anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Tratamento de Imagens no Photoshop – Retoque de pele

capa

Neste tutorial você conhecerá um método para realizar um verdadeiro tratamento de pele em uma imagem, de uma maneira extremamente rápida, fácil e natural. Em poucos passos, você irá descobrir como tratar suas fotos pessoais ou as fotos do seu site, deixando-as com uma aparência mais limpa, bonita e profissional!

Tratamento de imagens no Photoshop é algo que fascina as pessoas. Sempre que alguém se refere ao que pode ser feito no programa, o retoque de fotos é algo que sempre vem à mente das pessoas. As capacidades quase milagrosas do programa já fazem parte do imaginário coletivo e até mesmo alguns termos foram criados e incorporados ao nosso vocabulário, como “photoshopar(sic).

Que o programa tem recursos fantásticos e suas utilizações são quase ilimitadas, disso ninguém tem dúvida. Mas quase sempre a maioria das pessoas se atrapalha com as ferramentas e o resultado é por vezes desastroso…

Pensando nisso, estou iniciando um ciclo de posts sobre o assunto, pois o material é farto e a demanda por esse assunto é grande. Eles não sairão em sequência (é preciso dar vez a outros assuntos, outras novidades e outros autores, afinal o mundo do web design é muito grande para nos limitarmos a isso aqui), mas frequentemente voltaremos ao tema , dividindo-o em vários assuntos (Retoque de pele, Clareamento dos dentes, Emagrecer/Engordar, Cor do cabelo e olhos, entre outros que você poderá sugerir).

Nesse primeiro post, discorrerei sobre o tratamento de pele, pois percebo que esse é o item que mais chama a atenção por parte dos iniciantes em  tratamento de imagens no Photoshop.

Antes de começar: cuidado com o exagero!

Exageros do retoque de imagens: mulher sem umbigo e homem com "pele de borracha" retirados do blog Photoshop Disaster.

Exageros do retoque de imagens: mulher sem umbigo e homem com “pele de borracha” – blog Photoshop Disaster.

Se você pensa em retoque de imagens, sempre vem a mente fotos de pessoas com peles perfeitas, extremamente bem tratadas, com suavidade e cores equilibradas… Mas esse é um equilíbrio difícil de conseguir. Um dos defeitos mais graves de quem tenta retocar uma foto pela primeira vez é cometer excessos. Você vai retocando uma coisinha aqui, outra ali e quando percebe, a pele do seu modelo está parecendo a de um manequim de loja. No início, é comum entusiasmar-se com as ferramentas do programa, mas mantenha o bom senso de perceber quando é a hora de parar. Portanto, autocontrole é essencial!

O que retocar, afinal?

Uma boa dica é não tirar nada que descaracterize a pessoa… se ela possui um sinal de nascença, por exemplo, isso deve ser mantido (a menos, claro, que a própria pessoa peça para removê-lo). O mesmo vale para sinais, sardas e outras particularidades – elas devem ser mantidas porque fazem parte das características da pessoa. Já uma espinha ocasional que cismou de nascer bem no dia em que a foto foi tirada, além de uma ou outra sujeira inadequada são exemplos do que você deve remover sem pensar!

O bom, o mal e o feio

Foto retirada do portfólio de Greg Apodaca, profissional na arte do retoque digital.

Foto retirada do portfólio de Greg Apodaca, profissional na arte do retoque digital.

A melhor maneira de saber que caminho tomar ou o quanto deve retocar uma foto é inspirar-se. Um dos meus portfólios favoritos é o do professor em manipulação fotográfica da Apple, Greg Apodaca. Ele tem um trabalho incrível de tratamento de fotos mostrando o antes e o depois dos retoques digitais de suas imagens, com exemplos fantásticos em que na medida em que clica em uma miniatura de uma imagem, ele revela as rugas, celulites, manchas e marcas do original. Você nunca mais vai olhar para fotos em revistas da mesma forma novamente! O que eu mais gosto nos retoques do Greg é que ele retira somente aquilo que não é necessário, e quando precisa fazer um ajuste mais contundente, o faz com muita delicadeza. Confira no link a seguir (eu separei o exemplo da mulher de biquíni, mas aproveite e veja os outros exemplos também, você vai ter uma surpresa a cada clique).

