Semáforo de Trânsito com a Placa Arduíno
Olá Pessoal! Tudo bem com vocês? =)
Hoje vou mostrar como construir um pequeno semáforo de trânsito. Esse tutorial é voltado para aqueles que já possuem conhecimento em Linguagem C e sabem como usar uma Placa Arduíno. Mas mesmo sem experiência nessas áreas é possível aprender com esse tutorial. Vamos lá?!
Primeiro, o que é ARDUÍNO?
Arduino, palavra por vezes traduzida ao português como Arduíno,4 2 5 é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única,6 projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão,7 a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.8 O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.9
Pode ser usado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro. Uma típica placa Arduíno é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagi-la em tempo real. Ela em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um ou mais Arduinos deste modo, usando extensões apropriadas chamadas de shields10 . A interface do hospedeiro é simples, podendo ser escrita em várias linguagens. A mais popular é a Processing, mas outras que podem comunicar-se com a conexão serial são: Max/MSP,11 Pure Data,12 SuperCollider,13 ActionScript14 e Java.15 Em 2010 foi realizado um documentário sobre a plataforma chamado Arduino: The Documentary.
Origem: Wikipédia
Link para download: http://www.arduino.cc/en/Main/Software
Agora que sabemos o que é e qual a função do ARDUÍNO, vamos compreender a estrutura do programa.
Parte 1 – Programação
void setup() {
Declaração que irá começar o Setup do programa. Sempre aberto com uma “{“ e fechada, no fim da declaração, por uma “}”.
pinMode(11, OUTPUT);
Escolha do modo do pino, se é entrada (INPUT) ou saída (OUTPUT). No nosso caso, será a saída 😉
void loop(){
onde irá começar o loop do programa. Ele ficará rodando por tempo indeterminado, conforme a sua programação. Começa também com uma “{“ e fecha com uma “}”.
digitalWrite(12, HIGH);
Escrita digital, porque usaremos um pino digital que pode ser nível 1 (ligado) ou 0 (desligado).
delay(30000);
Função que mostra quanto tempo precisamos esperar, ou seja, quanto tempo o led permanecerá acesso.
Basicamente, essa é a estrutura do programa do nosso Projeto. Agora, vamos para a parte física do Semáforo de Trânsito!!!
Parte 2 – parta física
Componentes necessários:
- 1 Placa Arduíno UNO
- 1 Protoboard
- 1 Led Verde
- 1 Led Amarelo
- 1 Led Vermelho
- 3 Resistores de 300
- Cabos diversos
Vejam as imagens abaixo:
Abaixo, um vídeo que mostra o teste do programa com a Placa Arduíno:
Projeto – Semáforo de Trânsito com a Placa Arduíno
É isso aí pessoal! Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, deixem um comentário abaixo. Abraços e fiquem com Deus.
Sobre o autor
Diogo Pimenta – Instrutor em Capão Redondo. Dá aulas nos cursos de Informática, Hardware e Web Design. Curtam e compartilhem esse post e sugiram outras vídeos aulas para nosso instrutor postar!