anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Tatuagem no Photoshop

TATUAGEM NO PHOTOSHOP

Prof.ª: Renata dos Santos

 

Para você que é fã do Photoshop, e quer pregar uma peça nos seus amigos ou familiares dizendo que fez uma tatuagem nova esse é o post que irá te proporcionar isso. Através de ferramentas bem simples, sem ser necessário ter um conhecimento profundo de Photoshop você conseguirá resultados inacreditáveis.

Primeiramente, será necessário possuir a ferramenta Photoshop instalada em seu computador, nesse post iremos trabalhar com a versão CS5, porém é possível realizar o mesmo trabalho com versões anteriores como CS3 ou CS4.

O melhor local para aplicar esse tipo de montagem seria nas costas, pois é uma área ampla e livre de pelos ou imperfeições da pele. Escolha a foto desejada e abra a foto no seu Photoshop, conforme mostra a Figura 1.

FIGURA01

Observação: Para todas as fotos que iremos utilizar devemos nos atentar para a resolução da foto, devemos trabalhar com imagens de alta resolução, assim teremos um resultado melhor.

Após abrir a foto, vamos duplicar a camada, para podermos ter um referencial do antes e do depois. Para duplicar a camada basta clicar com o botão direito sobre ela e escolher a opção duplicar camada como demonstra seta vermelha na Figura 2 ou utilizar as teclas atalho Ctrl + J.

FIGURA02

Assim que duplicar a camada aparecerá uma nova janela pedindo que nomeie essa camada, basta colocar um nome e clicar em OK como mostra a Figura 3.

FIGURA03

Após procurar uma imagem de uma tatuagem desejada iremos arrastá-la para dentro do Photoshop, basta deixar a janela do Photoshop aberta e clicar sobra à foto desejada e arrastá-la para dentro do Photoshop em cima da imagem existente, conforme indica a Figura 4.

FIGURA04

Posicione a imagem e em seguida pressione ENTER, feito isso a imagem se tornará um objeto inteligente, para conseguirmos editar essa imagem iremos clicar com o botão direito na camada da imagem, e em seguida escolheremos a opção rasterizar a camada (Tornar a camada editável), conforme demonstra a seta vermelha da Figura 5.

FIGURA05

Feito isso poderemos aplicar um efeito a essa camada, como nossa imagem possui o fundo branco podemos aplicar o efeito Multiplicação, quando trabalharmos com imagens de fundo colorido iremos aplicar o efeito Escurecer. Então na parte de camadas como demonstra a Figura 6 iremos escolher a opção Multiplicação.

FIGURA06

Se tudo ocorreu certo a imagem deverá ficar conforme mostra a Figura 7. Vale ressaltar que para ter uma maior credibilidade devemos posicionar a imagem de acordo que uma roupa ou parte do corpo oculte a tatuagem, no casso dessa imagem, para trazer a veracidade, posicionamos o rabo do dragão para baixo do vestido.

FIGURA07

Agora em camada reduziremos a opacidade para 40% da tatuagem para podermos recortar os trechos que não queremos que apareça, conforme mostra a Figura 8.

FIGURA08

Podemos recortar o trecho da tatuagem que não queremos que apareça com a ferramenta Caneta. Para isso selecione ela na barra de ferramentas como demonstra a Figura 9.

FIGURA09

Realize em volta da imagem clique a clique a seleção do trecho que iremos remover da tatuagem como indica a Figura 10, caso realize algum clique errado basta utilizar as teclas de atalho Ctrl+Alt+Z.

FIGURA10

Assim quer terminar a seleção clique com o botão direito e escolha a opção Criar Seleção. Em seguida confirme a próxima janela clicando em OK, e depois apague o trecho selecionado. Após deletado use as teclas de atalho Ctrl + D, para retirar a seleção.

FIGURA11

Agora retornaremos com a opacidade da tatuagem, porém não totalmente, sempre lembrando que queremos trazer a veracidade da tatuagem, para isso na janela da camada, vamos diminuir a opacidade de acordo com a necessidade da foto, não temos um padrão depende de cada foto. Conforme já vimos na Figura 8. Ao final o resultado da sua imagem deverá ser conforme vemos na Figura 12.

FIGURA12

Poderemos ainda utilizar a ferramenta de Desfoque (que serve para mesclar pixels diferentes). Mesclando assim partes da tatuagem com partes da pele. Passe apenas nas bordas da tatuagem.

FIGURA13

Agora quando desejarmos aplicar uma tatuagem em algum lugar com relevo, como um braço por exemplo, podemos utilizar uma ferramenta muito interessante, com a ferramenta Deformar, iremos aplicar uma tatuagem no craque Neymar.

Para isso iremos abrir uma foto do craque sem camisa, e em seguida arrastar a foto da tatuagem para dentro da imagem e depois rasterizar a imagem, conforme fizemos anteriormente. Feito isso aplicaremos o efeito Multiplicação, até ai nada de novo. Sua foto deverá estar igual à figura 14.

FIGURA14

Agora para podermos posicionar melhor a tatuagem, fazendo com que ela acompanhe o contorno do corpo iremos utilizar o efeito deformar, para isso clique no menu Editar, na opção Transformação, em seguida na opção Deformar, como demonstra a figura 15.

FIGURA15

A tatuagem ficará com quadrados em voltas e alças de redimensionamento que poderão ser movimentadas, deixando a tatuagem no formato do corpo, conforme demonstra a figura 16.

FIGURA16

Agora só resta dar os últimos ajustes como a opacidade, conforme mostra a Figura 17.

FIGURA17

Uma observação importante, embora seja divertido e fácil, isso pode ser considerada uma profissão, há alunos da Microcamp que trabalham em lojas de tatuagem aplicando os efeitos aprendidos neste post.

Curtiu? Então curta e compartilhe para seus amigos, comente suas experiências nesse post e sugira temas que queira ver no nosso próximo post.

Até a próxima!

Professora Renata.

 

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã