anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Quais programas instalar depois da formatação do PC

Veja esta lista com os principais programas que costumo instalar após formatar uma máquina. Use esse check list quando formatar o PC de um cliente, por exemplo. Ou o seu próprio micro.

Primeiro, claro, instale todos os drives básicos que mudam, de um micro pro outro (rede, vídeo  som, dispositivos básicos – atualização de BIOS, por exemplo – driver de barramento, chipset, etc) .

E vamos começar com as ferramentas:

1- Segurança

É atualmente um dos antivírus mais baixado na internet. Tem um design bonito e é muito intuitivo. Ele possui diversas ferramentas que ajudam na proteção do PC, como os módulos residentes, a auto SandBoX, a proteção de navegadores e muito mais. Vale a pena conferir.

Essa é, sem dúvida, uma das melhores soluções antivírus para PC. Kaspersky é uma ferramenta de proteção como o Avast, mas é paga. Desenvolvido pela empresa russa Kaspersky Labs, o software conquistou seu espaço mesmo sendo pago e disponibilizando suas funções gratuitamente por um período limitado de tempo.

Ótima ferramenta para proteção de unidades flash, como pen drives, cartão de memória, celular, maquina digital… A facilidade de infecção por estes dispositivos é preocupante. Vale muito a pena investir em soluções como essa. É importante lembrar que esse programa não é um antivírus como os dois citados antes, e sim um complemento, portanto use-o JUNTO com o seu antivírus preferido.

2 – Plugins

O Adobe Flash Player, ou apenas Flash Player, é um reprodutor de multimédia e aplicações amplamente distribuído, anteriormente criado e disponibilizado pela Macromedia, mas que agora pertence à Adobe Systems.

Atualmente existem vários aplicativos para web e desktop criados em linguagem java. Java é uma linguagem portable, ou seja, pode ser executada em qualquer computador sendo necessário apenas o JVM (Java virtual machine). Com esse plugin, você pode usar os diversos aplicativos criados nessa plataforma, incluindo jogos.

Plugin essencial para quem quer jogar alguns jogos online.

 

3 – Aplicativos de Escritório

Sem dúvida hoje é quase impossível utilizar o PC sem essas ferramentas. Quem não utiliza, mesmo que de vez em quando, um editor de texto, uma planilha eletrônica ou criador de apresentação de slides? Esses pacotes realmente não pode faltar na nossa suíte de aplicativos.

Esse pacote desenvolvido pela Microsoft, conta com diversos aplicativos voltados para escritório, como o Word, Excel, Power point, Access e outros. É o mais utilizado atualmente e pode ser adquirido pelo próprio site da Microsoft.

 

Para aqueles que preferem uma opção free, temos o OpenOffice, uma suíte de aplicativos de escritório como o Microsoft Office, com a diferença de ser totalmente gratuito e ainda por cima de código aberto. É derivada do OpenOffice e é totalmente compatível com arquivos gerados no pacote da Microsoft.

 

4 – Codecs de Audio e Vídeo

Não há nada mais chato e irritante que ver a mensagem de erro na tela do PC ao tentar abrir uma música ou vídeo baixados da internet, dizendo que não há suporte para aquele formato de arquivo. É simplesmente desanimador. Então, lá vai um pacote de codecs que vai garantir reprodução de quase (bem perto dos 99%), todos os formatos de áudio e vídeo encontrados na grande rede mundial de computadores.

 

5 – Compactação

Compactar é nada mais que diminuir ou comprimir o tamanho de arquivos. É muito comum hoje em dia, enviar fotos por email e arquivos mais pesados. Essa tarefa se torna mais fácil ao usar os compactadores. Eles diminuem o tamanho dos arquivos ou uma pasta inteira. Além do Winrar existem outros, como o 7zip e winzip, já presente no Windows.

  

6 – Leitor PDF

Leitores PDF são aplicativos essenciais nos computadores hoje em dia, já que boa parte dos arquivos distribuídos na rede são desse formato. Existem diversos para Download, mas costumo utilizar o Foxit Reader, pois é leve e permite a visualização, conversão, impressão com muita facilidade e rapidez.

 

7 – Manutenção

O Windows nos fornece diversas ferramentas de sistema para manutenção do sistema operacional, porém existem opções melhores e com funcionalidades superiores.

CCleaner significa Crap Cleaner, ou seja, “limpador de porcarias”. Com ele, é possível limpar arquivos desnecessários do sistema, como os arquivos temporários, cookies, arquivos da lixeira, entre outros. Também é possível corrigir erros no registro do Windows e remover programas. É realmente uma ferramenta indispensável em qualquer PC.

Quem nunca tentou apagar um arquivo que não pode ser apagado pois o sistema diz que está em uso? Pois é. Isso acontece. Com Unlocker é possível encerrar o processo do arquivo e então podemos deletá-lo, sem problemas. É de fácil utilização.

Você já usou a ferramenta desfragmentador do Windows para reorganizar os arquivos no disco? Pois bem, essa é uma solução melhorada. Degraf é um desfragmentador com visual simples e de fácil compreensão. Basta selecionar o disco ou partição que deve ser descompactada e clicar no botão Descompactar.

8 – Navegadores

É certo que todos conhecem o Internet Explorer, navegador da Microsoft. Mas existem diversos navegadores que considero melhores, um deles é o Google Chrome. Navegador leve com visual moderno e bonito. Possui opções de temas e sua barra de endereço funciona como um site de busca, já que pertence à gigantesca Google.

Muitas pessoas não o conhecem e as que já ouviram falar nunca testaram. Gosto muito do browser, pois possui um recurso de compartilhamento que nos permite acessar arquivos do nosso PC de qualquer lugar e ainda tem um sistema de comandos de voz, que podemos usar para abrir um site por exemplo, sem a necessidade de clicar na barra de endereço. Vale a pena conferir.

9 – Editor de Imagens

Existem muitos programas com essa função. Alguns mais completos e mais difíceis de usar, outros mais fáceis e que atendem bem a necessidade muitos usuários. A maioria dos clientes que atendo já me pedem pra não esquecer de instalar o PhotoScape. É um programa versátil com funções similares ao famoso Photoshop. É leve, aproximadamente 15MB e fácil uso.

10 – Compartilhador de Arquivos

A cada 10 máquinas que faço manutenção, pelo menos 7 possuem este programa. Muitos alunos me perguntam: “Professor, como faço download de filmes e musicas?” Logo recomendo o Ares. Ele é um compartilhador de arquivos (P2P) que permite a troca direta de arquivos entre os usuários nele conectado. Sua interface é intuitiva e nos fornece uma grande quantidade de arquivos. O melhor de tudo é que pode ser traduzido para o Português do Brasil.

11 – Mensagens Instantâneas

Não poderíamos encerrar a lista sem o famoso MSN. Mensageiro instantâneo mais usado atualmente. Esse é, sem dúvida, o software que mais instalo. Se você ainda possui o Windows XP pode baixar a versão 2009 aqui.

Vale lembrar que a escolha dos programas usados no computador é pessoal, portanto crie sua própria suíte de aplicativos e deixe guardada, certamente você vai precisar.

Aprenda, Pratique, Produza!

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

GIT: versionamento e produtividade sem medo
Fala galera, tudo bem? Espero que sim, no post de hoje iremos entender de uma