anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Protegendo seu Pen Drive contra Virus

Existem inúmeras ferramentas que prometem remover essas pragas, algumas até conseguem, porém nem sempre são 100% eficazes.

Felizmente existe uma solução! Simples, para evitar a invasão dessas pragas indesejadas. O nosso Pendrive é composto de uma pasta raiz, onde normalmente esses vírus são gravados, de forma oculta, e ali promove uma série de ataques contra seus arquivos e pastas causando um enorme estrago.

Aprenda como fazer bloqueio da Pasta raiz. Para começar siga as seguintes etapas:

1 – Faça backup de todos os seus arquivos para outro local (se estiverem com vírus é melhor deletá-los para evitar contaminação posterior);

2 – Após copiar seus arquivos, devemos formatar o pen drive, siga os seguintes passos:

3 – Dê um duplo clique em meu computador ou computador (para Windows 7);

4 – Clique com botão direito do mouse sobre a unidade que representa seu pendrive (se não tiver nome, provavelmente estará nomeado como disco removível),

5 – Clique em formatar:

6 – Após clicar em formatar, escolha em Sistema de arquivos a opção NTFS, digite um nome para seu dispositivo (opcional), e escolha Formatação Rápida, como mostra a imagem a seguir:

Configurações da formatação

Ao clicar em iniciar uma mensagem de alerta será mostrada; clique em OK.

Aviso de formatação

Se tudo ocorrer bem, a mensagem seguinte será apresentada:

Concluindo Formatação

Clique em OK.

7 – Tudo preparado para realizarmos a segurança do Pendrive.

O que faremos a seguir evitará que o vírus contamine a raiz do dispositivo. Também impedirá que qualquer pessoa, inclusive você, não consiga fazê-lo, por isso antes de realizarmos a proteção criaremos um pasta com um nome qualquer, onde nossos arquivos serão salvos:

8 – Dê um duplo clique em seu dispositivo e crie uma pasta com um nome à sua escolha (aqui chamamos de arquivos).

Criando a pasta principal

 

9 – Depois de criada a pasta, clique com o botão direito sobre a área branca de seu Pendrive;

Propriedades do Pen drive

Escolha a opção propriedades, a seguinte janela será mostrada:

Atributos do pendrive

10 – Clique na aba segurança, em seguida no botão Editar e na coluna permitir, deixe marcado somente as opções; “Ler & executar”, “Listar conteúdo da pasta” e “Leitura”, como na imagem a seguir:

Atributos do pendrive

11 – Clique em OK nas duas janelas que foram abertas.

Como dito anteriormente o procedimento acima, vai evitar que qualquer pessoa ou vírus grave dados na raiz do seu pen drive.

Vamos testar:

Tente criar uma pasta na raiz do seu pen drive; Certamente o seguinte alerta será mostrado:

Mensagem erro de gravação

Para que você consiga colocar novamente seus arquivos em seu dispositivo devemos liberar a permissão dentro da pasta que criamos depois de formatá-lo, para isso faça o seguinte:

12 – Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta “Arquivos” (nome usado como exemplo para o tutorial), escolha “propriedades”; clique em “segurança”; clique em “editar” e marque as opções: “Modificar”, “Ler e Executar”, “Listar Conteúdo da Pasta”, “Leitura” e “Gravar”.

Atributos pasta Arquivos

13 – Clique em OK nas duas janelas e pronto, tudo resolvido. Para testar, copie os seus arquivos de volta, só que dessa vez, coloque-os dentro da pasta que você criou.

Veja:

Copiando arquivos para o pendrive

 

Prontinho, chega de perder arquivos, e ter uma variedade de vírus que criam executáveis e ocultam suas pastas, o seu pendrive foi blindado contra estas invasões indesejadas.

Aprenda, pratique, produza! Aguardem mais uma de nossas postagens.

 

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Cabos USB 3.1 tipo C
Vocês conhecem os cabos USB 3.1 tipo C? A conexão USB 3.1  tipo C é