anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Proteja os computadores da sua empresa com Deep Freeze

Deep Freeze é um software pago muito utilizado na segurança do sistema. De forma bem básica, ele congela o sistema, evitando que programas, vírus ou até mesmo arquivos como músicas, vídeos entre outros fiquem armazenados no PC após a sua instalação.

Funciona mais ou menos assim: você instala tudo que é necessário na máquina, como programas, drives, e todos os arquivos necessários e então instala e configura o Deep Freeze para “congelar” o sistema. Se por algum motivo durante o uso do PC ele for infectado com vírus, a ponto de danificar arquivos importantes, ao reiniciar a máquina tudo estará normal, como se nada tivesse acontecido. Simples assim.

O software é ideal para lan houses e empresas. Embora possa ser usado por usuários domésticos, não é muito recomendado pois, com frequência instalamos programas, baixamos arquivos, e ao reiniciar a máquina tudo será perdido, a não ser que o Deep Freeze seja desativado toda vez que quisermos deixar o tal programa ou arquivo, mas fazer isso toda hora será trabalhoso.

ANTES DE INSTALAR…

Para que o software funcione é necessário que o HD tenha outra partição. Caso não saiba como particionar seu disco rígido, por favor leia esse post.

COMO INSTALAR

Primeiro é necessário realizar o download aqui.

Agora vamos à instalação!

Na primeira janela, clique em apenas em Next.

1

Aceite a licença de uso do software e clique em Next.

2

Se você tiver o serial key do software insira no campo License Key, caso não tenha habilite a opção Use evaluation, conforme mostrado a imagem abaixo.

3

Aqui vai uma janela bem importante. Serão mostradas todas as partições disponíveis no seu PC. Habilite somente a que tem sistema operacional instalado (a não ser que queira congelar a outra partição também), neste caso o C:. Isso porque quando eu quiser salvar algum arquivo, farei isso no D: e quando reiniciar a máquina ele ainda estará lá, já que somente a partição C: estará congelada.

Clique em Next

4

Agora basta clicar em Install. Após terminar a instalação, o sistema será reiniciado automaticamente, então se houver alguma coisa aberta que deseja salvar, salve antes de clicar em Install.

5

Após reiniciar, a seguinte tela será mostrada:

Ela diz o seguinte: “Deseja definir uma senha agora?” Mais abaixo diz que para acessar o Deep Frezze, devemos segurar a tecla SHIFT e dar um duplo clique no ícone do mesmo que fica na bandeja do sistema (perto do relógio).

6

Caso a janela acima não tenha aparecido, basta realizar o procedimento mencionado anteriormente, ou pressione a combinação de teclas: CTRL + ALT + SHIFT + F6.

Não se preocupe, como não definimos senha alguma, o campo mostrado acima deve ficar em branco. Apenas clique em Ok.

7

A janela a seguir é a de configuração do software, para definir uma senha, clique na aba Password e defina uma senha. Tenha cuidado para não esquecê-la, pois ela será solicitada quando você quiser desativar o congelamento do sistema ou desinstalar o Deep Freeze.

8

Na aba Status temos as seguintes opções:

Boot Frozen– Esta opção deixa o Deep ativo sempre que você iniciar o sistema.

Boot thawed on next – Esta opção permite que você desabilite o Deep temporariamente, em Restarts você escolhe o número de vezes que vai reiniciar com o programa desativado, a partir daí ele volta a funcionar automaticamente e a manter a segurança da unidade.

Boot thawed – Esta opção desativa o Deep freeze.

DESINSTALANDO O DEEP FREEZE

Para remover, siga o seguinte procedimento:

Execute o instalado do programa (aquele que você baixou para instalá-lo), ele reconhecerá que o sistema já possui o software instalado e então mostrará a opção para desinstalar (uninstall).

Caso a janela a seguir apareça, você antes de tentar desinstalá-lo, desativá-lo, para isso, acesse o mesmo e na aba status habilite a opção Boot thawed.

9

Desabilite e clique em Apply and Reboot.

10

Após reiniciar o sistema execute novamente o instalador.

Clique em Next.

1

E depois em Uninstall.

11

Pronto, bem fácil não?!

É isso pessoal, continuem pesquisando e aprendendo. Na dúvida, basta comentar.

Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Empreendedorismo digital
Você sabe o que é empreender? Empreender é criar um produto ou serviço para uma