anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

REDE AD-HOC: Transformando o seu Pc em um Roteador.

Com o Windows 7,  podemos  compartilhar  a conexão de  internet de  forma  simples e solucionar o seu problema, com a REDE AD-HOC, tipo de  rede  que  utiliza placas  de  rede wi-fi. Cada  dispositivo será capaz de  transmitir e receber informações para todos os demais que  formam a rede.

Para fazer  esta configuração basta ter  um notebook – normalmente  todos  vem com placa  de  rede wireless – ou um computador com placa wireless.  Adaptadores wireless USB também resolvem. Tendo uma dessas opções, você estará apto a  transformar o seu PC em um roteador,  basta seguir o passo a passo:

O Windows 7 facilita bastante a criação deste tipo de  rede. Iniciando a configuração AD-HOC, clique no menu INICIAR, em seguida, PAINEL DE CONTROLE, procure  REDE INTERNET  e clique em CENTRAL DE  REDE E COMPARTILHAMENTO.

Central de Rede e Compartilhamento
Central de Rede e Compartilhamento

Depois de abrir Central de Rede e Compartilhamento através do Painel de Controle, clique na opção “Configurar uma nova conexão ou rede”, conforme mostra a figura em seguida:

Configurar uma nova conexão de rede
Configurar uma nova conexão de rede

Clique na opção Configurar uma nova conexão de rede, em seguida será disponibilizado um assistente que te ajudará na configuração da rede AD-HOC. A seguinte tela será mostrada:

Configurar rede ad-hoc sem fio
Configurar rede ad-hoc sem fio

Descendo a barra de  rolagem, você encontrará a opção “CONFIGURAR REDE AD-HOC SEM FIO (COMPUTADOR A COMPUTADOR)”. Após escolher a opção indicada, clique em Avançar. A seguinte tela será  mostrada:

Tela de configuração
Tela de configuração

O Windows faz uma breve explicação sobre a rede que esta sendo configurada. Clique em avançar após a leitura:

Opções da rede
Opções da rede

Nesta janela, digite um nome para sua nova  rede, abaixo escolha uma das opções: WPA2-PERSONAL OU WEP (Opções de segurança da senha), em seguida  digite uma sequência  de no mínimo 8 caracteres (Dica: use  letras  números e caracteres especiais. Ex.: afzy_*&1730), esse tipo de  senha  dificulta  que  os  vizinhos invadam sua  rede. Selecione as opções de ocultar caracteres e salvar esta rede. Se tudo for preenchido corretamente, clique na opção avançar:

Opções da rede
Opções da rede

Após clicar em “AVANÇAR”, espere alguns segundos para que o Windows registre as configurações:

Configurando a rede
Configurando a rede

Prontinho, Rede AD-HOC configurada, esperando apenas você ativar a rede no computador desejado.

Finalizando a configuração
Finalizando a configuração

Após clicar em FECHAR, clique no ícone de rede, aparecerá sua rede aguardando usuários:

Selecionado a rede
Aguardando usuário

Após localizar a rede no outro computador, faça o mesmo procedimento utilizado para localizar rede wi-fi de roteadores, através do gerenciador de conexões que agora mostrará as redes disponíveis, clique na sua rede informe a senha após alguns segundos estará  conectado, conforme a figura  abaixo:

Conectando a rede
Conectando a rede

Se tudo foi feito corretamente, você conseguiu transformar o seu PC em um roteador, agora  só usufruir das  funcionalidades da  Sua Rede AD-HOC.

Aprenda, pratique, produza! Aguardem mais uma de nossas postagens.

Postagem criada por Édipo Santos e Maira Jorge

Professores de Hardware e TI – Unidade de Santos

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.