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Blender – Tutorial de Tecido

Olá galerinha! Bora trabalhar no Blender?

hoje eu venho trazer uma simulação de pano de forma bem simples em nosso adorado software 3D. Vamos começar!

 

Passo a passo

Usaremos um plano e uma esfera para criar o efeito, o plano será a malha que usaremos para simular o tecido e a esfera será utilizada para o tecido colidir, além disso usarei um outro plano para simular o chão da nossa cena.

 

Então vamos deletar nosso cubo inicial (DELETE) ou (X) e confirma.

jcm(1)

 

Agora vamos adicionar o plano que será utilizado para colocar o efeito de tecido.

Para isso pressionamos (SHIFT+A), vamos em MESH e escolhemos PLANE.

jcm(2)

 

Com o plano adicionado vamos aumentar um pouco sua escala no eixo Y.

Pressione as teclas (S – Y – 2) e ENTER em seguida.

jcm(3)

 

Agora deslocaremos nosso plano um pouco para cima, de forma que possamos inserir abaixo dele a esfera.

Faremos isso pressionando (G – Z – 1) e em seguida ENTER.

jcm(4) jcm(5)

 

Em seguida vamos adicionar a esfera que será o obstáculo para o tecido colidir.

(SHIFT+A) > MESH > UVSPHERE

jcm(6)

 

E vamos diminuir um pouco sua escala. (S – -0,5) e depois ENTER

jcm(7) jcm(8)

 

Feito isso, vamos adicionar o último objeto da nossa cena, que será o “chão”. Para isso pressionamos (SHIFT+A), vamos em MESH e escolhemos PLANE.

jcm(9)

 

Agora deslocaremos ele um pouco para baixo e aumentaremos sua escala.

(G – Z – -1) e (S – 3)

jcm(10) jcm(11)

Voltaremos agora a trabalhar com nossa primeira malha, aquela que terá o efeito da simulação de tecido.

Com ela selecionada (BOTÃO DIREITO DO MOUSE), vamos entrar no modo edição do objeto(TAB).

jcm(12) jcm(13)

Criaremos agora algumas subdivisões na nossa malha.

(W – SUBDIVIDE)

jcm(14) jcm(15) jcm(16) jcm(17)

Observe que foram feitos cortes na sua malha, repita o processo mais duas vezes para que a malha tenha vértices suficientes para sofrer a deformação.

Vamos sair do modo edição(TAB), e vamos agora adicionar um modificador para suavizar a malha que será deformada.

Do lado direito da tela, procure e clique no botão que possui o ícone de uma “chave inglesa”, como visto na imagem a seguir.

 

 

jcm(19)

 

Logo abaixo surgirá o botão ADD MODIFIER. Clicaremos nele para adicionarmos e escolhemos o modificador SUBDIVISION SURFACE.

jcm(20)

 

jcm(21)

 

No lado esquerdo da tela localize os botões visto na imagem a seguir  e clique em SMOOTH para suavizar a nossa malha.

jcm(22)

 

Bom, agora que já criamos todos os objetos necesários podemos adionar os efeitos necessários para que cada um cumpra com seu papel na cena.

Vamos clicar no botão dos modificadores e adicionar o modificador (CLOTH).

jcm(23)

 

Agora com a esfera selecionada vamos adicionar o modificador que fará com que o pano reconheça o objeto no caminho e posa colidir com a mesma.

Então vamos clicar no botão dos modificadores e adicionar o modificador (COLLISION).

jcm(24)

 

Agora vamos selecionar o plano que foi adicionado para servir de chão para a nossa cena e adicionar também o modificador (COLLISION).

jcm(25)

 

Agora podemos testar nosso efeito pressionando as teclas (ALT+A).

jcm(26)


12523001_896908710407068_2661622671554983960_nFala galerinha, meu nome é Jaderson Carlos, sou instrutor na unidade do Capão Redondo e adoro trabalhar com imagens e ilustrações 3D. Espero que tenham gostado! Até a próxima!

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