anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Entenda o significado das cores

Olá galerinha, neste post abordaremos a importância de uma escolha certa de cores. Sim, de cores! Talvez agora esteja se perguntando:

 

Cor realmente importa?

O que tem a ver a escolha de uma cor? Devo escolher a que gosto?

A resposta é simples: as cores são muito importantes sim, pois elas transmitem mensagens psicológicas que pode ser utilizadas para influenciar o conteúdo, enfim, a mensagem como um todo. Existe uma ciência sobre as cores, e até o fato de você “gostar” dela tem uma razão psicológica para ser, e não apenas um fator randômico. A matéria de teoria das cores é aplicada nas áreas de design gráfico, decoração, arquitetura, embalagens, moda e desenho industrial.

Um estudo realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia separa as cores em 2 classificações: quentes e frias.

 

Cores quentes

Cores como o vermelho e amarelo têm o que chamamos de comprimento de onda longos, ou seja, para que o cérebro consiga identificar aquela cor é preciso uma alta quantidade de energia provocando uma atitude de agitação. Elas são percebidas mais rápido pelo cérebro e por isso “chamam mais a atenção”. Isso faz com que o individuo fique mais “elétrico” e animado.

 

Cores frias

De modo inverso, temos as cores chamadas de comprimento de ondas curtas – cores frias – como azul e verde. Essas requerem menos energia para serem processadas, resultando em um efeito de calmaria e serenidade.

 

Personalidade e Cor

Existem diversos testes psicológicos que foram desenvolvidos para nos ajudar no autoconhecimento por meio do poder da cor. A atração forte de uma pessoa pelo vermelho indica o tipo de personalidade afirmativo e extrovertido, de alguém que tem vontade firme, enquanto a aversão a essa cor sugere um individuo tímido e provavelmente isolado da sociedade. Viu que curioso?

Pois é, as cores têm influência em nossos componentes físicos, mental e emocional e cada cor carrega um sentimento. Agora vamos falar sobre o significado das cores:

 

Significado das Cores

 

VERMELHO

Força, vigor, ação, aventura, agressividade, amor e paixão. Por ser a cor mais rápida a ser percebida pelo cérebro humano, ela é utilizada na sinalização de trânsito.

É uma cor super enérgica, faz as pessoas se sentirem ousadas, poderosas, corajosas. É uma cor intensa que pode ser utilizada para demonstrar conflitos de emoções. Além disso, causa a sensação de determinação e estado de alerta.

Locais como teatros, restaurantes e bares podem ser decorados com essa cor, pois ela estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo. Se impregnado com o preto, dá a sensação de requinte e sofisticação.

Significado das cores - Bradesco

Significado das Cores - Red Bull

AMARELO

Como o vermelho, o amarelo pode ter mensagens conflitantes. O amarelo é uma cor luminosa e muito visível. Associado ao sol e ao calor, o amarelo estimula um sentimento de felicidade e alegria. Ele tem um destaque em relação as demais cores e torna-se uma cor mais viva, estimula a clara reflexão e retenção de memória. A dupla vermelho + amarelo é perfeita para o setor de alimentos, principalmente o de fast food, pois a união das duas cores estimula o apetite e a rapidez.

Significado do Amarelo - Oi

 

Significado do amarelo

 

LARANJA

É importante lembrar que essa cor é a junção do amarelo com o vermelho, portanto, a sensação liberada por esta cor tem características das duas.

O laranja é uma cor menos intensa que o vermelho e por isso represente a jovialidade, divertimento, alegria e estimula o apetite. Representa a aventura e a busca pelo conhecimento.

O laranja mais escuro provoca a sensação de luxo, enquanto o mais brilhante traz força, movimento, criatividade e espontaneidade.

nickelodeon

gatorade

ROSA

É uma cor suavizada do vermelho. O rosa é uma cor característica feminina, pois nos remete a sensação de delicadeza, inocência, de doçura melosa e romântica.

Mistura do branco e vermelho, tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes.

barbie

marisa

AZUL

Simples entender o azul: basta observar os logotipos de seguros, marcas de tecnologias, carros e produtos relacionados a seguranças. Esta cor nos transmitem confiança, segurança e credibilidade.

O azul está relacionado ao céu e aos oceanos, remetendo a algo sólido e confiável. O azul pode ser trabalhado como tranquilidade e tradição.

Também é associado à saúde, bem estar e limpeza.

ford

azul seguros

 

 

 

VERDE

O verde em tons mais claros nos remete a relaxamento e reflexão, pois tem uma associação direta com a natureza e a vegetação.

Verdes mais escuros sugerem crescimento econômico, representa a vida e é uma cor agradável: permanecer em um ambiente “verde” não causa irritação; ao contrário, é a cor do equilíbrio e harmonia. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois a mesma estimula a queda na pressão arterial.

Significado das Cores - Starbucks

 

 

Significado das Cores - Ades

 

Encontrei um site muito interessante e divertido sobre o significado das cores. Ele está em inglês ou espanhol, mas cliquem em START e depois em MOVIES para ver um vídeo sobre cada cor, é muito legal! http://www.mariaclaudiacortes.com/

Tomando essas cores como base, já dá para começar seu logotipo ou decidir qual a cor que você quer pintar seu estabelecimento ou até mesmo definir qual a cor da roupa que deve ser utilizada em uma entrevista… pensou nisso?

Então leia mais, procure mais e busque colorir a sua vida! Até breve.


Edição Rápida – #TheDress

Gente, com todo esse assunto da cor, surgiu a polêmica do Vestido…. Branco e Dourado ou Azul e Preto?

The Dress

#TheDress (Imagem: Reprodução)

 

 

Fui procurar na Wikipedia, que concordou com tudo o que eu disse acima e acrescenta:

A Cor não é um fenômeno físico. Um mesmo comprimento de onda pode ser percebido diferentemente por diferentes pessoas (ou outros seres vivos animais), ou seja, cor é um fenômeno fisiológico, de caráter subjetivo e individual. – http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores

Ou seja… seu cérebro vai processar a cor diferente das outras pessoas. Também temos a diferença de percepção do monitor ou tela de celular no qual cada um viu a imagem. Já percebeu como as cores em sua tela variam conforme o ângulo que você está? Experimente olhar esse tela de cima para baixo, de baixo para cima, nas laterais…. estranho, não?

Enfim, para vocês que querem saber a verdade sobre o vestido, leiam nesse site aqui: http://www.brasilpost.com.br/2015/02/27/cor-vestido-branco-e-dourado_n_6766504.html?ncid=fcbklnkbrhpmg00000004

E digo mais, encontrei aqui um foto que dizem ser da menina com o vestido ao lado de um noiva de branco… alguma dúvida?


Sobre o autor

TiagoMeu nome é Tiago José de Souza Machado, 23 anos, apaixonado por pesquisas, planejamento e pelo time do Palmeiras, gosto de ouvir musicas e aeromodelismo. Formado em Publicidade e propaganda pela Universidade Cruzeiro do Sul, na qual fui vencedor por 4 anos seguidos de projetos de Publicidade e Propaganda. Fui instrutor de web design por 4 anos e hoje coordenador de cursos de informática.


Próximo

Postagem Relacionada

Colors in english e código de referência em HTML
Hoje vamos aprender as colors in english, e para a galera que curte informática, tem