anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Realizando backup de drivers com DriveMax

Certamente todo técnico de informática já passou pela situação em que não achou os drives da máquina na qual estava realizando formatação. Atualmente os sistemas operacionais já vêm munidos de vários drivers e portanto quase não há necessidade de se preocupar com eles, porém, ainda é comum encontrar máquinas em que o sistema não instala automaticamente os drivers e se você não tiver o CD, começará a caça dos mesmos na internet.

Pra evitar esse trabalho todo, vou mostrar uma solução que me ajuda bastante no dia a dia. O Drive Max.

Drive Max é um software criado com essa finalidade: Fazer backup de todos os drives do PC. Ele é gratuito e você pode encontrá-lo aqui.

Vamos ver como ele funciona.

VERIFICANDO DRIVERS

Logo na instalação, ao finalizar ele identifica e indexa todos os drives do seu PC, como mostra a imagem a seguir:

Escaneando drives após instalação

Escaneando drives após instalação

Antes de começar é necessário saber que o DriverMax só libera todas as suas funcionalidades mediante a realização de um registro. Se você ainda não possui um, pressione o botão “Menu”, selecione a opção “Settings”, clique no item “User account” e acesse a seção “Username & password”. A janela a seguir será mostrada

Sem título2

Clique em “Next”, marque a caixa referente a “I would like to create a new account” e prossiga para a próxima etapa. O passo seguinte é preencher o formulário apresentado. Clique em “Next” para dar sequência ao procedimento.

Sem título3

Após preencher o formulário, clique em Next e depois em Finish.

REALIZANDO O BACKUP

A interface do programa é muito amigável e intuitiva, basicamente tudo fica resumido nas abas da parte superior e no botão menu, no canto superior esquerdo.

Para realizar o backup, clique no Menu, depois em Driver Backup and Restore, e por fim em Backup drivers. Selecione todos os drives que deseja realizar o backup e clique no botão backup.

Sem título4

Após clicar no botão backup você ainda tem a opção de selecionar tudo “backup all”. E o processo de backup irá começar…

Sem título5

Depois que o processo terminar uma janela será aberta com o local onde o arquivo compactado foi salvo.

Sem título6

NOTA: Lembre-se de copiar esse arquivo para um pendrive ou cd, se você for formatar a máquina…

RESTAURANDO OS DRIVES

Para restaurar os drives, também é muito simples, basta clicar no Menu, Driver Backup and Restore e então em Restore drivers from backup. Selecione o arquivo do backup clicando em LOADno canto inferior da tela…

Restaurando backup

Restaurando backup

No final basta clicar em Select all e depois em restore.

Sem título8

Pronto. Fácil não. Essa foi uma dica rápida. Espero que tenham gostado.

Não deixe de conferir as outras postagens ok?!

Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.