anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Redes: Cabo CAT-5 E (1ª Parte)

PRINCIPAL

 

O ano começa com força total  para quem quer ingressar na área de Tecnologia e como o mercado de  TI está em alta  precisamos  ter  sempre  diferenciais  junto aos concorrentes. Sair na frente  é  ser EXCELENTE na área que escolheu e saber  de tudo  um pouco. Lembre-se disso!

 

Portanto, hoje iremos aprender mais sobre redes, pensando em todos que já sofreram  com a seguinte mensagem:

cabo de  rede  desconectado windows 7

Opa e essa?

Cabo desconectado xp

 

Depois constatou que  era  apenas  um cabo de rede com problemas, Pensando  em usuários de  internet, futuros  técnicos e  profissionais  da área  o assunto hoje é Cabo de rede, nós dividimos em 2 partes, neste  primeiro momento conceitos e curiosidades essenciais para na segunda  parte mãos no cabo crimpagem e testes.

Focaremos na categoria mais  utilizada  CAT-5 E, ou Categoria 5 para  Ethernet ( base  para  outros  tipos de  categoria que  variam  de acordo a necessidade da rede). Na sua casa você tem um desses, não sabe  onde?! Opa  olhe aí no seu pc ou no seu note tem um cabo amarelo, azul ou cinza com um plug conectado a sua placa de rede… Esse é o famoso cabo CAT-5 E que tem algumas particularidades e você vai aprender um pouco mais sobre:

 

Alguns conceitos:

cabo de  rede

 

Curiosidades:

Por que os fios  são trançados?

Todos  vocês  sabem que  o que passam nos fios  são pulsos elétricos e todo pulso elétrico  está sujeito a  interferências e transmissões  cruzadas,  sendo muito ruim para  seus  dados que  são transmitidos na rede.

O interessante é que os  fios  sendo trançados reduzem qualquer interferência que possa ocasionar a perda de  dados, então, quanto mais trançado melhor!

 

E as cores dos  4 pares, qual significado?

Cores fio

 

No cabo Cat-5 as cores tem sua essencialidade, bem como a separação dessas  cores, por exemplo: Cores sólidas  dos fios significa  que são negativo e se  for misturado com branco, ou como costuma ser  chamado, branco do verde, branco do azul, branco do laranja, branco do marrom, estes são positivos. Agora tudo faz  sentido não é?!

Outra  curiosidade é estes cabos para uso futuro, foram justamente  preparados para  maiores larguras  de  banda, por enquanto é somente para dar  trabalho na hora de  trançar!

Importante

 

Importante saber:

  • Base-T  padrão de  taxa de  transmissão. Exemplos:
    • 10 Base-T: Transfere dados a 10 megabits por segundo (Mbps)
    • 100 Base-T: Transfere dados a 100 megabits por segundo (Mbps)

 

  • Para  um bom desempenho  da  transmissão de  dados use cabo CAT-5 e  numa distância de até 100 Metros.

 

Portanto, neste momento puderam aprender como os cabos CAT-5 Funcionam, vão se preparando para  o próximo post, para nosso próximo encontro precisará de um alicate de crimpagem que possa  cortar e crimpar e conectores RJ-45,  alguns metros de cabo e  um testador.

kit-crimpagem-conector-rj45-profissionalteste-redebrindes_MLB-F-3110313196_092012

 

 

APRENDA, PRATIQUE, PRODUZA!!! 

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

App Mãos no volante: evite multas no trânsito
Dica de app Os usuários de Android podem contar com um aplicativo muito “amigo” para