anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Protegendo o computador de eletricidade

Aprenda mais sobre energia e como proteger seu PC.

Lidamos com duas formas de energia elétrica:

Energia elétrica

Energia elétrica é uma forma de energia baseada na geração de diferentes potenciais elétricos entre dois pontos. Eles permitem estabelecer uma corrente elétrica entre ambos.
Quando acontece a transformação adequada, a energia se apresenta em formas possíveis de uso: em forma de luz, movimento ou calor.
Segundo os elementos da conservação da energia, é uma das formas de energia que o homem mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões. A energia elétrica é obtida principalmente através de termoelétricas, usinas hidroelétricas, usinas eólicas e usinas termonucleares.

Ela é ótimo e sem ela, pouco faríamos, mas é preciso cuidado! A energia elétrica pode danificar o computador de diversas formas. As principais delas se referem a variação da tensão da rede elétrica e descargas elétricas principalmente quando acontecem fortes tempestades elétricas.

Tempestade elétrica.

Depois de uma aulinha de física, vamos aprender como evitar que a energia cause danos aos nossos aparelhos.

Filtros de linha

Não são caros e tem, realmente, uma utilidade. Tanto impedem que eventuais interferências cheguem ao seu computador, como evitam que a interferência gerada pelo computador se espalhe pela rede elétrica.
Não sabia que seu PC produz interferências? Experimente ligar um rádio sintonizado nas Ondas Médias quando seu computador estiver ligado e vá percorrendo toda essa faixa.

Filtro de Linha com conectores independentes.

Estabilizadores

São aparelhos que mantem a rede elétrica de nossa casa estabilizada. Ou seja mantém as quedas e picos de energia contínuas, sem perigo de queimar ou de falhar. Sabe quando as luzes da nossa casa piscam? Isso é um pico de energia e pode queimar, facilmente, qualquer aparelho elétrico. O estabilizador mantém a rede toda segura.

Estabilizadores de várias potências.

No-Breaks

É um aparelho que funciona com uma bateria, um conversor que transforma a tensão externa idêntica à da rede elétrica. Um circuito que, automaticamente, passa a alimentar o computador sempre que o fornecimento de energia elétrica é interrompido.
Indispensável nos casos em que é necessário que o funcionamento do computador não seja interrompido. E é útil, por exemplo, quando se faz a atualização da BIOS, em que a falta de energia poderia danificar definitivamente sua placa-mãe.

Nobreak

DICA: Um bom aterramento para sua instalação elétrica é essencial. Vai prevenir problemas maiores com a rede elétrica.
A forma mais simples é enterrar no solo um cano de cobre com cerca de 3 ou 4 metros de comprimento, ligando à extremidade que fica acima do solo, com uma abraçadeira, um fio bem grosso (número 10 ou 12).

DICA: Instale – pelo menos onde você manterá seu computador ligado – uma tomada de 3 pinos. Use, é claro, um cabo de força com plugue de 3 pinos no seu PC, e cuide de ligar o fio referente ao terra na carcaça do gabinete do computador.

Energia Estática

Energia Estática

A energia estática é a carga elétrica de um corpo humano.
Quando uma pessoa tem contato frequente com máquinas elétricas, ela fica exposta ao campo magnético da eletricidade, tendo assim um alto acúmulo de energia estática. Esse fato aliado à baixa umidade do ar e ao tipo de material do piso, pode fazer com que haja um alto acúmulo de energia estática no corpo.
Assim, quando uma pessoa, com muita energia estática acumulada, toca em outra com cargas elétricas diferentes, ocorre o descarregamento dessa energia, originando os pequenos choques.
Basta um pequeno choque de 10v para danificar uma placa de circuito, para ter uma ideia de quão devastadora pode ser a energia, basta saber que uma pessoa chega a acumular uma carga de 12.000 volts em seu corpo ao caminhar sobre um carpete, sendo que apenas 10 volts seria o suficiente para danificar um microchip. Felizmente, essa energia não costuma trazer riscos à vida humana, já que possui baixa amperagem.

Pulseira e Tornozeleira antiestática.

tornozeleira

A função da pulseira é causar o equilíbrio elétrico entre dois corpos e não aterrar uma tensão.
A pulseira serve para que o corpo, no caso humano, fique sempre neutro em relação ao outro corpo, no caso computador, para que não se forme energia estática diferente entre eles.
Com a pulseira sempre vai haver equilíbrio elétrico entre o computador e a pessoa que vai manusear evitando assim qualquer formação de carga extra e consecutivamente descarga entre os dois (choque).

Pulseira

Em resumo, é preciso ter cuidado!
Evite, como for possível, que a eletricidade – da rede elétrica ou do corpo humano – não danifique nosso computador. Ele durará por mais tempo e evitando gastos.
Lembre-se: a prevenção é muito melhor que a reparação, pois evita gastos além do necessário para a manutenção e funcionamento de nosso computador.

Dê uma volta pelo blog de Hardware MicrocampSP, você vai encontrar muitas dicas!

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Exercício Prático – MS Word
Olá pessoal, tudo bom? Hoje vamos colocar a mão na massa e aplicar alguns conceitos