anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Tim Burton

Tim Burton: Um homem Louco ou Genial?

Hi Everybody, How are you doing today? I’m Awesome!

Bom, hoje estou aqui e falar sobre uma pessoa que para mim é espetacular, ou para outros medonha e estranha. Acredito eu que todo mundo aqui adora ler, assistir filmes e desenhos não é mesmo? Mas e quando esses assuntos envolvem um pouco de coisas inanimadas, sombrias, tristes praticamente ao mesmo tempo?

Esse post irá falar um pouco sobre o cineasta estadunidense Tim Burton e seus principais filmes, que o fizeram se tornar um dos Cineastas mais comentados e requisitados da atualidade. Já ouviu falar sobre ele?

Entre nessa jornada e descubra um pouco sobre Tim Burton e seus principais filmes.

 

tim

Tim Burton

 

Um pouco da história de Tim Burton

Nascido em Burbank, California – USA no ano de 1958 Timothy Willian Burton, conhecido mundialmente como Tim Burton, como dito em entrevistas feitas com o próprio Tim, ele mesmo afirma que era uma criança diferente das que estamos acostumados a ver. Ele vivia preso e perdido no seu mundo, ou seja, seus pensamentos e imaginações, fato que ocorria o tempo todo.

Mas isso não é normal para uma criança? Sim, mas com Tim isso ocorria em excesso, mais do que o normal.

Ele também tinha uma paixão enorme por desenhos, vivia desenhando em jornais, folhas de caderno e até em guardanapos, quando seus pais o levavam para comer algo fora em algum restaurante, ele tinha costume de ficar desenhando nos guardanapos.

Tim não gostava muito do cotidiano e tampouco de estudar, por isso, junto com uns amigos ele fazia parte do O.S.S (OW SHIT STUDIOS), onde tinham costume de ler livros sombrios, principalmente do escritor Edgar Allan Poe e assistir filmes de terror, tudo isso para sair daquela pacata realidade que viviam e obviamente que viriam inspira-lo no futuro.

Outra inspiração de infância de Tim Burton foi o cineasta Vincent Price, onde mais tardar, assim que finalizara o colegial Tim ganhou uma bolsa na Disney para estudar Animação pelo período de 3 anos no Instituto de Artes da Califórnia em Valencia, que o rendeu a contratação pela Walt Disney Studios como animador.

E então, no ano de 1982, Tim Burton lança seu primeiro curta-metragem de animação chamado Vincent Malloy, em homenagem ao próprio Vincent Price, utilizando uma técnica stop-motion, em modo poema, que foi escrito pelo próprio Tim e narrado por Vincent Price e em preto e branco, mostrando toda a sua peculiaridade e talento que possuía.

 

 

Depois disso, o sucesso do cineasta foi inevitável, começou a lançar diversos filmes que marcaram o mundo todo, e que o fizeram ser tão famoso e conhecido hoje em dia, como por exemplo:

 

Filmes do Tim Burton

Beetlejuice (1988)

O casal Barbara Maitland e Adam Maitland vivem em uma tranquila casa de campo na Nova Inglaterra. Depois de um tempo vivendo lá, ao sair da casa sofrem um acidente, onde o carro deles cai em um rio, logo eles se veem como fantasmas presos a casa deles onde por lá devem ficar pelo período de 50 anos. Tudo estava bem, até o momento que o Casal de ricos Charles e Delia Deitz compram a casa tirando o sossego dos Maitland, são fantasmas do “bem” e mesmo com muito esforço não conseguiram espantar os compradores. Com isso, eles contratam os serviços de Beetlejuice, um “bio-exorcista” para tentar ajuda-los, mas as coisas saem totalmente do controle.

 

beeee

 

The Nightmare Before Christmas (1993)

Jack Skellington é uma criatura diferente que vive na cidade do Halloween, onde é também rodeado por outras criaturas arrepiantes. O objetivo deles é organizar o Halloween do próximo ano, mas Jack se vê cansado de realizar as mesmas atividades sempre e quer fazer algo novo.

