anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Trabalho em equipe

Oi pessoal! Meu nome é Eduardo Florence sou professor da Microcamp de Praia Grande e neste post irei comentar sobre a importância de se trabalhar em equipe. Hoje em dia, não basta ter conhecimento técnico, as empresas buscam não só bons profissionais, mas também pessoas que consigam trabalhar em equipe.

 post-trabalho-equipe

É incontestável que as empresas necessitam do trabalho em equipe dos seus colaboradores, e por esse motivo que você deve estar preparado, dependendo desse fator poderá afetá-lo em seu trabalho.

Para entendermos melhor o que é trabalho em equipe, digamos que é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. O trabalho em equipe pode ser descrito como um grupo de pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa ou determinado objetivo.

Através do trabalho em equipe é possível adquirir conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos com menos esforços possível e com isso cada um pode adquirir mais experiência.

Dicas de como deixar de ser individualista

Todos precisam trabalhar em conjunto: Para obter sucesso em uma empresa, deve muito pelo fato de trabalhar em equipe. Se pensarmos que cada um fizer o seu trabalho corretamente todos serão bem sucedidos, está errado. É necessário que todos trabalhem com um único objetivo e uma meta em comum: para um bom desenvolvimento e funcionamento da empresa.

Ser inflexível e não transparente na comunicação: Um dos principais erros de qualquer pessoa é de se comunicar da mesma forma com todo mundo, é necessário ter flexibilidade na comunicação e principalmente de compreender cada individuo. É algo relacionado à empatia, você poderá seguir o seguinte conselho: se uma pessoa é mais delicada o ideal é ser mais sutil na comunicação, com alguém mais focado em fatos e dados é melhor ser mais objetivo.Outro ponto essencial é a transparência, ou seja, é importante que a equipe saiba quais são as condições e as limitações do seu trabalho.

Falta de planejamento e de respeito a prazos: Sem colaboradores focados e sem planejamento, nenhuma equipe vai para frente. É importante que as prioridades sejam dadas e que cada um saiba muito bem qual o seu papel dentro da equipe e siga à risca o que foi definido, cada individuo dentro do grupo deve saber que é preciso saber o que é urgente, o que é prioritário e respeitar os prazos.

Nunca critique um participante em sua ausência: Dentro de um grupo as vezes acontece de alguém descontente com a atitude de um dos colegas de equipe, algum profissional reclama dele para as outras pessoas. Pode até parecer inofensivo, mas não é isso pode gerar um mal entendido entre as duas pessoas, o mais correto a fazer é falar diretamente com a pessoa com isso reduz a interferência e dá a chance da pessoa receber um feedback sobre as suas ações.

 

Obrigado pessoal! Espero que tenham gostado, não esqueçam de divulgar e comentar e até uma próxima.

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Entenda o porquê de traduções nem sempre funcionarem na língua inglesa
Você já tentou fazer uma tradução do inglês para o português e ficou meio esquisita