Protocolo DHCP
Se você utiliza a internet, tem um computador em casa, um celular com configurações de rede wi-fi, um roteador wireless e outros recursos conectados na rede, com certeza você deve está utilizando vários recursos e facilitam muito a nossa vida tecnológica, mas ele passa totalmente despercebido, trabalhando por trás de toda sua rede, O protocolo DHCP é um eficiente recurso e você precisa conhece-lo.
Dynamic Host Configuration Protocol, sua função é atribuir endereços IP aos host’s de forma automática. Funciona muito bem em redes de qualquer tamanho. Além do endereço IP o DHCP pode atribuir automaticamente às estações: Subnet Mak, Domain Name, Default Gateway, e alguns outros itens menos comuns.
DHCP: UM SERVIÇO INDISPENSÁVEL NA EFICIÊNCIA DE SUA REDE.
Digamos que você tenha um roteador em casa e após configura-lo seus dispositivos: computadores, celulares e outros, reconhecem a rede e ganham um número de ip automático, pense no desconforto para você configurar manualmente estas informações! Pensou, então essa funcionalidade do DHCP traz mais eficiência nas configurações de rede, o que não seria tão trabalhoso atribuir um número de IP e todos as outras informações necessários para cada um deles, se tratando do roteador da sua casa. Agora, se fosse uma empresa com 100, 200 ou mais dispositiva na rede, certamente a história seria outra.
Por meio de um equipamento que dispõe desse protocolo instalado e configurado, o que normalmente vem de fábrica nos roteadores mais comuns, o equipamento distribui automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.
Com certeza já informaram para você que você é um cliente da NET, TELEFÔNICA, GVT, que recebe um ip dinâmico, ou seja, um ip diferente para cada conexão de internet. Caso ficou sem entender, imagine a cidade de São Paulo e quantidade de pessoas conectadas, pense no trabalho de direcionar um endereço de ip único a cada um desses usuários, dificultaria muito para as operadoras, daí a grande responsabilidade do DHCP, combinado com outras configurações servem IP diferente a cada nova conexão, facilitando a vida e a segurança de todos.
Portanto, O protocolo DHCP possui muita funcionalidade, inclusive por ser suportado por uma série de plataformas: Windows, Linux, Android, MAC, fazendo com que na mesma rede possa receber computadores com diferentes sistemas operacionais e todos conectado e identificados de forma clara e objetiva.