Teste do circuito do processador e da memória dos notebooks
Devido a dificuldade encontrada pela maioria dos técnicos de hardware da área de notebooks, decidi publicar este artigo com o intuito de sanar algumas dúvidas. Neste post, darei duas dicas essenciais para efetuar o teste de forma 100% correta dos dois principais circuitos encontrados no circuito impresso de placa mãe de notebooks.
O circuito do processador e o circuito da memória ram
PROCESSADOR
O que é e para que serve?
Também chamado de CPU, o processador, é o componente de hardware responsável pelo processamento de dados e informações. Ele também transmite estas informações para a placa mãe, que por sua vez as transmite para onde seja necessário (monitor, impressora, etc.). A placa mãe é a ponte entre o processador e outros componentes de hardware do computador. O processador também pode fazer cálculos e tomar decisões lógicas.
Como testar?
Primeiramente, existem certos cuidados necessários no teste de circuito:
- Não devemos sair trocando processadores por outros para testar, pois se o circuito PWM do processador estiver em curto, queimaremos os processadores de teste.
Para testarmos a tensão do circuito PWM do processador:
- O notebook deverá estar ligado para medirmos as tensões.
- Para tal, devemos antes testar se as tensões que estão chegando ao processador são de 1v. Devemos obter esta tensão na bobina do circuito PWM do processador.
- Outro teste é com o notebook desligado e o processador removido do SLOT. Devemos testar os capacitores em cima do processador.
Quando apresenta problema?
- Quando não dá esta tensão de 1v na bobina do circuito PWM do processador. E também quando os capacitores em cima do processador estão com problema.
Observações especiais sobre o componente:
- Após testarmos as tensões, e constatarmos que as mesmas estão ok, podemos colocar nosso processador de teste com segurança.
MEMÓRIA
O que é e para que serve?
A memória RAM é um componente essencial em qualquer tipo de computador, pois é onde ficam armazenados os programas operacionais. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível na forma de um HDD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de memória RAM: quanto mais memória melhor será o desempenho, uma vez que os programas tendem a se desenvolver com o passar do tempo e da pesquisa científica.
Como testar?
- Devemos descobrir no SLOT da memória a voltagem da memória.
- Devemos testar no circuito PWM da memória, na bobina, se está chegando a voltagem que está escrita no SLTO da memória
Quando apresenta problema?
Quando a placa da memória queima ou quando o circuito PWM da memória está apresentando problemas.
Observações especiais sobre a memória RAM:
- Muito comum e dá muito problemas, principalmente de oxidação.
- Nunca deve-se limpar a memória de notebooks com borracha. Utilize spray limpa contatos para componentes eletrônicos.
- Após realizarmos todos os testes, podemos substituir as memórias por memórias de testes.
Sobre o autor
OLÁ! Eu sou o Ítalo Guedes, instrutor TI e Hardware Microcamp Casa Verde. Atuo na área a mais de 14 anos. Espero que tenham gostado do post.
“A maior riqueza de um homem é seu conhecimento”