http://www.gregapodaca.com/resources/-portfolio/-prepress/bikini/bikini1.html

Por outro lado, existem os casos em que tudo deu errado… e basta uma procura no Google para achar verdadeiros crimes contra o bom senso estético. Uma boa amostra desses “trabalhos” é o blog  Photoshop Disasters. Nele, vamos encontrar de tudo: retoques mal feitos, montagens em que braços e pernas foram esquecidos, erros de perspectiva… a lista é grande e as mancadas são quase inacreditáveis em alguns casos. As categorias são impagáveis: “Anatomia Barroca”, “Design-Girafa”, “Cabeça de bolha” entre outras preciosidades… clique no link abaixo e divirta-se (e não se esqueça de que essas imagens servem de modelo para o que você NÃO deve fazer, ok?).

http://www.psdisasters.com/

A Imagem

Para iniciarmos nosso trabalho, escolha uma imagem de boa qualidade e tamanho (nada de imagens pequenas e de baixa resolução: para o seu treinamento, prefira imagens com tamanho grande, onde possa visualizar bem os itens que deseja manipular). Se desejar, use a imagem a seguir (clique nela para que apareça em tamanho original em seu browser e salve-a clicando com o botão direito do mouse escolhendo a opção “salvar como”). A técnica pode ser aplicada sem grandes dificuldades, você só tem que ajustar as configurações em poucos passos para obter um efeito realmente satisfatório.

Foto_retoque

Passo 1

Abra a imagem em seu Photoshop (Arquivo>Abrir ou Control+O). Nos painéis a sua direita, clique na aba de Canais. Você verá os quatro canais de cor que compõem a imagem (no caso no modo RGB). Desligue os canais Vermelho e Verde e olhe atentamente para a imagem agora que somente o canal Azul está ligado. Você vai notar que nele irão aparecer todos os “ruídos” da foto com mais destaque. Embora não apareçam na composição RGB, é bom para corrigi-los por uma variedade de razões.

05 - Canais Desligados

Volte para guia de Camadas e duplique a camada de Plano de fundo. Coloque o nome de “Retoque” na camada duplicada.

01 - duplicar_retoque

Com essa camada selecionada, vá ao Menu Principal na parte superior do Programa e no item Filtros, escolha Desfoque>Desfoque Gaussiano. Digite 10 para o raio e pressione OK.

02 - Filtro desfoque

03 - Janela desfoque

Em seguida, nas opções de Mesclagem da camada, escolha a opção Cor. Dê um clique na camada com o botão direito do Mouse e escolha “Opções de Mesclagem” para abrir uma janela com as opções de mistura. Em Mesclagem Avançada, desmarque as caixas das letras R e G. Isso faz com que somente o canal azul da imagem seja afetado.

04 - Mesclagem Cor

07 A - canais ajustados

Se clicar novamente na guia Canais e desligar os canais R e G, vai perceber que a qualidade da imagem do canal azul ficou bem melhor. Embora ao ligar os canais novamente e comparar a camada de Plano de Fundo com a camada Retoque não veja uma diferença tão grande, esse passo será importante para o que virá a seguir.

Passo 2

Agora iremos usar a ferramenta de ajustes de Curvas para equilibrar a cor na imagem. Eu recomendo usar Curvas para equilibrar os níveis de quase tudo em uma foto, pois é uma ferramenta que oferece muito controle sobre a imagem.

No canto inferior do painel de Camadas, clique na opção “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” e no modo de Mesclagem, deixe na opção Cor.

06 - Ajustes Curvas

Em seguida, no gráfico que será mostrado logo acima do Painel, você irá criar um ponto no meio da linha, como vê na imagem abaixo. Arraste esse ponto para ajustar os tons da foto. Seja delicado e repare o que cada movimento seu nesse ponto faz. Assim, com o tempo, vai descobrir as propriedades benéficas dessa ferramenta. Procure deixar a curva da ferramenta como na imagem a seguir:

07 - Curva

Passo 3

A técnica que vamos usar para suavizar os sinais da pele no rosto não exige muito além do que uma boa ferramenta de clonagem. Nesse caso, iremos usar a ferramenta Correção (J) em várias partes do rosto onde estiverem as principais sardas ou manchas.

