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SUCESSO NAS VENDAS: MARKETING DIGITAL

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Muitas pessoas simplesmente acordam um dia e têm aquele pensamento: “Vou ter meu negócio na internet! ”.

Para alguns parece a coisa mais fácil do mundo: basta criar uma página, muitas vezes uma loja virtual e PRONTO! Num passe de mágica terei meu negócio de sucesso! Porém, quase nunca é assim… quando alguém resolve criar um negócio na internet, simplesmente jogar uma página na internet é apenas o primeiro de muitos passos até o sucesso, caso você não dê os outros passos provavelmente falirá antes mesmo de começar.

O número de pessoas que resolve começar um negócio pela internet e acaba desistindo é incrivelmente alto, chega até surpreender a forma como as coisas que parecem simples de início às vezes não são tão simples assim: simplesmente jogar algo na internet sem um trabalho de divulgação ou recursos relacionados a buscas acaba sendo apenas um gasto sem retorno.então vamos a alguns conceitos que temos que avaliar antes de iniciar nossas aventuras ou até mesmo para dar um novo rumo a uma aventura que não está indo tão bem.

 

Produto

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Tanto no marketing digital quanto no convencional, um dos pontos de mais importância é o produto. Antes de oferecermos algo temos que ter a ciência do que de fato estamos a oferecer:

Qual a necessidade disso? Por que alguém pagaria por isso? Existe alguma outra opção parecida disponível?

Estar ciente dos pontos fortes e fracos do que estamos a oferecer e conhecer nossos concorrentes acaba nos ajudando a formular objetivos e saber qual mensagem queremos passar. Já dizia SUN TZU em seu livro mundialmente conhecido “A arte da Guerra”:

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”

Alguém que não conheça de fato o mercado que está entrando tende a fracassar, por isso uma dica simples para iniciar: “Antes de se aventurar às cegas, pesquise sobre o ramo ao qual está entrando, se for montar uma loja de roupas on-line por exemplo, pesquise sobre elas, compare o seu produto, separe os pontos que você acha que você tem vantagem e os pontos onde acha que há desvantagem, você não precisa ser 100% melhor que as outras lojas, só basta saber qual sua situação e onde está entrando para futuramente não ser pego de surpresa.

 

Público alvo

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Além de conhecer nosso produto, temos que saber para quem o estamos oferecendo, quem é nosso público-alvo. Pro exemplo: a pessoa interessada em jogos digitais nem sempre frequenta os mesmos lugares/páginas que a pessoa interessada em produtos para o cabelo… o maior segredo é saber para quem você quer oferecer o seu produto e onde encontrá-lo. Uma vez que você sabe onde estão seus potenciais clientes, pode-se pensar em uma forma de trazê-los, seja com propagandas em páginas com um número alto de visitantes pertencentes a seu público alvo ou outros métodos que se ache mais adequado. O importante é conseguir identificar isso.

 

Promoção

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Além da propaganda pode-se fazer muitas coisas a mais. Uma ideia boa é a criação de perfis em mídias sociais para maior captação de oportunidades, podendo a partir desse ponto chamar atenção através de sorteios, eventos ou algo do gênero para deixar sua marca mais conceituada. Uma estratégia muito usada são os E-MARKETING, e-mails geralmente usados para divulgação de ofertas e envio de newsletters. Mas quando se fala disso vem a pergunta: “ONDE EU VOU ACHAR OS E-MAILS PARA QUEM ENVIAR? ” Certamente uma coisa eu garanto não é bem achar, existem sites que vendem lista de e-mails, mas geralmente o retorno não é tanto pois muitas vezes não se trata inteiramente do seu público alvo, o ideal é sua empresa/site ter sua própria lista de e-mails, ela pode ser feita a partir de cadastros no seu site ou até mesmo de pessoas que visitam seu site, um exemplo disso: O site oferece o Download GRATUITO do e-book de dicas X, isso é divulgado nas mídias sociais ou sites parceiros entre outros, para baixar só são pedidos o Nome e o E-mail, ou se for o caso alguma outra informação básica.

 

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Dessa forma conseguimos o e-mail da pessoa para uma possível divulgação ou até mesmo se quiser utilizar essa mesma estratégia de outra forma podemos solicitar apenas que curta a página do site na face conseguindo assim uma forma de criar um vínculo mesmo que temporário com a pessoa, dependendo do conteúdo que você postar pode ser de grande ajuda ou apenas mais uma tentativaQuando eu falo de promoção não estou dizendo para colocar um preço mais baixo, mas sim de divulgação. Sabendo o que oferecemos e para quem estamos oferecendo está na hora de agir! Se soubermos os locais onde encontrar nosso público alvo podemos fazer diversas coisas, sobre a propaganda não basta dizer “COMPRE MEU PRODUTO! ELE É BARATO!”, temos que elaborar uma mensagem direta e clara totalmente planejada para alcançar o íntimo de seu público alvo, precisamos de ideias, não importa se demorar mais um pouco para pensar em algo interessante, pois é melhor algo um pouco demorado porem de qualidade invés de algo às pressas de forma desleixada. Como já disse o famoso JAY CONRAD LEVINSON, escritor e praticamente fundador do Marketing de Guerrilha:

“Tudo o que você precisa é ter em mente que o marketing, em sua essência, não trata de preço, qualidade ou mesmo serviço. Tampouco de reputação ou logística. Na verdade, o marketing trata de ideias.”

 

Recursos Web

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Não poderia faltar comentar sobre os recursos básicos que devemos conhecer para nos posicionarmos melhor e consequentemente chegarmos ao conhecimento do cliente. Uma simples sigla que faz a diferença: SEO (Search Engine Optimization)! Sem as meta tag e os recursos englobados em SEO, nossa página seria praticamente invisível para quem a procura nos sites de busca.

É recomendado que se pesquise sobre isso e que implemente em sua página para maiores resultados. Outro item que pode fazer a diferença é um serviço do Google chamado ADWORDS, ele nos posiciona melhor nas buscas por nossas palavras chaves. Apesar de ser um serviço pago, o interessante são suas políticas, a possibilidade de começar com qualquer orçamento e o mais legal é que quando não há acessos ao anúncio, não há cobrança (sistema CPC – custo por clique). Se fosse para falar de marketing no geral dava para falar bem mais coisas, estratégias de guerrilha e vários outros assuntos mas já que meu foco era só uma introdução ao marketing digital vou parar por aqui, quem sabe se houver uma oportunidade eu fale mais sobre esse tipo de assunto. Se você gostou, quer sugerir algum tema para postagens no blog ou dizer alguma coisa, só deixar ai nos comentários!


Prof. Kaio

Bom galera, meu nome é Kaio Souza, sou instrutor de Web Design em Mogi das Cruzes e hoje trouxe um pouco sobre o Marketing Digital. Espero que tenham gostado do post e até o próximo!

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