anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

T.I – A base do bom negócio

Tecnologia é a base do negócio

Chegou a hora de investir e agora o que eu devo fazer? Onde eu adquiro os equipamentos necessários? Questões como estas são muito comuns quando decidimos implantar T.I em nossa empresa, devemos avaliar muito bem nossas escolhas para obtermos sucesso.

A maioria das pequenas empresas compram equipamentos de tecnologia simplesmente para dizer que estão seguindo o mercado moderno com a utilização de computadores, ou simplesmente para suprir uma necessidade de momento, mas esta técnica nem de longe é aconselhável.

A verdade é que não adianta você comprar um equipamento somente para substituir outro, pois se esta substituição não te oferece uma melhora nos processos de gestão de sua empresa, isso pode ser dinheiro jogado fora e a continuação de uma dor de cabeça enorme. Então, por onde começar na hora de investir em tecnologia gastando pouco?

Conheça sua estrutura e verifique seus processos

gerenciador

Faça um levantamento de sua atual estrutura e verifique seus processos saber o tempo de realização de suas atividades pode ser importante na hora de realizar mudanças na parte de tecnologia, verifique sua rotina de backup se é diário, dias alternados, semanal, etc.

Outra dica importante é criar uma planilha ou banco de dados contendo as configurações atuais de seus equipamentos, isso será muito útil na hora da aquisição de um novo equipamento.

Foi-se o tempo em que um data center necessitava de vários computadores e aquela bagunça de cabos de redes espalhados por todo lado, hoje você pode adquirir um servidor com soluções de hardware como hot-swap e versões completas de Sistemas Operacionais para pequenas empresas como é o caso do Windows Server Small Business, que trás banco de dados, gerenciador de e-mail e muitas outras opções, em termos de hardware operacional como desktops ou mesmo notebooks os preços estão bem acessíveis e com os sites de comércio eletrônico devemos pesquisar os equipamentos pois podemos encontrar preços incrivelmente baixos para equipamentos top de linha que devem ter uma durabilidade de tecnológica para acompanhar o mercado por até 4 ou 5 anos.

Previna-se de desastres

Backup-three-laptops-plugged-into-wordÉ muito comum encontrarmos grandes empresas e estruturas tecnológicas que não estão preparadas para o caso de um desastre, imagine perder todos os dados do seu servidor, existem diversas formas para prevenção deste desastre como discos redundantes, mas, para aprimorar ainda mais a eficiência de sua estrutura tecnológica combine-a com o poder da virtualização, acredite isso vai lhe economizar muito tempo e dinheiro na hora de restaurar seus serviços.

Invista em conhecimento

treinamentos

Sua equipe está preparada para trabalhar com a nova tecnologia que está pensando em adquirir?

Geralmente quando migramos um sistema para outro notamos extrema dificuldade ou até mesmo falta de conhecimento de nossa equipe, neste caso é muito importante criar um planejamento para um programa de aperfeiçoamento da equipe, geralmente um dos profissionais de sua empresa se especializa e pode muito bem repassar o conhecimento para os demais, outra ideia seria um workshop realizado em determinados períodos de tempo.

A terceirização é um bom investimento?

helpdesk

Caso não queira ter preocupações com sua estrutura tecnológica, o ideal é procurar uma consultoria especializada, um consultor pode lhe fazer uma visita e por meio de um briefing identificar quais são suas necessidades e qual a melhor forma para resolver estes problemas, mas fique atento e verifique todas as possibilidades para saber qual o melhor investimento para sua empresa.

Espero que tenham gostado do post e até a próxima!

Próximo

Postado por

Meu nome é André Santos, ministro aulas de Informática, Web e Hardware na Microcamp de Praia Grande, atuo na área há diversos anos e continuo meus estudos incessantes todos os dias afinal de contas a informática está sempre mudando e temos uma novidade a todo instante. “Trabalhar enriquece a mente”!