anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Tecnologia 4G

Oi pessoal, neste post irei comentar sobre o novo tipo de rede, a 4G. É a quarta geração de telefonia móvel, ela permite a conexão com a internet com a utilização de um dispositivo móvel com uma velocidade de ate 10 vezes superior às redes atuais, o usuário poderá ter acesso melhor a conteúdos multimídia como vídeo em alta definição, videoconferências e músicas diretamente da internet. Essa nova tecnologia esta sendo implantada por causa da Copa do Mundo.

 Tecnologia 4G

Mas você deve estar se perguntando se já esta em funcionamento, podemos dizer que em alguns lugares sim. A Anatel (Agência de Telecomunicações) exigiu que em todas as cidades sedes da Copa deverão ter a rede 4G (Brasília, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte). E ainda a Anatel determinou que até no fim do ano de 2013 também deverá ter nas capitais: São Paulo, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba, Manaus e Natal.

Como funciona

Como funciona 4G

No Brasil, a rede 4G funcionará na frequência de 2,5 Gigahertz, que também é utilizada em 27 países da Europa. A estrutura da Rede 4G é bem simular a 3G por essa razão muitos aparelhos poderão utilizar para transmitir os dois padrões, a grande diferença entre a rede 3G e a 4G é na última etapa, na distribuição das antenas. Toda distribuição até a antena é feita por cabos de fibra ótica.

O sistema de distribuição da rede 4G é mais inteligente, ou seja, os roteadores são programados para quando haja grande quantidade de dados que trafegam pela rede possam ser distribuídos automaticamente e com isso desafogando a rede, elas conseguem identificar momentos de tráfego intenso e auto se organizarem para que não ocorra sobrecarga.

Velocidade

Velocidade da Internet 4G

Na versão anterior, 3G, temos a velocidade máxima de 21MBs já nas redes 4G podemos ter uma velocidade de 50Mbs até 1.000Mbs  e o tempo de resposta entre 20 à 40 milessegundos.

Tudo isso é possível por causa das centrais de distribuição, onde os empacotamentos dos dados que são enviados aos usuários e mais eficiente e potentes do que a geração anterior. Os equipamentos de transmissão 4G permitem um empacotamento mais eficiente e por causa dessa eficiência os dados são enviados com mais velocidade e em maior quantidade.

Preço

Preço da internet 4G

O custo dessa tecnologia ainda está um pouco caro por volta de 100 a 400 reais, dependendo das operadoras de celular, que cobram taxas e algumas cobram o equipamento necessário para uso da tecnologia. Todas as operadoras oferecem diversos planos, basta pesquisar e se encaixar no que mais agradar, caso deseje aderir à onda do 4G.

Espero que tenha gostado e até a próxima tecnologia ou até o próximo post, o que sair primeiro!

Enquanto isso aproveite a tecnologia que está em suas mãos antes que ela se torne obsoleta.

Não se esqueça de curtir, compartilhar e colocar sugestões para próximos posts.

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Entenda o porquê de traduções nem sempre funcionarem na língua inglesa
Você já tentou fazer uma tradução do inglês para o português e ficou meio esquisita