anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Rotina de Backup

Backup-three-laptops-plugged-into-word

 

Backup é uma cópia de segurança dos dados que garante a integridade dos dados e das informações podendo ser restaurado de acordo com a necessidade.  É altamente aconselhável que as rotinas de backup sejam feitas separadamente da unidade que esta sendo copiada para garantia a recuperação no caso de uma falha de Hardware.

O Backup é considerado como uma das atividades mais importantes e críticas de administração de banco de dados. Consiste em fazer uma cópia de Segurança dos dados e da estrutura do banco de dados, e das operações realizadas na linha do tempo, entre uma cópia e outra.

visual_backup_security

 

A rotina de backup é agendada de acordo com a necessidade e estratégia a ideia e garantir que a última alteração do sistema seja copiada o mais rápido possível e também garantir que a rotina de backup não atrapalhe as demais tarefas do sistema (O backup pode gerar lentidão utilizando uma grande quantidade de processamento e da rede do equipamento que esta sendo feito o backup). Existem três tipos de Backup que podem ser utilizados em conjunto ou optar por um de acordo com a necessidade da empresa, logo abaixo foram descritos de forma sucinta, para fundamentar nossa escolha:

Backup completo.

O Backup completo copia todos os arquivos e pasta da unidade selecionada para ser copiado. Todos os arquivos e pastas são substituídos tornando muito mais fácil de localizar um backup de uma data especifica. O backup completo tem sua desvantagem leva mais tempo do que as outras opções de backup e exige de uma quantidade maior de armazenamento.

Backup incremental.

O Backup incremental só faz a copia de segurança dos arquivos que foram alterados ou inclusos desde ultimo backup incremental, ou seja, incrementa o que está faltando e o que esta diferente do ultimo backup incremental.

Ele utiliza uma unidade de armazenamento por backup ou um espaço de armazenamento a mais.  O tempo do backup é mais rápido, pois ele só copia os arquivos necessários não à unidade que foi selecionada no backup.  Tem sua desvantagem também na hora de restaurar por completo os arquivos é necessário ter todos os arquivos incrementais disponíveis.

Podendo levar mais tempo para restaurar um arquivo específico aumentando o número de pesquisas de backup para localizar a ultima versão dos arquivos desejados.

Backup diferencial

O Backup diferencial fornece uma cópia dos arquivos que foram alterados do backup completo, pode variar dependendo do programa de backup utilizado para agendamento, exigindo menos recursos ou espaço de armazenamentos, tendo como vantagem o tempo de backup e mais rápido do que o completo ou o incremental. Porém sua desvantagem na hora restaurar todos os arquivos pode demora muito mais tempo do que a restauração do backup completo ou diferencial.

backup

 

Torna-se extremamente importante nos dias de hoje a rotina de backup. Existe mais de um tipo de backup, como vimos acima, a implantação do backup depende da sua estratégia e necessidade e disponibilidade. Pode utilizar mais de um tipo de backup, isto vai depender da necessidade e tempo do começo e termino entre os backups.

As falhas podem ser de dois tipos: soft crash e hard crash. A primeira são falhas do sistema (por exemplo, queda de energia) que afetam todas as transações em curso no momento, mas não danificam fisicamente o banco de dados. A segunda são falhas da mídia (por exemplo: queda de cabeça de gravação sobre o disco) que causam danos ao banco de dados ou a uma parte dele e afetam pelo menos todas as transações que, no momento, estão usando essa parte.

 

Seja qual for o tipo de informação a ser guardada, escolha mais de um recursos de  armazenamento para backups domésticos, agora com relação a informações  corporativas procure  programas e novas  tecnologias mais complexas garantem essa  rotina automática e totalmente ajustável a necessidade.

Portanto, existem várias soluções de  backup, há a necessidade  de  optar porá  mais  adequada  a sua necessidade, algumas  serão bem simples, não demandará  tanto investimento já  outras podem ser uma suíte de soluções para armazenagem de dados junto a programas inteligentes que gerência a rotina de backup, garantindo um percentual menor de falhas, orientada para ser utilizada onde  a informação é ferramenta  de tomada de  decisões e pensar  na perda dela  pode  levar a pensar  na perda da empresa.

 

Próximo

Postado por