anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Rede Social Linkedin

Para você que é chegado a uma rede social, que tal se cadastrar em uma rede social profissional? Isso mesmo, um local onde poderá trocar experiências profissionais e criar uma rede de contatos poderosa. Podendo ampliar suas opções na hora de se candidatar a uma vaga, e até mesmo encontrar o emprego dos seus sonhos através dessa rede social. Conheça o Linkedin!

Rede Social Linkedin

O que é a rede social Linkedin?

O que é o Linkedin

Trata-se de uma rede social onde será possível divulgar seu currículo, compartilhar informações profissionais com outros usuários, criar novos contatos, participar de grupos, se candidatar e ser indicado a vagas, afinal o que chama a atenção nessa rede social, é que grandes empresas acompanham o perfil de vários profissionais, e quando abrem vagas é no Linkedin o primeiro lugar que elas irão realizar suas buscas.

Criando uma conta

Para criar uma conta no Linkedin não é muito diferente de outras redes sociais, é bem simples. Primeiramente, acesse o site do LINKEDIN, em seguida basta preencher o formulário como mostra a figura 1, ao terminar o cadastro basta clicar no botão CADASTRE-SE AGORA.

Se cadastrando ao Linkedin

2ª Fase do cadastro

Na segunda fase do cadastro será necessário informar o país onde mora, CEP, sua situação em relação ao emprego (empregado, procurando emprego ou estudante), caso esteja empregado deverá informar o cargo, a empresa e o setor de onde trabalha, lembrando que todos os campos que possuírem um asterisco (*) indica que o preenchimento é obrigatório. Nessa fase, basta preencher as informações e clicar no botão CRIAR MEU PERFIL, como mostra a figura 2.

Continuação do cadastro

Etapa 2 de 8

Agora teremos 8 etapas para seguir, podendo sempre que desejar pular a etapa em questão, nessa etapa é solicitado o e-mail para que seja realizado uma busca por contatos, assim como em qualquer rede social, afinal para se ter uma rede social é necessário ter contatos. Observe a figura.

Pulando etapa

Nesse caso vamos pular a etapa, pois ela segue os mesmos passos de qualquer outra rede social, em seguida ele irá solicitar a confirmação da conta, basta clicar no botão para confirmar a conta como mostra a figura 4;

Verificando e-mail de confirmação

Agora basta aceitar as buscas que o Linkedin irá fazer no seu e-mail, clique no botão ACEITAR, como mostra a figura 5.

Aceitando buscas realizadas no e-mail

Ele voltará para a etapa 2, porém com uma lista de possíveis contatos, pessoas que constam no seu e-mail e que possuem conta no Linkedin, basta verificar quem deseja adicionar ou não e clicar no botão Adicionar conexão(ões), como mostra a figura 6.

Adicionando Amigos

Após enviar os convites, será exibida uma lista de pessoas que possuem o e-mail porém não possuem conta no Linkedin, nesse momento ele sugere que envie convites para todos os e-mails listados abaixo, nessa etapa iremos pular como mostra a figura 7.

Enviando convites

Etapa 3 de 8

Nesta etapa, é sugerido uma lista de contatos que talvez possa conhecer e que não apareceram na listagem gerada pelo e-mail. Isso é possível devido a um determinado grupo de pessoas conhecerem as mesmas amizades, com base nisso é que ele sugere os amigos. Basta selecioná-los e em seguida clicar no botão Adicionar Conexão(ões).

Escolhendo Amigos

Tipos de contas

Existem dois tipos de contas, Premium (que engloba todos os privilégios da rede social) e o Básico (que não possui custo nenhum e possui as principais funções da rede social habilitada). Observe a figura 9.

Tipos de contas

Conta Criada!

Pronto!

Seu perfil está criado, mais ainda não acabou. Basta seguir os próximos 5 passos que nada mais são que um complemento, onde será necessário preencher mais informações sobre você, seus estudos e experiência profissional, por tanto será necessário bastante paciência e todos os dados em mãos!

Observe a figura 10, quais são os próximos passos.

Conta criada

Em nosso próximo post veremos como utilizar o Linkedin e como atualizar esses campos solicitados na figura 10.

Espero que tenham curtido, esse é apenas o começo, temos muitas coisas para aprender sobre essa rede social que movimenta o setor de RH.

Já criou seu Linkedin? Está esperando o quê?

Crie e aumente seu campo de visão e suas perspectivas em relação aos empregos!

Qualquer dúvida ou sugestão comente ao final desse post, não se esqueça de curtir e compartilhar.

Um abraço e até o próximo post.

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Linkedin
Criando seu Currículo Virtual Estamos vivendo em uma era de tecnologia que nos força a