anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Protocolo DHCP

rede_wireless

Se você utiliza  a internet, tem um computador em casa, um celular com configurações de rede wi-fi, um roteador wireless e outros  recursos conectados na rede,  com certeza  você deve  está utilizando vários recursos e facilitam muito a nossa vida tecnológica, mas  ele passa totalmente despercebido, trabalhando por trás de  toda sua  rede, O protocolo DHCP é um eficiente recurso e você precisa conhece-lo.

Dynamic Host Configuration Protocol, sua função é atribuir endereços IP aos host’s de forma automática. Funciona muito bem em redes de qualquer tamanho. Além do endereço IP o DHCP pode atribuir automaticamente às estações: Subnet Mak, Domain Name, Default Gateway, e alguns outros itens menos comuns.

DHCP: UM SERVIÇO INDISPENSÁVEL NA EFICIÊNCIA DE SUA REDE.

dhcp

 

Digamos que você tenha um roteador em casa  e após configura-lo seus  dispositivos: computadores, celulares e  outros, reconhecem a rede e ganham um número de  ip automático, pense no desconforto para  você configurar manualmente estas  informações! Pensou, então essa funcionalidade  do DHCP traz mais eficiência nas  configurações de rede, o que não seria  tão trabalhoso atribuir um número de IP e todos as outras informações necessários para cada um deles, se  tratando do roteador da  sua casa. Agora, se fosse uma empresa com 100, 200 ou mais dispositiva na rede, certamente a história seria outra.

1008232_95103949

 

Por meio de  um equipamento que dispõe desse protocolo instalado e configurado, o que normalmente  vem de  fábrica  nos roteadores mais comuns,  o equipamento   distribui  automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.

internet

Com certeza  já informaram para  você que você é um cliente da NET, TELEFÔNICA, GVT, que recebe um ip dinâmico, ou seja, um ip diferente para cada conexão de  internet. Caso ficou sem entender, imagine a cidade de São Paulo e quantidade de pessoas conectadas, pense no trabalho de direcionar  um endereço de  ip único a cada um desses usuários, dificultaria muito para as operadoras, daí a grande responsabilidade do DHCP, combinado com outras configurações servem IP diferente a cada  nova conexão, facilitando a vida e a segurança de  todos.

TEE

Portanto, O protocolo DHCP possui muita funcionalidade, inclusive por ser suportado por uma série de plataformas: Windows, Linux, Android, MAC, fazendo com que na mesma rede possa receber computadores com diferentes sistemas operacionais e  todos conectado e identificados de  forma clara e objetiva.

 

Próximo

Postado por