anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Tecnologia em Cluster

cluster

O Cluster é um sistema que utiliza dois ou mais computadores para executar a mesma tarefa dividindo os processos, recurso de hardware e garantindo uma redundância se algum dos servidores falharem. É uma técnica que faz parte do plano de contingência e alta disponibilidade, pois o projeto de banco de dados pode ser desenvolvido de forma distribuída, ou seja, de forma que não comprometa o funcionamento caso alguma falha de hardware aconteça.

cluster-small

Existem três tipos de Cluster nessa arquitetura de hardware combinada com recursos de software. Estão descritos abaixo:

Cluster de Alta disponibilidade:

O cluster de alta disponibilidade garante que o sistema fique no ar se ouve uma falha de um ou mais servidores dependendo da quantidade de servidores interligados. Ele é utilizado geralmente em aplicação clíticas que são compartilhadas na rede que precisão ser imunes a falhas.

A vantagem deste sistema é a utilização em servidores de forma que uma redundância minimiza e torna quase impossível uma indisponibilidade de hardware, porém, algum profissional da área vem como desvantagem à quantidade de recurso de servidores maior com o mesmo desempenha de um único recurso, ou seja, vários computadores que ocupará maior espaço para fazer o mesmo processo.

Cluster balanceamento de carga:

O cluster de balanceamento dividem os processos, as tarefas e os recursos de rede garantindo um equilíbrio. Ele cria um IP virtual como IP principal de acesso, que balanceia a divisão de tarefas dos recursos físicos. Eles são utilizados geralmente em servidores de internet, servidores de e-mail, em recursos que tem o numero de acesso muito grande.

Este tipo de Cluster garante um maior desempenho e o balanceamento da utilização dos recursos com um tempo de resposta mais rápido. Porém, se houver uma falhar em uns dos servidores utilizado pode comprometer o sistema, deixando-o indisponível.

Cluster Combo:

Este tipo combina o balanceamento e a alta disponibilidade garantindo desempenho e estabilidade no sistema. Garante disponibilidade e desempenho, Exige maior investimento.

cluster_back

 

Após as definições dos tipos de Cluster, fica claro uma empresa que precisa ter uma estrutura confiável e garantia na integridade dos seus dados, pode optar por um cluster que garantir tecnologias que garantem o custo benefício com relação ao investimento, hoje a segurança de  dados é foco para aqueles que sabem o valor da informação.

 

Próximo

Postado por