anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Programação: Aprenda a trabalhar com cálculos em C#

Para quem está aprendendo a programar ou quem tiver alguma dúvida de como fazer cálculo em C# não pode perder esse post, pois nele mostrarei de maneira simples como fazer cálculos com porcentagem, cálculos como cosseno, logaritmo, exponencial, etc. Então vamos lá! No C# existe uma classe que se chama Match, essa função é responsável em fazer a maioria dos cálculos na linguagem C#, ela oferece muitos campos constantes e métodos em que o usuário pode usar para fazer cálculos trigonométricos, logarítmicos, e outros cálculos matemáticos que desejar. Como exemplo temos um método chamado Pow da classe System.Math que tem a função de elevar um número a uma potência de x. Segue abaixo tabela que mostra todas as funções da classe Match:

Função Finalidade Exemplo
Acos(x) Arco cosseno de x Acos (0.3) = 1,26…
Asin(x) Arco seno de x Asin(0.6) = 0,64…
Atan(x) Arco tangente de x Atan(0.5) = 0,46…
Ceiling(x) Arredonda x para cima Ceiling(0.1) = 1; Ceiling(-0.1) = 0;
Cos(x) Cosseno de x Cos(0.5) = 0,87…
E Valor da constante E E = 2,71…
Exp(x) Exponencial (e elevado na x) Exp(2.0) = 7,38…
Floor(x) Arredonda x para baixo Floor(0.9) = 0; Floor(-0.9) = -1;
Log(x) Logaritmo de x na base natural e Log(2.71) = 0,99…
Log10(x) Logaritmo de x na base 10 Log(2.0) = 0,30…
Max(x,y) Maior valor entre dois números Max(1.5,1.7) = 1,7; Max(-0.5,-0.7) = -0,5;
Min(x) Menor valor entre dois números Min(1.5,1.7) = 1,5; Min(-0.5,-0.7) = -0,7;
PI Valor de pi PI = 3,14…
Pow(x,y) Valor de x elevado na y Pow(2,4) = 16
Round(x,y) Arredonda x para y casas decimais Round(5.98765,3) = 5,988
Sin(x) Seno de x Sin(2) = 0,9…
Sqrt(x) Raiz quadrada de x Sqrt(81) = 9
Tan(x) Tangente de x Tan(0.5) = 0,54…

Criando um exemplo prático: Agora vamos um exemplo prático, para isso iremos utilizar a plataforma Microsoft Visual C# 2008 Express Edition, clique em File e depois New Project e coloque o nome: Calculo,  como mostra a imagem 2  imagem-2 
Vamos agora criar a parte visual do programa, crie o formulário como mostra a imagem 3. imagem-3 Agora criaremos a programação do botão. Clique 2 vezes no botão calcular e digite o seguinte código, como mostra a imagem 4.

double n1 = Convert.ToDouble(txtN1.Text); double n2 = Convert.ToDouble(txtN2.Text); MessageBox.Show(“O número ” + n1 + ” elevado a : ” + n2 + ” é: ” + Math.Pow(n1, n2)); imagem-4 Observe o código: MessageBox.Show(“O número ” + n1 + ” elevado a : ” + n2 + ” é: ” + Math.Pow(n1, n2)); Verifique a função Match.Pow(n1,n2) no final do código, a função Pow serve para elevar um número, neste caso o usuário digita um valor, esse valor será a base da conta e o segundo valor digitado será a potência, ou seja, se o usuário digitar 10 e depois 3 será 10³. Verifique a tabela acima mostrada, na imagem 1 e crie outros cálculos.

Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de curtir e compartilhar! Até uma próxima!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Mulheres Programadoras
Gênios da Informática – Mulheres Programadoras Gates, Jobs, Pascal, Boole…  A história da informática está