anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Criar um servidor de CS

Olá pessoal, esse é meu primeiro post e espero que gostem. Quem curte uma boa partida de CS com os amigos com certeza irá curtir!

Eu irei mostrar como criar e configurar um servidor de CS (Counter-Strike).

 

Counter Strike (CS)

Para quem ainda não conhece, Counter-Strike é um jogo de tiro em primeira pessoa, lançado em 1999 pela empresa Valve Software (no início ele era apenas um mod do jogo Half-Life, mas terminou fazendo mais sucesso que o próprio jogo), e até hoje ainda faz muito sucesso.

Então vamos ao que realmente interessa!

 

Requisitos

Jogo Counter-Strike 1.6 já instalado

Tem alguns sites que vocês podem baixá-lo completo, atualizado e já com os bots, mas para quem curte mesmo pode comprar em sites como o da Steam.

 

Agora vamos começar

Você deve descobrir qual pasta está instalado o seu jogo. Geralmente fica na pasta “C:\Program Files (x86)\Valve”, mas caso você não saiba, pode clicar com o direito do mouse sobre o ícone do CS e ir em Propriedades Atalho, e verá o local onde está instalado. Para facilitar, você pode aproveitar e clicar em Abrir Local do Arquivo para já ir direto até a pasta.

img1

 

Dentro da pasta Valve você vai encontrar o arquivo hlds.exe que serve para iniciar o servidor, mas antes de iniciar o ideal seria configurar o servidor. Para isso, abra a pasta cstrike e localize o arquivo server.cfg

img2

Você deve configurar o servidor abrindo o arquivo server.cfg e criando e alterar os comandos que desejar. A matéria ficaria muito longa se eu fosse explicar todos os comandos mas aí vão alguns exemplos.

Geralmente é utilizado 0 ou 1 nos comandos onde 0 representa desativado e 1 representa ativado.

mp_buytime 0.5                              // tempo para compra as armas armas (0.5 equivale a 30 segundos e 1 equivale a 1 minuto)

mp_friendlyfire 1                           //Tiros também acertam os amigos

mp_roundtime 3                            // Tempo de cada rodado em minutos

mp_timelimit 30                              // Tempo de cada mapa em minutos

mp_freezetime 5                           // tempo de espera para iniciar as rodadas em segundos

mp_tkpunish 1                                 // Punir quem matar amigos (0 ou 1)

mp_autoteambalance 1               // Balancear os times (0 ou 1)

mp_limitteams 1                             // Quantos jogadores um time pode ter a mais que o outro

mp_startmoney 800                      // Dinheiro inicial (máximo 1600)

 

Para quem curtiu e quer saber mais comandos acesse este site clicando aqui e veja uma lista completa com os comandos, agora para quem não quer ter muito trabalho editando seu próprio arquivo de configurações do servidor, eu preparei um arquivo com as configurações usadas nos campeonatos oficiais de CS e o disponibilizei aqui,  e também podem acessar o site esse site no qual você escolhe as configurações que quer para seu servidor e ele gera os códigos ao clicar em “Create it!”, e você só terá que copiar e colar no seu arquivo server.cfg

img3

Caso ainda não tenha nem um atalho para abrir seu servidor na área de trabalho, vá até a pasta Valve onde está instalado o jogo, localize o arquivo hlds.exe e clique com o botão direito e selecione copiar, depois vá até a área de trabalho clique em uma área vazia e selecione Colar Atalho.

img4

Agora a parte divertida: inicie o servidor dando 2 cliques no atalho do hlds.exe, na janela que irá aparecer coloque o nome do servidor em “Server Name”, escolha o primeiro mapa em “Map”, mude a senha RCON que é a senha para acessar o servidor remotamente, e finalmente clique em “Start Server”, na tela que aparecera depois copie o “IP Address” pois vai ser com ele que seus amigos iram acessar seu servidor.

img5

Para seus amigos terem acesso ao seu servidor eles devem estar conectados na mesma rede que você como em uma lan house, você também pode usar um programa como hamachi para criar uma rede virtual junto com seus amigos e poderem jogar juntos (você pode encontra várias matérias de como criar redes com o hamachi na internet).

 Por último vamos jogar! Entre no jogo e vá na opção Find Servers, entre na guia Lan e seu servidor deverá estar aparecendo na lista. É só selecionar seu servidor e clicar em connect. Todos seus amigos que irão jogar juntos deveram fazer o mesmo processo estando na mesma rede ou usando o hamachi.

img6

Caso seu servidor não apareça na primeira vez tente ir na guia “Favorites” e clique em “Add Server” e coloque o endereço do seu servidor que você copiou antes, no 5º passo. E depois disso só seguir conforme o 7º passo.

img7

Por último: boa partida, pessoal! espero que tenham gostado e tenham curtido, casso tenham alguma dúvida em relação aos procedimentos podem entrar em contato comigo pelo e-mail e até a próxima!


 

André Tenorio Rodrigues

profandre@hotmail.com.br

andre

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Comandos para instalar Servidores no Debian
  Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje trago alguns comandos para instalar Servidores no Debian!