anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Superando a timidez

Olá pessoal, tudo bom? Hoje vim falar de um assunto diferente, mas bem importante. Você pode sofrer disso, ou pessoas muito próximas de você podem ter esse problema: a timidez. Vamos lá:

De acordo com o dicionário, timidez é um substantivo feminino e significa:

  1. Qualidade de tímido
  2. Falta de desembaraço
  3. Acanhamento

 

Ok! Esse é o significado de timidez… mas e na prática?

A pessoa tímida tem dificuldade em buscar um novo emprego, em iniciar novas amizades e relacionamentos.

DESCONFORTO             TIMIDEZ CRÔNICA             FOBIA SOCIAL

 

1.1.1

 

A timidez pode variar entre um “ficar sem jeito”, de falar em público, passando por uma timidez crônica, que aparece em quase todas as áreas da vida, até chegar à fobia social, impedindo a pessoa de fazer as coisas mais simples do dia a dia.

Por exemplo, em uma festa, o tímido, ao invés de envolver-se na conversa observa “de fora”, não presta atenção no que o outro diz, mas sim em si mesmo, na sua voz, onde colocar as mãos, não consegue olhar nos olhos, sempre desviando o olhar….. Então o tímido tem a tendência de ir sempre acompanhado em festas e reuniões, sempre desejando que ninguém se aproxime, permanece quieto em cantos…

O tímido, por estar sempre tenso, pode passar a imagem de “poucos amigos”, “difícil acesso” ou até mesmo de “arrogante”. O que é um engano de nossa parte, pois o tímido apenas tem medo de situações novas e diferentes, de falar em público ou expor suas ideias, pois teme não ser aceito.

 

Insegurança

Todos temos necessidade de nos sentirmos aceitos. Porém o tímido geralmente tem pensamentos e sentimentos negativos sobre si mesmo e a confiança em si é baixa. Sendo assim, o tímido torna-se um prisioneiro de seus próprios medos, não se permitindo arriscar.

Dizem por aí que timidez não se perde, uma vez que a timidez é apenas uma insegurança, e TODOS estaremos inseguros em algum momento de nossa vida!!

Porém, é possível superar a timidez!!

2

 

Dicas para superar a timidez

#1 – Entenda sua timidez

Se você quer deixar de ser tímido pois se sentiu ofendido por alguém por você ser tímido, você está agindo da mesma forma que fizeram contigo. Criticando sua timidez, julgando e por fim menosprezando seu jeito de ser! Existem pessoas muito boas em julgar e apontar os defeitos dos outros, NUNCA leve estes julgamentos mais a sério que os seus próprios sentimentos. Seja sempre você mesmo, não se compare com os outros.

 

3

#2 – Aceite sua timidez

“Sim, eu sou tímido e aceito!”

Torne-se confortável com a existência de sua timidez, quanto mais você resistir a ela, mais ela prevalecerá. Trace seu próprio caminho, caia e levante para aprender.

 

#3 – Quais são seus ativadores

É possível que nem todas as situações lhe tornem tímido, não se trata de você e sim das situações em que se encontra.

 

#4 – Faça uma lista de situações nas quais se sente ansioso

Ordene-as pelas que lhe causam menos ansiedade. Com esta lista você consegue tornar mais fácil alcançar o seu objetivo.

 

#5 – Traçando um objetivo e estabelecendo foco

Você se lembra da lista que fizemos de quais são as situações e ativadores de sua timidez? Vamos vencer essa lista!! Se você definiu que uma das situações em que se sente ansioso é abordar as pessoas na rua, torne isso sua tarefa e estabeleça um prazo para ser cumprida. Exemplo: Tarefa: abordar X pessoas na rua; Prazo: X dias…

Não se preocupe, faça em seu próprio tempo, porém desafie-se!

 

4

#6 – Concentre-se no exterior

Frequentemente a sua atenção é atraída para você mesmo, então ao invés de se concentrar na sua timidez ou em algo constrangedor que tenha dito, ria e siga em frente, as pessoas se identificam!

 

#7 – Observe como pessoas seguras se comportam

Não é preciso fazer exatamente o que você vê a outra pessoa fazendo. Mas uma pessoa sociável pode lhe dar uma idéia de como lidar com algumas situações.

 

#8 – Pratique falar em voz alta para si mesmo

Acostume-se a ouvir sua própria voz. A prática leva à perfeição e isso ajuda no embaraço de acostumar a ouvir a própria voz.

 

5

#9 – Não se compare aos outros

Quanto mais você se compara mais intimidado se sente. Cada um de nós tem suas dificuldades e luta contra problemas diariamente. Ninguém agrada todo mundo. Não importa se você é gordo ou magro, baixo ou alto, não tenha vergonha de quem você é!!

 

#10 – Pense em quão extraordinário você é. Não se prenda a rótulos.6

EVITE JULGAR! Pessoas extrovertidas nem sempre são populares, pessoas tímidas nem sempre são introvertidas e infelizes ou frias!

 

 

 

 

 

… e o mais importante de tudo:

Desafie-se e acredite em você mesmo!! Quem cria as dificuldades somos nós mesmos!!!


Post elaborado pela teacher de ABC da Unidade Diadema, Andrea de Faveri.

7

Postado por