anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Trabalhando com Array em Java

Muitas pessoas que gostam ou trabalham com a linguagem Java, já se depararam com a dificuldade de trabalhar com variáveis multivaloradas (Array ou ArrayList), porém elas são tão simples quanto as varáveis primitivas, vamos conhecer um pouco mais sobre como trabalhar com Array em Java.

capajavaArray

Definindo Array

Podemos definir de maneira simples e objetiva que o Array trata-se de uma variável multivalorada, ou seja, uma variável que consegue armazenar várias informações do mesmo tipo.

O Array é uma estrutura estática que mantém seu tamanho inicial. Para trabalhar com estruturas dinâmicas a linguagem Java possui outras classes especiais (ArrayList).

Para armazenar diversos valores, identificamos o nome do Array e a posição que aquele valor assumirá. Essa posição é conhecida como índice e na maioria das vezes o índice se inicia com o valor 0. Observe na figura 01, a criação e o preenchimento de um Array.

 

Nunca esquecer!

´  Arrays em Java sempre iniciam pela posição zero. Portanto, um Array valor de três elementos tem as posições valor[0], valor[1] e valor[2].

´  Para se encontrar o elemento de um Array se usa o nome do Array, seguido do índice (posição desejada), entre colchetes.

´  Os índices são valores inteiros e podem ser tratados como expressão de cálculo. Por exemplo: valor [ x + 2] = 18; se x vale 3, o quinto elemento do array (valor[4]) receberá o valor 18.

´  Arrays em Java podem ter seu tamanho mensurado pela variável lenght. Para determinar o comprimento, basta usar o nome do Array, seguido de ponto e dessa variável.

´  Arrays são manipulados em expressões diretas (valor[2] = 4; ) por laços de repetição ( for/while/do while).

´  Erro comum em programação Java  é confundir o último elemento do Array. Por exemplo: o sétimo elemento de um Array valor é o elemento valor[6] e não o valor[7] (que é o oitavo).

Declarando Array

Arrays são objetos que ocupam espaços consecutivos de memória. No momento de sua criação deve especificar o tipo, nome do Array e utilizar o operador new para reservar o espaço necessário.

            int valor[];   // declaração do array

            valor = new int[12]; // declaração e reserva de espaço do array

Arrays podem ser declarados e inicializados ao mesmo tempo:

            int valor[] = {1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12};

Nesse caso, a reserva de espaço feita pelo operador new é automaticamente realizada pela máquina virtual Java.

Quando os Arrays são declarados sem inicialização, o Java faz a inicialização para zeros (variáveis numéricas), false (variáveis lógicas do tipo boolean) ou null para referências a tipos de objetos.

Declaração Múltipla de Arrays em Java

Em um código fonte é possível declarar vários Arrays na mesma linha de código. Observe o código abaixo:

int [] arrayA, arrayB, arrayC;   // três arrays de inteiros

int arrayD = new int[121]; // criação de espaço com inicialização

String objTexto[] = new String [120], x[] = new String[21];
// objTexto contém 120 objetos da classe String
// x contém 21 objetos da classe String

Arrays de tipos não primitivos (ex. Objetos da classe String) guardam referências a objetos em seus elementos. A incialização de referências é  null.

Inicializando Array

Para inicializar seu Array é bem simples, basta utilizar chaves e valores separados por vírgulas. Observe o código abaixo:

int array[] = {10,20,30,40,50}; // array de 5 ints

Quando inicializamos o Array, podemos dispensar o uso do operador new porque o espaço é reservado automaticamente pelo compilador.

Diferença entre Array e ArrayList

Muitas pessoas se questionam sobre qual é a diferença entre Array e ArrayList?

Em diversas codificações que encontramos por ai, podemos observar a presença maior do Arraylist do que do Array, muitas pessoas utilizam pelo costume e outras pela sua principal diferença.

A principal diferença é que o Array no momento de sua declaração exige que seja indicado o seu tamanho, já o Arraylist possui seu tamanho dinâmico.

Considerações Finais

Para quem achava uma enorme dificuldade criar variáveis do tipo Array, viu que é bem mais simples do que imaginávamos.

Vale ressaltar que a melhor maneira de trabalhar com esse tipo de variável é dentro de estruturas de repetição, pois lá é possível com poucas linhas de código, preencher as posições e mudar de posições. Para realizar a leitura dessas variáveis o ideal também é realiza-as dentro de estruturas de repetições, pois te oferecem toda a mobilidade de apresentar crescente ou decrescente, somente as posições pares ou ímpares, da maneira que desejar.

Espero que tenham gostado desse post e que ele tenha sido útil em seus estudos, caso tenha alguma dúvida ou sugestão basta comentar ao final desse post, não se esqueça de curtir e compartilhar.

Um abraço a todos os fãs e estudiosos da linguagem Java.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Mulheres Programadoras
Gênios da Informática – Mulheres Programadoras Gates, Jobs, Pascal, Boole…  A história da informática está