anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Realidade Aumentada, qual é o limite dessa tecnologia?

Realidade Aumentada, qual é o limite da tecnologia?

Com a possibilidade de levar o mundo virtual ao dia a dia das pessoas, uma nova tecnologia desponta como a principal condutora de uma profunda interação de informações virtuais com nossa visão.

O que é Realidade Aumentada?

Realidade Aumentada é a junção do mundo real com o mundo virtual, como utilizar uma lente de óculos para exibir informações virtuais do que está sendo focado com o olho, por exemplo.
A gama de aplicações é gigante, e pode ser interessante para qualquer pessoa, pois o conteúdo exibido na lente, ou tela, é gerado de acordo com o interesse de cada usuário.

Iron-Man-HUD parte de dentro interior traje iron man

 

Algumas empresas utilizam a Realidade Aumentada para criar interação em jogos ou filmes, criam relações com os videogames e o usuário utiliza os óculos para imergir na situação do game, criando uma experiência única.
Veja esse vídeo, e observe a experiência do gamer Eduardo Benvenuti, mais conhecido pelo seu canal BRKsEDU, utilizando o óculos de Realidade Aumentada “Oculus Rift”(Empresa adquirida pelo Facebook), que exibe imagens em Full HD e promete em breve estar no mercado de varejo.

 

dk2-product

“Muito louco observar o game aqui (…) Maguinífico! (…) Que imersão insana! Nossa, estou impressionado, nossa, é maguinífico!”

Quais são as possibilidades?

As possibilidades vão além do entretenimento, poderá fazer reconhecimento de terrenos, locais ou projetar uma decoração dentro de algum espaço. Imagine as Forças Armadas de um país treinando suas tropas em terrenos ou situações de combates mesmo em ambientes fechados. O GPS projetando o caminho, dando informações sobre o veículo, limites de velocidades na via, e até informações sobre comércios e empresas que estão ao redor do condutor, enfim, com as tecnologias de transmissão de dados e internet de alta velocidade, as possibilidades são infinitas.

realidad-virtualimages
Em alguns carros, já existem painéis Head-up-display, que exibem informações no para-brisa do veículo. Essa tecnologia é derivada de painéis de aviões, que aumentam a segurança do piloto, informando em um visor a frente dos olhos às informações de voo mais importantes, como velocidade, altitude, altura, nível de óleo, pressão e combustível, e até a orientação magnética, diminuindo o máximo a necessidade de desviar a visão do comandante para o extenso painel de uma aeronave.

oculos-google-hud-realidade-aumentada P90083051
Há inclusive uma start-up que promete modificar a pilotagem de aviões através de um óculos que exibirá até a rota que o avião deve seguir, a localização de outras aeronaves que estão longe o suficiente para o piloto não enxergar com sua visão, e até o rumo e correções angulares feitas durante o voo, Aero Glass. Ainda é um projeto, e para o funcionamento ser perfeito, deverá ser adotado por toda aviação.


Existe o Google Glass, o óculos projetado pela gigante Google e já citado em outro post no blog. O Google Glass ainda não é comercializado para qualquer pessoa, e está em suas primeiras versões e com a base de dados que a empresa possui, em breve será o objeto de desejo de todos os geeks pelo mundo afora. Com ele será possível, além de toda interatividade já falada, gravar vídeos em alta definição e tirar excelentes fotos, além de pesquisas instantâneas e informações geradas por comando de voz.

 

31748b9c3d8127f10656705465ac87b6 google_glass_video_1


Quando chegará para os Brasileiros?

Ainda não temos em nosso mercado nenhum óculos de realidade aumentada em lojas autorizadas, porém, em sites de leilões eletrônicos já é possível encontrar o “Oculus Rift” e o “Google Glass”. A Sony, Samsung e Microsoft também investem nessa tecnologia, e em breve estarão com seus lançamentos nas lojas.


Considerações Finais

Se formos analisar a necessidade de celular, computador, tablet e internet no cotidiano, o óculos de realidade aumentada pode criar um novo nível de aproveitamento das tarefas, uma otimização do dia a dia.
Quando essa tecnologia se tornar comum, as informações serão colocadas a frente dos nossos olhos de uma maneira nunca antes vista. E a antiga discussão que a tecnologia deixa o “povo menos inteligente” voltará à tona, e o uso contínuo da tecnologia será repreendido por alguns.
Aguardo com ansiedade a época em que meu óculos permitirá com que eu faça esse texto utilizando apenas minha voz, e consiga inserir fotos, vídeos e tudo que for necessário para escrever um artigo como esse.
prototipo-de-google-glass-para-usuarios-de-oculos-de-grau

 


Espero que tenham gostado do post. Curtam e compartilhem!

IMG-20141107-WA0023

Olá, sou Diego Cesário, 25 anos. Formado em Análise de Sistemas e TI e técnico em informática, iniciei minha carreira como professor no Sesi como voluntário e não parei de dar aulas depois disso. Fui instrutor por 2 anos, e atualmente sou coordenador de informática há mais de 1 ano. No meu tempo livre, me dedico com estudos na área de aviação

 

Próximo

Postado por

Coordenador da Unidade Mooca

Postagem Relacionada

GIT: versionamento e produtividade sem medo
Fala galera, tudo bem? Espero que sim, no post de hoje iremos entender de uma