Duplique novamente a camada Plano de Fundo. Após fazê-lo, selecione essa cópia que acabou de criar e com a tecla Shift pressionada, clicando em seguida na camada Retoque e na Camada Curvas. Com as três camadas selecionadas, aperte Control+E. Isso irá mesclá-las, isto é, as três camadas virarão uma só. Agora, com a ferramenta Correção, selecione as marcas que deseja retocar e arraste essas seleções para uma parte da pele que esteja boa. Você vai perceber que o programa vai mesclar as duas áreas e a marca ou mancha selecionada irá sumir! Repita a operação onde achar necessário (lembre-se de não exagerar!).

08 - Ferramenta Correção

09 - Corrigindo marcas

Não se esqueça de que você irá fazer esses retoques na camada que mesclou, nunca na camada original (Plano de Fundo). Caso cometa algum engano ou não goste do resultado final, poderá apagar a camada de retoque e iniciar tudo novamente a partir da imagem original intacta.

11 - Pós correção

Passo 4

Após removermos as marcas com a ferramenta Correção, iremos duplicar a camada retoque (botão direito do mouse sobre a camada > Duplicar Camada). Vamos chamá-la de Máscara. Usaremos esse nome porque ela servirá como uma máscara para cobrir as outras impurezas da pele que restaram.

12 - Máscara

Depois de duplicar a camada, vá ao menu principal e escolha Filtro > Desfoque > Desfoque gaussiano (o mesmo que usamos agora há pouco). Dessa vez, aplique um raio de 20 e dê ok. A foto ficará fora de foco, mas essa é a intenção. Meu critério ao utilizar esse filtro é de que eu pretendo desfocar a imagem até que todas as manchas e imperfeições fiquem fora de foco, tornando a pele mais uniforme.

13 - Novo desfoque

Na sequência, selecione a ferramenta Borracha na Barra de ferramentas lateral. Após selecioná-la, clique com o botão direito do Mouse sobre a imagem e escolha uma opção de borracha macia (esse tipo de borracha marca menos o seu contorno, deixando um acabamento mais delicado).

14 - borracha

Com ela, iremos apagar TUDO AQUILO QUE NÃO FOR PELE na foto. Você irá levar um pequeno susto, pois ao passar a borracha, a imagem irá relevar os detalhes que está apagando ao invés deles sumirem…! Mas calma: é que você, ao apagar, revela a imagem que está na camada de baixo. Está correto e pode continuar a ação sem medo. Apague a boca, os olhos, a sobrancelha, os cabelos e o fundo. Não se esqueça da blusa também. Para ter uma ideia de que só a pele deverá prevalecer e todo o resto deve ser apagado, você pode desligar a visualização da camada e observar se o seu trabalho está parecido com as imagens a seguir:

15 - Apagando traços

16 - Amostra apagado

Passo 5

Agora que apagou tudo, iremos escolher o modo de Mesclagem “Luminosidade” na camada máscara. Em seguida, diminua a Opacidade, no campo ao lado da Mesclagem, para algo em torno de 35% a 40%. Você irá perceber que agora a pele da mulher em nossa fotografia está limpa, mas sem parecer plastificada… se desejar mais suavidade, aumente um pouco a Opacidade. Se desejar menos, diminua.

17 - Luminosidade e Opacidade

Esse método serve muito bem para melhorar qualquer tipo de retrato, mas o objetivo não é fazer com que a pessoa pareça como um modelo. Ele é apenas destinado a suavizar as coisas e produzir um efeito de pele natural, como pode observar pelo resultado:

18 - Final

Se desejar, mescle as camadas com um Control+E e salve seu trabalho. Lembre-se: cada foto conta uma história, e se repetir esse tutorial com outra imagem, deverá ajustar os valores para obter um resultado satisfatório. Com o tempo, vai desenvolver um olho clínico para esse tipo de trabalho e obter resultados cada vez melhores! Mas é preciso praticar sempre e observar capas de revistas, anúncios em sites, fotos em Outdoors e publicações em geral para desenvolver seu senso crítico.

Espero que tenha se saído bem e tenha gostado das dicas. Em breve darei sequência ao assunto com outros tipos de retoques, como mencionei. Continue treinando e não se esqueça de postar aqui os seus comentários dizendo o que achou e se foi bem sucedido.

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã