anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Tudo sobre mouses

Por que mouses?

mouses

Um dos periféricos que hoje em dia é essencial nos computadores, o mouse foi criado há bastante tempo. Hoje, muitas pessoas têm dificuldade para utilizar um computador sem essa ferramenta indispensável.olhando pc

Sim, vamos falar um pouco sobre o mouse! Hoje em dia não pensamos em mexer no computador sem ter um mouse e um teclado sobre sua mesa, se torna um pesadelo conseguir fazer qualquer coisa no seu computador sem o pequeno “rato” em suas mãos. Saiba que o mouse foi criado um bom tempo depois do computador e as pessoas, em sua maioria, imaginavam que fosse algo supérfluo e que não trazia inovação, uma ferramenta que hoje em dia faz muita diferença no modo de utilizar o computador e pode chegar a ter muitos zeros em seu preço final.

Apesar do mouse só ter ficado famoso por ser um dos charmes do computador Apple Macintosh, de 1984, a ideia apareceu bem antes. O dono dela é hoje um senhor de 78 anos: o engenheiro eletricista Douglas Engelbart.

 

Criado em 1968, o primeiro mouse se chamava XY Position Indicador For A Display System, projeto cujo objetivo, em suas palavras, era “aumentar o intelecto humano”. Se tratava de uma caixa de madeira com um cabo e apenas um único botão.

 

Um dispositivo desse tipo naquela época faria pouco sentido. Afinal, ainda se usava plataforma de texto em diversos computadores. A ideia de Engelbart foi considerada pouco inovadora. O “pequeno” XY foi apelidado de “mouse” (rato em inglês), por seu aspecto peculiar com uma cauda que se assemelha a de um rato e seu corpo grande e marrom.

xy

Hoje em dia o uso do mouse é mais que necessário e existem diversos modelos:

 

Mais antigo, temos o mouse de esfera:

mouse bola

E o mouse a laser, que está no grupo dos mais atuais:

laser

Passamos por variações como o TRACK BALL:

trackboll

E alguns com formatos peculiares… (Você usaria um desse?)

mouse estranho 2

mouse estranho
Hoje, o mercado está voltado para os mouses gamers com altas taxas de DPI e várias funções extras, como botões a mais, tamanhos e pesos diferentes para diferentes usuários:

mouse rat

 

 

Também achamos facilmente mouses com preços astronômicos e funções muito robustas para bons (e maus) jogadores:

ouroboros

Por exemplo, esse RAZER Ouroboros de 8200 DPI à venda na faixa de apenas R$ 1.000,00 em lojas online.

 

Mas… o que é DPI?

boa pergunta

DPI significa “dots per inch”, podendo ser traduzido como “pontos por polegada”. Trata-se da sutileza do mouse.

Para uma explicação mais técnica:

O mouse desliza por uma superfície e faz a captura a laser ou LED, dentro do mouse existe um receptor fotossensível que captura a superfície e a placa do mouse manda a informação para a placa-mãe. Novamente, a placa-mãe envia para o computador, que aplica as proporções para o ponteiro, o DPI e a divisão dos pontos de polegadas (uma polegada tem 2,54 cm). Se o mouse tem 800 DPIs, o seu mouse dividirá 2,54 por 800. Já um mouse com 1600 DPIs dividirá 2,54 por 1600.

trena

 

Mas os DPIs são importantes?

sim

Tecnicamente, 800 DPIs já são o suficiente para fazer qualquer coisa em um computador normal, mas um computador gamer ou um computador para trabalhos gráficos utilizaria melhor um mouse com uma proporção elevada de DPIs, sendo 1600 ou mais.

 

Ok, já sabemos o que são os DPIs… Mas porque tantos botões?

O mouse é uma ferramenta muito versátil e muito útil em diferentes campos da informática, muitas pessoas tem algumas dificuldades para fazer trabalhos em Photoshop, AUTOCAD, Corel e etc., pois seus programas utilizam uma série de atalhos ou efeitos para suas ferramentas.

12botoes

Pensando nisso, foram criados os mouses com botões extras, que são atalhos para os aplicativos, senhas de jogos online ou atalhos para aquele poder especial para personagens do seu jogo favorito.

 

Cuidado com a LER

“Ok, mas acho que não preciso de tantas coisas no mouse, prefiro aqueles de 10 reais”

Aí é melhor você cuidar dos seus ossos, a LER (lesão por esforço repetitivo) está aí, tenha sempre o cuidado de adquirir mouses e teclados ergonômicos, com o design e tamanho eficiente para a palma da sua mão, sempre pensando em repousar os dedos e ter um periférico extremamente leve para não causar dores.

ler

 

Agora que você já está mais informado sobre os mouses e seu funcionamento, que tal passar no seu site favorito ou até mesmo em uma loja de eletrônicos e garantir um bom modelo de mouse para trabalhar melhor ou jogar com seus amigos?


euiae pessoas, eu sou Edson Zanotto professor da Evolutime à 2 anos. Gamer nato desde criança e apaixonado por hardware de alto desempenho, eu passo tempo jogando dota 2, league of legends, gta V e qualquer outro jogo que eu tenha.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

MOBA
O que é MOBA? MOBA é uma sigla que significa Multiplayer Online Battle Arena (em
  • Cristiano Garcia

    Ficou otimo professor 👏👏

  • Pedro Alves

    Muito bom cara! Tenho um mouse gamer aqui, e esse ajuste de DPI ajuda mesmo em FPS principalmente

  • Guilherme Eubank

    Muito Bom Ajudo muito