anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Relógios Smart

O tema de hoje são os relógios smart. Esse post foi escrito em parceria de Vila Maria e Osasco. Boa leitura! =)


 

Olá galera! Tudo bem com vocês? =)

Os relógios Smart ou conhecidos como SmartWatch são os relógios inteligentes onde cada um também possui atributos a mais que outros relógios convencionais.

1

 

Conceito de relógio e história

Hoje vamos de volta ao túnel do tempo para relatar a evolução dos relógios, desde a sua antiguidade até os dias de hoje. Com o objetivo de ilustrar as principais funcionalidades do relógio mais inovador de todos os tempos: o Smart Watch!

 

a1imagem 2      imagem 5

A evolução tecnológica está surpreendendo a cada dia: antigamente a sociedade fazia uso de relógios de sol, d’água, areia, pêndulo, quartzo, atômico… porém mais uma vez a tecnologia é um divisor de águas no tempo com a invenção dos Relógios Smart.

 

5

 

Como surgiram os relógios Smart

A ideia do smart watch já é conhecida a um tempo mas só começou fazer sucesso atualmente. O primeiro Smart Watch a ser criado foi no ano de 1973 feito pela Hamilton Watch Company, sendo conhecido por ser um pequeno banco de memória que armazenava cerca de 24 dígitos. Isso é um grande avanço na tecnologia já que na época ainda não existiam os microcomputadores. Logo em seguida, várias outras empresas grandes como Seiko, Cassio etc. começaram a investir na tecnologia. Acompanhe abaixo o papel de cada empresa na evolução dos Smart Watches:

 

Seiko

A Seiko foi uma das empresas que levou o assunto mais a sério criando a linha RC que possuía vários relógios mais avançados, possuindo comunicação do mesmo com o computador (na época, bem simples como Apple 2). Foram os primeiros a contarem com microprocessador e com funções muito úteis no dia a dia, como aplicativos para guardar notas rápidas e uma calculadora com as quatro operações fundamentais da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão).

 

IBM

Em meados de 2000, a IBM começou a investir na área criando um relógio com o sistema Linux é foi um dos primeiros a contar com Bluetooth, sistema de vibração e memória flash.

 

Outras empresas

Atualmente, os Smart watches começaram a reaparecer com muitas funções que podem ser tanto agradáveis e úteis como desnecessárias. As empresas como Motorola, LG, Samsung, Acer, Sony e Apple estão começando a investir pesado nessa tecnologia, implantando sistemas de smartphones como Android, Windows e IOS para melhor e maior desempenho e interação com o usuário. Isso tudo graças ao grande sucesso que foi a chegada dos smartphones aos mercados.

 

2

 

Necessidade ou desejo?

Isso pode ser o de uma geração, podendo então desencadear novas tecnologias e ideias, porém ao mesmo tempo corre o risco de ser apenas uma febre e acabar novamente esquecido… graças a comunicação e outros atributos, o smart watch tem tudo para ao mesmo tempo ser um grande sucesso como um grande fiasco, isso se deve um pouco aos impostos que pagamos aqui: um Smart que lá fora custaria em torno de $150 chega ao Brasil custando até R$1000 reais!!!

Outra desvantagem do Smart Watch é seu visor pequeno e que pode esquentar no pulso por causa de seu processamento (mas nada que seja preocupante). Apesar disso, não dá para comparar o tanto de utilidades e facilidades que ele oferece, desde mostrar a hora, câmera, gravador, conexões, músicas, medidores e etc. A facilidade que ele oferece desde a pequenos toques vibratórios no pulso para avisar alguma notificação que você tenha até mesmo os medidores de passos, cardíacos tornam ele mais atraente em questão de compra.

 

imagem 6 imagem  7   imagem 8

Os Smart são conectados, via bluetooth, a partir de um iPhone 5. Eventualmente, eles são utilizados como uma extensão do celular. Suas funcionalidades são bastante abrangentes, incluindo pagamento de contas, acesso à internet, videogames, câmera, monitor de ritmo cardíaco e wireless.

A pergunta a se fazer é: eu realmente preciso dele?

 

Conclusão

Se você for uma pessoa de vida muito atarefada, ele pode ser uma solução para a organização de problemas, mas se não aconselho a esperar um pouco, até por que ele é como um celular de pulso: logo a grande maioria das funções realizadas por ele podem ser realizadas em um smartphone sem problemas. Porém, os smartphones ainda não chegaram à portabilidade dos smart watches e dos medidores e sensores nele embutido.

Concluindo, o SmartWatch tem tudo para ser uma tecnologia de ponta e superar as expectativas, basta agora saber se realmente ele chegara a esse novo patamar tentando um dia até mesmo conseguir bater um SmartPhone.

A tecnologia, por mais inovadora que seja um dia se torna obsoleta, a ponto de os usuários enjoarem rapidamente. Todavia, para quem acha que já estamos no ápice da era tecnológica é porque ainda não sabe quão grande é a criatividade dos programadores e designers de todo o mundo. Enfim, é evidente que a evolução tecnológica não para por aqui, muito há de vir. Quem sabe um dia poderemos controlar um robô, um avião ou até mesmo uma viagem interplanetária através de um SmartWatch?

O futuro é imprevisível na tecnologia; por isso temos que ficar atentos para novas tendências e inovações.

Eles são um sonho de consumo para muitos, pois seu design arrojado e inovador é denotado através de sua tecnologia que permite efetuar chamadas a partir de seu pulso, possui touch screen, agendas, tarefas, alarmes, cronômetros, mensagens, gravador de voz, previsão do tempo, notificações automáticas de mensagens, permite tirar fotos rápidas, além de obedecer a comandos de voz.
Os relógios inteligentes oferecem uma plataforma íntegra para avaliar a saúde do usuário. O sistema nele integrado exibe um resumo de treino realizado, além de inibir o sedentarismo através de seu mecanismo que permite disparar lembretes caso o usuário não esteja atingindo seus objetivos físicos.


Professora Joyce

Professora Joyce

Olá! Sou a Joyce Liamara Marinheiro, formada em Sistemas de Informação e leciono aulas de Informática, Web, Contabilidade, RH e Marketing em Vila Maria.

Gosto muito da área de exatas e tecnologia. Além disso, amo a natureza, os animais e culturas diferentes.

Espero que tenham gostado do post e até o próximo! 😉


 

6

E ae galera, sou Alexsander Soares da Silva, tenho 19 anos, sou instrutor de informática e web design em Osasco há 1 ano e estou cursando jogos digitais na FATEC.

 

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

familia assistindo TV
4 Séries para fãs de tecnologia
Você curte tecnologia? Hoje eu selecionei séries ótimas com a temática, vejam só:   Mr.Robot