slots vazios de memória.

Por dentro do Computador

 

Veja no manual quanto cada slot suporta de memória. De repente, é possível dobrar ou triplicar a quantidade de memória RAM no PC e assim não precisará gastar muito.

Pente de memória RAM

 

Placa mãe vista de cima

 

Na imagem acima temos slots de memória RAM dual channel, sendo dois amarelos e dois pretos.  Pessoas que utilizam programas de edição de imagem (como PhotoShop, CorelDraw) , que trabalham com edição de vídeos ou com programas 3D de engenharia (como o autocad) e os que gostam de jogos de computador, terão que  melhorar um pouco mais o computador. Dependendo da idade , terão até que trocar as peças principais do computador.

Observe as setas

Caso prefira apenas melhorar o que tem, precisará de dois íten básicos: Slots de vídeo PCI-Express e slots livres de memória RAM. Observem as setas na imagem acima. Colocando uma ou duas placas de vídeo, você poderá aumentar muito o rendimento do computador e com bastante memória, pode melhorar ainda mais. Uma observação importante: se aumentar em muitos detalhes o hardware do computador, terá também que alterar alguns componentes como, por exemplo, a fonte do gabinete, para que ela consiga enviar mais que o dobro da energia que enviava antes.

Placa de video

 

Exemplo de um Upgrade: Tenho um computador com placa mãe M4A89 GTD PRO onboard, com um processador Sempron 140, 2GB de RAM,  placa de vídeo onboard e um HD 500GB.

Para melhorar eu poderia, antes de tudo, colocar uma placa de vídeo de 1GB DDR5, depois poderia melhorar a quantidade de memória RAM de 2 para 4GB, depois poderia trocar o HD por um de 2TB, por exemplo, e, por fim, trocar o processador por um Phenon X4 II.

Claro que tudo isso gradativamente, aos poucos, melhorando conforme a necessidade. Com isso, o computador teria muitos anos de vida, ainda.

 

fonte

Por último, se realmente houver a necessidade de um computador à toda prova, o ideal seria comprar um de última geração, que durará, em média, 3 anos até que as novas tecnologias de hardware e software avancem novamente e o dilema ressurgir.

Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda para fazer esta melhoria é só procurar por um dos professores da MicrocampSP, estaremos à disposição para ajudar no que for possível.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

MOBA
O que é MOBA? MOBA é uma sigla que significa Multiplayer Online Battle Arena (em