anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Redes: Cabo CAT-5 E (2ª Parte) – Crimpando Cabo.

Agora  que  aprendemos sobre o funcionamento dos cabos CAT-5, vamos  aprender nesta  segunda  parte  do  tutorial, como crimpar as pontas de  um cabo de  rede, isso vale para  consertos de  pontas ou para novos cabos.

crimpando cabo 01

Mas  antes de  meter  a mão na massa  vamos aprender sobre os  padrões A e B e quais são  suas combinações de  cores, sabemos  que para  funcionar os cabos  tem que seguir um determinado padrão.então  Lá  vem  a  dúvida… Que  padrão seguir?!!

 

Normalmente ao crimpar  você  tem que seguir  o mesmo padrão para  as  duas pontas, na  verdade, não há  nenhum mistério que  envolva  usar  um padrão ou outro, o único cuidado é ter  nas  duas extremidades o mesmo padrão, para  um cabo direto, para  um cabo crossover, utilizado para transferência e recebimento de dados  entre  equipamentos  que  trabalham na  mesma  camada  de  rede, por exemplo dois computadores, aí sim você  utilizará  uma ponta Padrão A e outra Padrão B.

A ordem dos fios – Padrão 568A

 

Verde do branco

Verde

Branco do Laranja

Azul

Branco do Azul

Laranja

Branco do Marrom

Marrom

 

568a

A Ordem dos fios – Padrão 568B

 

Branco do laranja

Laranja

Branco do verde

Azul

Branco do azul

Verde

Branco do marrom

Marrom

568b

 

Observem que a ordem para cada padrão é basicamente a mesma, exceto que os fios laranja e verdes são trocados, os responsáveis  por  enviar  e receber dados.

 

Mãos nos cabos… Vamos ao trabalho…

 

Pegue seu material:

 

kit-crimpagem-conector-rj45-profissionalteste-redebrindes_MLB-F-3110313196_092012

 

Siga  as instruções:

 

  1. Corte cuidadosamente o cabo o mais reto possível. Usando alicate  de corte, retire  a capa com a lâmina, faça com muita atenção para  apenas  tirar a capa sem danificar os fios. Um bom comprimento de  corte é  entre 1,5cm  a 2,5 cm. Após o procedimento realizado ficarão expostos prontos para serem trançados de acordo com o padrão  A ou B.

 

  1. Desenrole  os  fios para que  você possa alinha-los com os  slots no conector RJ-45, por isso não há necessidade de desencapar  um pedaço de  fio maior que 2,5, pode  deixar o cabo com vida  útil muito curta.
  2. Organize os  fios de acordo com o padrão escolhido, 568A ou 568B ; Alise os fios  para que   possam ser alinhados com os slots no conector RJ-45
  3. Depois que os fios estiverem nos slots apropriados, coloque o RJ-45 no alicate, e aperte-o para dobrar suavemente o RJ-45 no cabo. Prontinho, agora  certifique que  os fios  estejam assentados corretamente e sejam bem frisados ao utilizar  o alicate.
  4. Para testar use o testador  de cabos ou teste  diretamente  no pc.

 

 

Agora para se tornar  especialista em crimpagem de  cabo é  necessário fazer  várias vezes, não desanime se  seu primeiro cabo não sair  perfeito, é muito normal!!

 

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

App Mãos no volante: evite multas no trânsito
Dica de app Os usuários de Android podem contar com um aplicativo muito “amigo” para