Então caminhando pela floresta pensativo, Jack encontra vários portais, claro que Jack entra em um deles, que por acaso era o portal do mundo do Natal. Então Jack se depara com coisas diferentes e novas para ele. Ao retornar para sua cidade, Jack tenta convencer os seus amigos a raptar o Papai Noel e eles organizarem o Natal. Isso foi feito, mas não foi tão bom quanto eles imaginavam que seria…

 

night

 

Alice in Wonderland (2010)

Alice, uma garota jovem se vê por seguir um coelho branco que sempre aponta para o seu relógio, quando de repente ela entra em um buraco que a leva para o País das Maravilhas, um local fantasioso e diferente, que a mesma já esteve a 10 anos atrás mas não se lembra disso. Lá ela encontra diversos seres mágicos e diferentes e também entra em uma batalha enfrentando a ira da Rainha de Copas.

 

alice

 

Exposição de Tim Burton no MIS (Museu da Imagem e do Som)

Tudo isso rendeu ao cineasta uma exposição, que já passou por Paris, Nova York e Praga e agora está aqui pertinho de nós no Brasil. O MIS é o primeiro local da América Latina a receber essa incrível exposição, que estará disponível para visitação até Maio de 2016 por um preço uma amigável.

Nessa exposição você consegue encontrar todos os desenhos de infância que foram feitos e guardados por Tim Burton até nos dias de hoje, pinturas e as esculturas de personagens que se tornaram famosos nos filmes de Tim, fora alguns curtas metragens feitos pelo cineasta que ficam passando no momento da exposição, onde você é livre para assisti-los.

Depois de se aventurar em toda a criatividade do cineasta, assim que você finaliza a exposição você encontra uma lojinha vendendo algumas lembranças para quem gostou e é muito fã de Tim Burton, possuindo filmes, canecas, livros, camisetas e muito mais.

Eu estive na exposição no mês de Março, e gostei muito, se você prestar bem atenção em todos os detalhes você percebe que a mente desse rapaz é realmente de outro mundo, os desenhos que ele fazia quanto era criança, se tornaram referencias para seus filmes, é realmente incrível, para quem gosta vale muito a pena conferir.

Infelizmente tirar fotos da parte interna da exposição é proibido, você só pode tirar foto da entrada, que foi o que fiz e coloquei abaixo para deixar um gostinho…

 

gio

 

Bom meus queridos leitores, nossa conversa já está acabando, mas antes não posso deixar de mostrar e indicar para vocês alguns filmes de Tim Burton certo? Então dê uma olhadinha abaixo em algumas sugestões minhas para se assistir:

 

Edward Mãos de Tesoura (1990)

ED

 

Mars Attack! (1996)

Marte

 

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999)

cavaleiro

 

The Corpse Bride (2004)

noiva

 

A Fantástica Fabrica de Chocolate (2005)

chocolate

 

Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (2007)

bbbb

 

Dark Shadows (2012)

dark

 

Frankenweenie (2012)

frank

 

E para finalizar bem minhas recomendações, deixarei o trailer de um filme que Tim Burton irá lançar ainda esse ano, chamado “O Lar das Crianças Peculiares” e estou bem ansioso para assistí-lo, deem uma olhada, espero que gostem e que também fiquem ansioso:

 

 

Referências:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/03/1753198-exposicao-de-tim-burton-no-mis-colocara-ultimos-ingressos-a-venda.shtml

http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-6494/biografia/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Burton

http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=1972

http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-6494/filmografia/

 


Giovanni

 

Hello folks! I’m Giovanni, tenho 21 anos e sou Instrutor de English na Evolutime de Cotia City! Sou formado em Turismo, gosto de ouvir música (Rock, Eletrônica), gosto de ler, sair com os amigos, assistir filmes e séries, cozinhar and play games! Espero que tenham gostado do post and See you soon!

 

 

 

 

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

beetlejuice
Beetlejuice – Os Fantasmas se divertem
Uma historia muito divertida para o ano todo mas PRINCIPALMENTE no halloween. Direção de Tim