anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Tutorial Star Wars: sabre de luz no Photoshop

Saudações, jovem padawan!

Em dezembro de 2015 vai ser lançado o sétimo episódio da saga Star Wars. Todos os fãs da série estão fazendo contagem regressiva para o tão esperado lançamento.

Que tal você fazer o seu próprio efeito de sabre de luz no Photoshop? Você pode usar ferramentas simples para criar efeitos no photoshop e ver o seu lado jedi.

 

Prestar a atenção, você deve! |^-___-^|

Então, vamos lá:

 

1º Passo: A base do sabre de luz

Você vai precisar de um objeto cilíndrico para fazer a base do sabre. Pode ser um frasco de desodorante, um microfone, uma garrafinha etc. Neste caso, eu usei um frasco de desodorante.

Jpeg

2º Passo: A foto

Você deve obter a imagem ou tirar a foto segurando a base do sabre de luz. Você pode usar a criatividade, fazer poses de luta ou até chamar um amigo para participar da foto contigo, numa batalha jedi. Eu chamei o instrutor Igor Boehm, grande fã da série para me ajudar.

 

3º Passo: Vamos ao Photoshop!

Com a imagem já inserida no Photoshop, você deve selecionar a área onde irá construir o sabre de luz. Para isso, selecione a Ferramenta Letreiro Retangular.

 

PASSO 1

 

4º Passo: Construção da área do feixe de luz

Após feita a seleção da área, você deve clicar com o botão direito do mouse sobre a seleção e escolher a opção “Transformar Seleção”. Com essa opção, você será capaz de alterar o tamanho da seleção. Pressionando a tecla “CTRL” do teclado enquanto arrasta uma das arestas da seleção, você conseguirá deixar a base do feixe de luz maior e a ponta do feixe menor.

 

PASSO 3

 

PASSO 4

 

5º Passo: Reparos na seleção

Para deixar a base e ponta do sabre arrendondadas, você deverá selecionar a ferramenta “Letreiro Elíptico” e, pressionando o “SHIFT” do teclado, fazer a seleção arredondada na base da seleção.
PASSO 5

 

6º Passo: Mais ajustes.

Você pode ajustar a seleção quanto ao tamanho e ângulo, para deixar mais real o trabalho final.

 

PASSO 6

 

 

PASSO 7

 

7º Passo: Criando uma nova camada

Feitas as alterações, é hora de começar a dar vida ao seu sabre. Use as teclas de atalho “Ctrl+Shift+N” para criar uma nova camada a partir da seleção feita. Eu dei o nome da minha camada de “sabre”.

 

PASSO 8

 

8º Passo: Colorindo a seleção

Com a Ferramenta “Lata de Tinta (G)”, selecione a cor branca e pinte dentro da seleção.

 

PASSO 9

 

PASSO 10

 

9º Passo: Desfoque do feixe de luz

Para deixar o seu sabre mais suave e com o efeito de “luz”, você fará uso de um filtro chamado “Desfoque Gaussiano”. Então, cancele a seleção (Ctrl+D),  vá na aba “Filtro”, “Desfoque”, Desfoque Gaussiano…” e coloque um valor próximo a 7.

 

PASSO 11

 

PASSO 12

 

10º Passo: Determinando a cor do sabre.

Para determinar a cor do sabre, vamos fazer uso do brilho dele. Para isso, clique em “Funções (Fx)”, “Brilho externo”. Então, selecione a cor do sabre, deixe a opacidade em 100%, tamanho próximo a 50 px e expansão 0%.

 

PASSO 13

 

PASSO 14

 

11º Passo: Se a camada do sabre de luz ficou com um brilho baixo, você pode duplicar a camada, com a tecla de atalho “CTRL+J” e mesclar para baixo.

 

PASSO 15

 

PASSO 16

 

12º Passo: Ajustes finais do sabre

Você pode também mexer na opacidade do sabre, regulando para mais ou para menos. Lembrando que se diminuir muito a opacidade, ele ficará transparente. Feito isso, seu sabre de luz está pronto!

 

PASSO 17

 

13º Passo: Cena de luta!

Se for fazer uma cena de luta, onde os sabres se cruzam, você pode adicionar o efeito de luz e faíscas. Para fazer o efeito de luz, vá até a opçãp “Letreiro Elíptico”, faça uma elipse sobre o encontro dos sabres e crie uma nova camada de seleção (Ctrl+Shift+N). Após feito isso, aplique novamente o efeito “Desfoque Guassiano” e se quiser, pode colocar um pouco de brilho na elipse, para deixar mais próximo do brilho do sabre

 

PASSO 18

PASSO 19

 

PASSO 19-20

 

PASSO 20

 

14º Passo:  Faíscas!

Para fazer as faíscas, você pode criar uma elipse bem pequena próxima do ponto de encontro dos sabres. Para fazer várias elipses menores, pressione “Shift” do teclado enquanto faz as seleções, para fazer múltiplas seleções. Após feitas as elipses, crie uma nova camada de seleção (Ctrl+Shift+N) e pinte de laranja claro, clicando sobre uma das seleções com o botão direito e selecionando “Preencher> Cor”. Após feito isso, cancele a (Ctrl+D) seleção e adicione brilho laranja. Pronto! Seu sabre está feito!

PASSO 21

 

Jpeg

 

Espero que tenha gostado do post Star Wars, jovem padawan! Fique ligado no blog para mais dicas de WEB.

Não é nosso aluno de Web? Está esperando o quê? Após o término do curso, você será capaz de criar peças bem bacanas, como nessa imagem:

????

 

Assistam o novo Star Wars em 2015 e confiram se fizeram os sabres certinho.

Que a Força esteja com você!


euo

Sobre o Autor

Oh! Hello! I’m the Doctor! Fala, galerinha! Eu sou o Erik Sartor, instrutor de inglês em Cotia. Sou paulistano, vegetariano e apaixonado pela Irlanda e Doctor Who. Até a próxima!

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

lu (14)
Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã