anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

SIG – Sistema de Informação Gerencial

Oi pessoal, neste post irei comentar sobre os bancos de dados SIG, que quer dizer Sistemas de Informações Gerenciais. Hoje em dia é de extrema necessidade para as empresas, eles auxiliam para tomadas de decisões dentro de uma empresa. CAPA São tantas informações dentro de uma empresa que para tomar alguma decisão precisamos um tempo para analisar as informações, e hoje em dia não podemos ter esse luxo, tempo é algo precioso. Com SIG você consegue ter informações íntegras rápida, disponível a qualquer momento que precisar. Vivemos na era digital, na era dos bits e dos bytes, onde cada vez mais as empresas precisam se organizar para sobreviver, exigindo uma gestão estratégica eficiente e algo que possa facilitar é o SIG.

SIG, o que é?

SIG são sistemas que tem a função de fornecer as informações necessárias para gerenciar as empresas com eficácia. Um SIG gera produto de informação que ajuda nas tomadas de decisões administrativas e tudo isso faz com que as empresas consigam atingir suas metas. Um sistema de informação gerencial inclui um software que ajuda na tomada de decisão, recursos como banco de dados, hardware para o sistema, sistema de apoio a decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, etc., e a principal função do SIG para sermos mais claros, é um sistema que fornece informações certas, na hora certa para a pessoa certa.

Função e importância do SIG

A principal função do SIG é auxiliar pessoas que necessitam em seu dia a dia a tomar decisões dentro de uma organização, ele mostra todas as informações do que se acontece dentro da empresa. Abaixo algumas importâncias do SIG em uma empresa: FIGURA02 

Funcionamento do SIG

Abaixo veremos como funciona o fluxo de informações dentro de um Sistema de Informações Gerenciais. FIGURA03

Dados

São informações não trabalhadas, pode ser um número, um nome, um endereço. Que não consegue transmitir nenhuma informação para o usuário.

Informações

É a forma de coletar as informações, ou seja, a forma que o usuário irá transmitir as informações para o sistema, pode ser através de um formulário, de um software, histórico de informações ou até mesmo pesquisas.

Controle

Saber se as informações são verdadeiras ou não. Temos que ter a certeza que as informações não sofreram nenhuma alteração. Imagina se você faz um depósito de R$300,00 reais não sua conta e verifica que foram depositados apenas R$30,00 reais. Temos que ter controle sobre todas as informações.

Gráfico

Serve para mostrar índices numéricos que tem a função de demonstrar o desempenho de processos. E são utilizados para gerenciar e controlar o andamento de todos os pontos da empresa.

Análise

As análises são feitas através de relatórios, que são informações separadas por áreas. Podemos dizer que os relatórios são a parte mais importante de um SIG, com eles podemos tomar decisões precisas e trazer o resultado esperado. Um bom relatório pode fazer a diferença entre tomar uma boa ou má decisão. Tipos de relatórios:

Relatórios programados

São criados periodicamente ou semanalmente.

Relatório de Pontos críticos

Esse relatório mostra resumidamente todas as atividades críticas no dia ou semana.

Relatório sob Solicitação

Serve para mostrar informações específicas.

Relatório de exceção

Serve para demonstrar automaticamente uma situação adversa.

Decisão

Podemos classificar as decisões como:

Decisões programadas

São as rotinas repetitivas, ou seja, do dia a dia. Em que podemos criar um procedimento padrão.

Decisões não Programadas

São aquelas não estruturadas, pode ou não se pode estruturar o método padrão. Isso pode ocorrer por se tratar de um problema complexo.

Áreas onde se utiliza o SIG

É de suma importância saber quais são as áreas que investem na utilização do SIG. Abaixo segue algumas áreas que utilizam o SIG:

  • Marketing;
  • Produção;
  • Administração financeira;
  • Administração de materiais;
  • Administração de recursos humanos;
  • Administração de serviços;
  • Gestão empresarial.

Espero que tenham gostado e até a próxima, um grande abraço e não se esqueçam de compartilhar com seus amigos.

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" - Cora Coralina

Postagem Relacionada

Cell com USB
Dica: Pen drive no celular
Tranferência de arquivos de pen drive Nos dias atuais é muito comum querermos passar músicas,