anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

O que é Python?

python

Hoje eu venho apresentar para quem não conhece um pouco de uma linguagem bem conhecida entre os Programadores: o PYTHON!

O QUE É PYTHON?

Quando se fala de programação e páginas da web dinâmicas, para muitos a primeira coisa que vem na cabeça é “PHP” ou até mesmo “ASP”. Hoje eu venho mostrar um pouco da linguagem criada por Guido van Rossum em 1991.
Essa linguagem foi criada com o intuito de aumentar a produtividade e a legibilidade do código. A sintaxe dela acaba sendo um pouco diferente que o convencional conhecido por muitos, sendo sua principais diferenças:

  • baixo uso de caracteres especiais, o que torna a linguagem muito parecida com pseudo-código executável;
  • o uso de endentação para marcar blocos.

 

O PYTHON em seu estado original geralmente é usado para programação DESKTOP, porém ele também pode ser usado em aplicações WEB, podendo ser uma forma de aplicá-lo desta maneira via CGI (Common Gateway Interface). Para dar uma noção do quão o Python é considerado um aliado na construção de aplicações rápidas e de fácil entendimento, citarei alguns nomes famosos que utilizam Python:

  • Google
  • Youtube
  • BitTorrent
  • NASA
  • YAHOO!
  • Blender
  • GIMP
  • MAYA

Até os filmes do Star Wars usaram Python nos efeitos especiais (essa informação consta inclusive no site oficial do Python: www.python.org).

Ok, ok, só falar não adianta nada, então vou comparar para entenderem melhor usando a condicional IF como exemplo:

 

No PHP

php

ifphp

No PYTHON
python

ifpy

 

Repare que no PHP os blocos são separados pelas chaves e para criar uma segunda condição é usado ELSE IF.

Já no PYTHON não são vistas as chaves, porém essa separação de blocos é feita pela endentação, outro detalhe é que o ELSE IF pode ser abreviado como ELIF e não há a obrigatoriedade do ponto e vírgula (;) que em vários momentos é esquecido por aqueles que estão iniciando em matéria de programação.

Isso é apenas uma apresentação do básico, mais para frente eu pretendo falar um pouco mais sobre o assunto e até mesmo citar outras linguagens como talvez o Ruby. E vocês? Tem curiosidade sobre alguma linguagem específica? Comentem no blog e sugiram temas para a gente escrever!


 

Prof. Kaio

Sobre o Autor

Bom galera, meu nome é Kaio Souza, sou instrutor de Web Design em Mogi das Cruzes e vim falar um pouco sobre essa linguagem chamada PYTHON. Espero que tenham gostado do post e até o próximo!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

we-can-do-it
Mulheres Programadoras
Gênios da Informática – Mulheres Programadoras Gates, Jobs, Pascal, Boole…  A história da informática está