Qual a potência necessária da fonte para o funcionamento do seu computador?
Fala pessoal tudo bem? — Hoje vamos falar de um componente essencial para o funcionamento do seu computador, a fonte de alimentação. Muitas pessoas querem montar seus PC’s mas logo vem à cabeça a dúvida de qual fonte usar: real ou nominal? A verdadeira pergunta é: você está montando um computador para que finalidade? Muitas pessoas utilizam o computador apenas para aplicações de uso cotidiano como office, redes sociais e uso diverso da internet, será que é necessário o uso de uma fonte real? Vamos ver. Fontes Nominais As fontes nominais são fontes que geralmente possuem uma potência nominal ou seja geralmente possuem a metade da potência indicada na própria fonte, elas possuem circuitos mais frágeis que as fontes reais, trazem um cooler com aproximadamente 80 milímetros e custam em média metade do valor de uma fonte de potência real. Fontes Reais
As fontes reais são aquelas que entregam a potência indicada em seu rótulo, elas possuem uma tolerância de 2% para mais e menos, ou seja uma fonte de 500W deve fornecer potência entre 490W e 510W, outra característica é que por ser real seus componentes são mais robustos e consequentemente ela necessita de um cooler maior (que possui aproximadamente 120 milímetros) necessitando de uma rotação menor para retirada do ar quente e faz menos barulho do que a nominal, porém o seu preço é geralmente o dobro da nominal e pode ser ainda maior dependendo da potência e fabricante, elas geralmente são indicadas para PC Gamer, servidores que necessitam ficar ligados constantemente e PCs que trabalhem com aplicações que exijam muito dos componentes do computador. Como saber a potência necessária para meu computador?
Bom, este é um problema na hora de verificarmos a potência necessária. Para alimentar cada componente de nosso PC devemos verificar a documentação de cada componente, ou entrar no site de seu fabricante e depois somar todos os valores para verificar a potência necessária para seu computador. — Achou trabalhoso? Então talvez você queira experimentar a outra alternativa. Alguns sites disponibilizam uma calculadora de potência para que você selecione os componentes do seu computador e verifique a potência necessária para o funcionamento destes componentes, aí você pode decidir qual fonte utilizar, se será Real ou Nominal. Para realizar o cálculo através do site da Thermaltake Clique Aqui! Bom pessoal, espero que tenham gostado, e que este post possa auxiliar vocês na escolha de sua fonte. Até o próximo post!