anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Transforme sua foto em desenho com o Photoshop

capa foto em desenho

Você gosta de desenhar mas acha que não tem aptidão para o desenho? Gostaria de recriar algumas de suas fotos favoritas como desenhos em seu computador mas não sabe como? Neste post, irei demonstrar o passo-a-passo de como realizar um incrível efeito para transformar suas imagens em desenhos utilizando algumas das ferramentas e filtros do Adobe Photoshop!

Nota do Moderador: O tutorial que você irá ler a seguir foi desenvolvido e enviado pelo professor Victor Wurthmann, instrutor dos cursos de Web Design e Informática da unidade Praia Grande. Você pode conhecer melhor o Victor e entrar em contato com ele no seu perfil do Facebook ou deixando um recado para ele diretamente nos comentários do Blog. Boa leitura! 

Para começar, você vai precisar de uma foto com boa  resolução (e de preferencia que não seja uma foto de personagens de desenho animado). No exemplo que irei utilizar para o tutorial, utilizarei uma foto do ator Michael C. Hall, da série  Dexter. Você pode clicar aqui para abrir e salvar a foto, ou ainda utilizar uma foto própria para tal finalidade.

Em primeiro lugar, iremos abrir a foto de sua escolha no Photoshop clicando em Arquivo > Abrir ou se preferir utilize o atalho CTRL+O:

abrir arquivo

Em seguida, na janela que abrirá, selecione a foto dando um duplo-clique sobre ela ou clique uma vez e em seguida pressione o botão Abrir.

abrir a imagem

Depois de abrir a foto, iremos duplicar a imagem original e trabalhar em uma cópia, para evitar danos à original, caso algo dê errado.  No painel de Camadas do programa, clique com o botão direito em cima da camada Plano de Fundo e escolha a opção Duplicar Camada (ou ainda se preferir utilize o atalho de teclado CTRL+J).

duplicar camada

Agora,  na camada de cópia que criou, iremos remover a Saturação da imagem. Isso pode ser feito de duas maneiras: utilizando o atalho CTRL+SHIFT+U ou clicando no Menu Principal na barra superior do programa, escolhendo a opção  Imagem e em seguida Ajustes>Remover Saturação.

remover saturação

Agora que a imagem está em tons de cinza, iremos duplicar essa camada do mesmo jeito que fizemos anteriormente. Com isso, as camadas devem estar dispostas da seguinte maneira no painel:

cópia de camadas

A partir desse passo é que iremos começar a dar características de um desenho feito a lápis à nossa imagem. Para isso vamos mudar o modo de Mesclagem da camada. Clique na opção Normal que você vê no Painel de Camadas para abrir o menu de opções de mesclagem.Em seguida, selecione a opção Subexposição de Cores.

modo de mesclagem

Não se assuste pois nesse ponto sua imagem pode ficar totalmente branca ou até mesmo com apenas alguns pontos escuros, mas com boa parte dela em branco. Se isso aconteceu, significa que até agora você está fazendo tudo certo.

Agora vem o toque especial: utilizando o filtro Desfoque Gaussiano, vamos dar o aspecto de desenho para nossa foto. Clique no menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano. Uma janela irá surgir com uma régua de ajuste e quanto maior o valor do Desfoque Gaussiano mais próximo da imagem original você vai chegar. Quanto menor, mais parecido com rabiscos a lápis a imagem ficará. Ajuste de uma maneira que fique ao seu gosto!

desfoque

 

janela de desfoque

Pronto, agora você pode fazer uns ajustes de sombra e brilho na sua foto desenho com as ferramentas de Subexposição e Superexposição, presentes na barra lateral do programa, aplicando alguns sombreados ou até mesmo clareando algumas áreas que ficaram escuras devido ao efeito.

ferramenta subexposição

E ai está sua foto-desenho pronta para ser publicada em suas redes sociais! Você pode repetir o processo com quantas fotos desejar: fotos pessoais, fotos de amigos, da web etc. O resultado é bem interessante! Lembre-se de salva-la com a extensão .jpeg ou .png caso queira publicá-la em sua página pessoal ou em algum site.

Observação importante: dependendo da imagem escolhida, pode ser que o efeito de desenho acabe não saindo como o esperado. Apesar de isso raramente acontecer, fique atento: caso isso aconteça, não tem jeito: terá de escolher outra imagem.

Espero que tenham gostado do tutorial… pratiquem bastante e curtam e compartilhem o Blog com seus amigos! Até o próximo post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã